ATIVIDADES GEOLÓGICAS DO GELO



Gelo - importante agente geológico pois cerca de 10% da área continental é ocupada permanentemente por gelo. A importância aumenta se levarmos em conta que nos períodos geológicos passados, tivemos glaciação a nivel mundial.

Para termos uma idéia, a 1 milhão de anos atras cerca de 30% dos continentes estavam coberto por gelo, inclusive o Brasil (pelas rochas e que podemos afirmar o clima da Terra. Por exemplo, o mineral calcita só se cristaliza em clima quente. Se encontrarmos calcita, significa que o clima daquela região era quente quando da formação daquela rocha que contem calcita). As rochas indicam que na Terra existe o mesmo tipo de clima ha 500 milhões de anos.

Geleira: ocorre quando a taxa de queda de neve e maior do que a taxa de desgelo. Dessa forma ocorre o acumulo de neve.

Linha de neves eternas: Essa linha depende da altitude e da latitude. Trata-se de uma linha imaginaria que passa pelo equador e pelos pólos, e acima da qual sempre vai existir neve durante o ano inteiro (inclusive na região dos trópicos e equador).

Neve: forma-se pela cristalização do vapor de água. Ela se acumula quando a precipitação e maior do que a taxa de derretimento.

Geleira: ocorre quando temos o acumulo de neve. Como passas do tempo, a neve vai se tornando mais compacta e densa. Aliado a este fator , temos o fenômeno de degelo parcial (derretimento parcial) durante o dia e o regelo a noite. Dessa forma, a neve vai se transformando em gelo.

AS GELEIRAS SÃO GRANDES E DURADOURAS MASSAS DE GELO FORMADAS NAS REGIÕES CONTINENTAIS.

tipos de geleiras:

a) Tipo alpino

b) tipo continental

c) tipo Piemonte


a) Alpino

O nome vem dos Alpes. O maior acumulo de gelo ocorre em regiões de montanhas. Essas geleira podem atingir dimensões consideráveis (+/- 100km de comprimento e 900m de espessura). Caracteriza-se pelo circo glacial que pode ser descrito como um anfiteatro de paredes abruptas e fundo chato.


b) Geleira do tipo Continental

Ocorre por grandes áreas continentais. Exemplo: Groenlândia.


c) Geleira do tipo Piemonte

Este tipo e na verdade uma mistura entre os outros dois tipos. São geleiras que nascem nas montanhas mas se espalham por grandes áreas continentais.


Temperatura do Gelo

Fundo das geleiras = -0,5 C (o gelo é um péssimo condutor de calor, então as variações de temperatura não influem na temperatura do gelo)


Abração: fenômeno em que parte do gelo superficial das geleiras é derretido pelo sol, ar quente e chuva bem como pelo calor produzido pela própria geleira.



Movimento das Geleiras

Sempre condicionado pela gravidade e pelo acumulo de gelo na cabeceira da geleira.

A forca da gravidade vai trazendo pra baixo o pelo formado no alto de uma montanha. O acumulo de gelo vai empurrando o gelo pra baixo. Em alguns lugares o movimento de uma geleira pode se comparado com um rio, formando "cachoeiras", "corredeiras, etc.

Também devido ao comportamento rígido do gelo, no decorrer do movimento serão abertas e fechadas fendas na geleira.


Erosão de deposição do gelo.

Uma geleira vai desagregar as rochas fisicamente, ou sejas, temos um predomínio do intemperismo físico. O poder erosivo de uma geleira é limitado, contudo ela vai se comportar como uma grande lixa que carrega tudo o que vê pela frente . Em uma geleira temos aproximadamente 50% de gelo e 50% de detritos.

Depósitos glaciais: ocorre quando a geleira "recua" (derrete). Como ela vai transportar seixos e blocos de todos os tamanhos, todo esse material será depositado junto. Assim temos blocos enormes lado a lado com grãos de areia. Outra característica e a ausência de intemperismo químico.


Nomes das rochas formadas por depósitos glaciais:

tilito/till

varvitos/ritmitos

sedimentos flúvio-glaciais


Morenas: nome genérico para deposito glacial. De acordo com o posicionamento dentro da geleira, podemos ter: morena basal, morena frontal, morena lateral.


Formas topográficas resultantes da ação do gelo

- vales suspensos;

- vales em "U";

- Rochas Moutonnees (ocorrem geralmente em granitos e rochas cristalinas. A geleira passa por cima dando um polimento todo especial.

- Drumlin : elevações de dimensões variada formada por till argiloso orientado no sentido de movimento da geleira.

- Esker :lombada longa e sinuosa formada por areia e cascalho orientada no mesmo sentido que o movimento da geleira,

- Kayne : pequenas elevações formada pelo acumulo de sedimento em fendas da geleira.

Keffles/soell : depressões




Home | Página principal