GEOLOGIA GERAL



1. O estudo da Terra.


Generalidades

Terra está a uma distância de 150 000 km do sol e roda ao redor do mesmo a uma velocidade de 29,8 km/h.

sol - mercúrio - vênus - terra - marte - júpter - saturno - urano - netuno - plutão

Rotação da Terra sentido anti-horário. Movimento aparente é o inverso



Forma, tamanho, peso e densidade da Terra

Forma - esferóide achatado nos pólos e dilatado no equador. Sua circunferência é de 40 000 km. Diferença entre os diâmetros polar e equatorial é de apenas 44 km.

Diâmetro aproximado - 12 700 km.

Volume - 1,08 bilhões de km3.

Peso - 6 sextilhões de toneladas.

Densidade - 5,52

Densidade das rochas superficiais - 2,7



Composição da Terra

Maior parte dos conhecimentos do interior da Terra provém de meios indiretos. Dos 6300 km até o centro da Terra, o homem tem acesso direto a apenas 7 km (aproximadamente).

As melhores informações sobre o interior da Terra vem dos estudos de propagação de ondas sísmicas

Ondas sísmicas: vibrações na Terra geradas em um terremoto. Medidas por sismógrafos. Podem ser de 3 tipos.

Ondas P - primárias. Ondas longitudinais, pequena amplitude, semelhantes à ondas sonoras. A velocidade aumenta com a densidade da rocha. Não se propaga em meios líquidos. Tal fato origina a zona da sombra. Velocidade - 5,5 a 13,8 km/s

Ondas S - secundárias. Ondas transversais. Se propagam através dos meios líquidos. Velocidade 3,2 a 7,3 km/s.

Ondas L - longas. Ondas transversais, com grande amplitude que se propagam somente na crosta terrestre.

Variações no comportamento e velocidade dessas ondas indicam que a Terra é formada por uma série da camadas concêntricas compostas por materiais diferentes e em estados físicos distintos. As principais profundidades das mudanças são entre 10 a 15 km (crosta); 30 e 40 km (descontinuidade de Mohorolovic); 2900 km (descontinuidade de Dahm).



Relevo atual

Dos 510 milhões de km2 da superfície da Terra cerca de 149 milhões (29,22%) são de terras emersas enquanto que o restante (361 milhões) é constituído por oceanos.

Maior elevação é o Monte Evereste (9000m); maior depressão Fossa Filipinas (11000m).

A distribuição de terras e oceanos no passado já foi diferente.



A crosta terrestre

Camada mais fina da Terra com aproximadamente 20 a 30 km de espessura. É mais espessa sob os continentes e mais delgada nos oceanos. É constituída na sua porção superior por rochas do tipo granito, migmatitos, basaltos e rochas sedimentares (continentes). Nas porções mais profundas ocorrem rochas escuras e pesadas como o diabásio e rochas ultrabásicas (oceanos).

Estas rochas cosntituem blocos ou placas que flutuam sobre o substrato mais denso do manto.

Isostasia - estado de equilíbrio, obedecendo o princípio de Arquimedes, onde os blocos da crosta estão imersos no substrato mais denso do manto.

Da interação dessas placas podemos ter limites convergentes, divergentes e transformantes. Teoria da tectônica de placas.




2. Ação Geológica das Águas


Distribuição das águas

Na Terra a água ocorre nos 3 estados físicos: sólido, líquido e vapor. Como as temperaturas médias da superfície da Terra estão entre 30° e5° C, a maior parte da água (97,85%) encontra-se na forma líquida. Em locais de baixa temperatura (grandes altitudes e nos pólos) a água encontra-se no estado sólido (cerca de 2,1%). Na atmosfera a água se encontra no estado gasoso (0,001%). Águas continentais de superfície fazem 0,010% do total de água.

Ciclo da água - olhar outros resumos que já estão feitos.

Quando chove na superfície terrestre a água pode tomar 3 caminhos: evaporação; escoamento (rios e lagos); infiltração (água subterrânea). A água de infiltração vai preencher os espaços vazios da rocha (poros e fraturas).

Para uma dada região, a precipitação total é igual ao escoamento superficial somada à infiltração e à evaporação.

O vapor de água pode se congelar originado a neve.



A água subterrânea

A água subterrânea circula e se acumula nos vazios existentes no solo e nas rochas. Os vazios são classificados em: espaços interticiais dos grão; fraturas ou vazios divisionares; vazios de dissolução; vazios vesiculares.


As duas propriedades mais importantes das rochas para a água subterrânea são: porosidade e permeabilidade.

Porosidade - quantidade de vazios de uma rocha e pode ser calculado pela fórmula:


p= (volume de vazios / volume total da rocha) x 100


Permeabilidade - propriedade de permitir a circulação de água.

As fraturas, falhas, diáclases são importantes para as rochas cristalinas.posto que sua porosidade é praticamente nula. Nas regiões onde ocorrem rochas calcáreas são comuns as cavernas (formam dolinas) Em rochas vulcânicas a água pode se acumular nas vesículas. Certas rochas tais como os argilitos e os folhelhos, são impermeáveis (retém grande quantidade de água).

De acordo com a porosidade e permeabilidade, os corpos rochosos podem ser classificados em: aquíferos; aquícludos (rochas ou solos porosos mas sem permeabilidade - folhelhos, argilitos); aquifugos (rochas totalmente destituídas de vazios - granitos etc.)



Distribuição das águas subterrâneas

Zonas de aeração, capilar e saturada.

Zona de aeração: logo a baixo do solo. Inexiste água preenchedo os poros..Logo a baixo os poros são preenchidos parcialmente. Superfície freática - separa estas duas zonas da zona saturada. Abaixo da sup. freática vem a zona saturada onde os poros são preenchidos totalmente por água (profundidade de até 1000m).

Na zona saaturada, a água está em constante movimento a partir das partes altas do terreno para as partes mais baixas.



Descarga de água subterrânea.

Quando a água subterrânea chega a superfície. Pode ser naturalmente (fontes) ou artificialmente (poços artesianos ou semi-artesianos)

Poços artesianos -






Home | Página principal