SUBDIVISÃO DA GEOLOGIA


1. Introdução

Os estudos geológicos originaram-se nas civilizações mais antigas, que sofriam efeitos de terremotos, observações das atividades dos vulcões. O que sentiam? a curiosidade também pela observação de conchas marinhas no alto das montanhas, os minerais de formas geométricas e regulares e com isso problemas, questões foram surgindo.

Apesar, do avanço nos conhecimentos, estudos, desenvolvimento de tecnologias, dúvidas ainda persistem, e que provavelmente permanecerão para sempre, no ,domínio de hipóteses e especulações, tal como, origem do Universo e da Terra.

Com o avanço da demanda dos produtos da Terra, avanços nos trabalhos de pesquisa sobre a Crosta Terrestre nos seus mais variados aspectos, como, petróleo, carvão mineral, minérios metálicos e minerais não metálicos, exigem conhecimentos detalhados dos processos atuantes na formação, como os tipos de rochas relacionadas, época de formação e ainda conhecimento da quantidade provável (reserva).

Outras não menos importantes que a geologia participa no âmbito da engenharia, construções de barragens, túneis, etc Geologia de Engenharia), e no momento geologia ambiental.



2. Subdivisões da Geologia

Geologia, termo grego, onde geo (Ge) Terra, logia (logos) ciência. a geologia tem como objetivo maior, como ciência, decifrar (pelo menos procura) a história geral da Terra (desde o momento de sua formação até o presente momento). A história da Terra ‚ formada por um complexo conjunto de fenômenos físicos, químicos, físico-químico e biológico. Distingui-se dois aspecto na Ciência Geológica: Geologia Geral ou Dinâmica e Geologia Histórica. O que cada uma tem como função?



2.1. Geologia Geral ou Dinâmica

Estudo da composição, da estruturação e dos fenômenos formadores da Crosta Terrestre, assim no conjunto geral dos fenômenos não só atuantes na superfície, como também fenômenos atuantes no interior do planeta.

A Terra está exposta a duas fontes de energia, uma proveniente do sol, que age diretamente ou indiretamente, sendo esta energia a responsável pela "escultura" da superfície terrestre, que mostra-se estando sendo constantemente modificada por ação de águas e ventos acionadas pela energia solar. Corresponde a processos na superfície terrestre (Dinâmica Externa - Processos Exógenos).

Aos processos e/ou fenômenos que ocorreram ou ocorrem na superfície terrestre são caracterizados por intemperismo, que pode ser físico (água, vento, gelo que correspondem a desintegração mecânica), químico (reações químicas levando a modificações do material original, relacionado a ação da água, clima, longitude e latitude) e biológico, decorrente da ação de microorganismos (principalmente bactérias).

A segunda fonte de energia provém do interior da Terra, formando e modificando sua composição e estruturação, responsável pela anatomia da Crosta Terrestre. o calor (energia) pode ter sido gerada ou ser gerada por desintegração radiogênica. Os processos e/ou fenômenos provocados por esta energia corresponde a Dinâmica Interna - Processos Endógenos.

Ambas as energias atuantes na Terra (Crosta Terrestre) agem independentemente, mas existindo efeitos recíprocos entre ambos.



2.2. Geologia Histórica

Estuda e procura datar cronologicamente a evolução geral, as modificações estruturais, geográficas e biológicas ocorridas na História Evolutiva da Terra. A seqüência e cronologia dos acontecimentos ‚ evidenciada pelo estudo da Estratigrafia (seqüência de deposição e formação das rochas).

Pelaogeografia - tenta sintetizar a configuração dos continentes e dos mares no passado (estudos principalmente paleomagnéticos), assim como, a distribuição pretérita da vida e do clima.

Uma área da geologia que vem ganhando campo nos últimos anos chama-se Geologia Ambiental. Esta área da ciências geológicas consiste no estudo dos problemas geológicos resultantes da relação homem-superfície terrestre.

O descontrole desta relação, pode tornar a vida inadequada (para existência).

Principais fatores que tornam o meio ambiente inadequado a existência de vida, enquadra devastação de matas, que pode provocar aceleração do processo erosional, provocando deslizamentos, desertificação assoreamento de rios, lagos e mares. Acarreta várias coisas, como lavagem e/ou remoção do solo fértil (lixiviação), desenvolvimento de boçorocas, prejuízos em usinas hidroelétricas e enchentes. Corte inadequado de estradas e edificações diversas, podem levar a deslizamentos e desmoronamentos. Poluição de aqüíferos causados por lixos industriais e domésticos armazenados em lugares inadequados. Entre outros, destaca-se também extração mineral, um grande agente destruídor do meio ambiente, principalmente em lavras a céu aberto (Ex: carvão).




Home | Página principal