PARA INCLUSÃO DE LINK PARA SUA HOME PAGE, TEXTOS ou SUGESTÕES CLIQUE AQUI

Esta página visa colaborar com o processo secular de miscigenação racial do povo brasileiro em uma perspectiva mestiça, ou seja, naquela em que o observador é herdeiro dos diversos grupos que examina e com os quais identifica-se sentimentalmente e historicamente. Esta página visa também revelar as ideologias da separação racial, desde o segregacionismo explícito ao preservacionismo racial.

O que NÃO defendemos e em que NÃO acreditamos:

  1. NÃO acreditamos nem defendemos a superioridade dos mestiços em relação aos não mestiços.

  2. NÃO defendemos miscigenação obrigatória como forma de promover a miscigenação nacional.  

  3. NÃO defendemos qualquer forma de censura político-ideológica nem acreditamos em sua eficácia para o combate ao racismo.

  4. NÃO defendemos nem apoiamos qualquer ideologia política que seja anti-democrática, como o fascismo.

O que DEFENDEMOS e em que ACREDITAMOS:

  1. Que só a miscigenação racial pode realmente acabar com o racismo.

  2. Que a palavra raça refere-se a um legado genético comum, não intencionalmente constituído, que indica a origem genealógica de determinados grupos populacionais e que se manifesta exteriormente na aparência e constituição física de determinadas populações humanas.

  3. Que o conceito de raça distingue-se do de etnia, do de povo, do de grupo religioso, do de nacionalidade, ou de qualquer outro que não esteja baseado em genealogia, aparência e constituição física.

  4. Que censura é ineficaz no combate ao racismo.

  5. Que ideologias racistas, segregacionistas e anti-democráticas, como o nazismo, o sionismo e o fascismo, são prejudiciais à humanidade e devem ser repudiadas por todos.

  6. Que práticas racistas devem ser punidas conforme a Lei, o que não deve ser confundido com restrições a liberdade de expressão.

  7. Que a nação brasileira deve orgulhar-se por ser uma nação predominantemente mestiça.

  8. Que cada mestiço é herdeiro do legado das etnias e raças de seus diversos ancestrais e que deve reclamá-lo.

  9. Que a sociedade, as autoridades públicas e o Estado brasileiros devem promover e facilitar a aproximação e a integração das diversas etnias e raças da nação brasileira e facilitar a miscigenação entre estas.  

  10. Que todo o território brasileiro pertence a todos os brasileiros sendo condenável a criação de áreas de isolamento racial e étnico.

  11. Que a sociedade, as autoridades públicas e o Estado brasileiros devem rejeitar toda forma de racismo, segregacionismo e isolacionismo étnico e racial que prejudicam o processo histórico de miscigenação racial do povo brasileiro.

  12. Que a tolerância e o respeito ao legado das diversas culturas e etnias formadoras da nação brasileira não servem como justificativa para a promoção do preservacionismo racial e o isolamento étnico. Os mestiços são tão herdeiros dos legados de seus ancestrais quanto qualquer outro ser humano.

  13. Que o Brasil é um só.

Procuramos selecionar textos que revelem várias tendências e opiniões diversas sobre a condição do mestiço e da miscigenação, no Brasil e no mundo. Aguardamos sua sugestão.

NOTA IMPORTANTE

Textos racistas e segregacionistas que possam ser por aqui acessados demonstram que o racismo contra os mestiços e a mestiçagem é histórico, vivo e atual manifestando-se de diversas formas, de hostilidade explícita ao preservacionismo racial e isolacionismo étnico. Que eles nos sirvam de estímulo no esforço por um Brasil cada vez mais mestiço.

Desde 16 de novembro de 2001.