Paula Valério, Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, durante a abertura da I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - CMPPIR.

MANAUS - AM

Vigilância sanitária apreende alimentos apodrecidos na SEMASC

26/05/2005

Após denúncias de que a população carente de Manaus estaria recebendo alimentos deteriorados, a VISA - Vigilância Sanitária aprendeu na quarta-feira, dia 25/05, mais de 30 toneladas de alimentos estragados que tinham como destino a população carente de Manaus. O alimento estava armazenado no galpão da Divisão de Material e Patrimônio da SEMASC - Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. A denúncia foi encaminhada pelo Conselho Tutelar da Zona Sul ao Ministério Público do Estado. A VISA Manaus fez o auto de infração, com supervisão da Fundação de Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária) do Estado. Na terça-feira, a VISA esteve no local para lavrar o auto de apreensão e inutilização e colheu amostra para laudo organoléptico. Já na primeira visita da Coordenadoria das Promotorias da Infância e da Juventude foi observada presença de insetos (gorgulhos) em pacotes de macarrão, maisena, arroz e feijão, e farinha do uarini com validade vencida e estragada. A SEMASC mantinha os alimentos em condições inadequadas de armazenamento. Os alimentos foram encontrados depositados no chão, em cima de simples lonas e estrados, ao lado de material de limpeza e de inseticidas. Segunda-feira, às 10 horas, está marcada reunião no depósito onde será divulgado o resultado dos exames microbiológicos, com a presença de representantes da SEMASC e dos inspetores da Fundação de Vigilância em Saúde. Na última distribuição, foram entregues 648 cestas básicas por toda Manaus com alimentos recolhidos deste galpão. Há 1500 famílias cadastradas para receber alimentos da SEMASC. 

Obstáculos à investigação - Os fiscais da VISA Manaus, da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado e membros do Ministério Público Estadual e da imprensa tiveram que aguardar por mais de duas horas para ter acesso ao galpão da SEMASC. A justificativa apresentada pelo órgão municipal foi de que a chave estava com funcionários da SEMASC não localizados. O Promotor Público chegou a cogitar o uso de força policial para ter acesso ao local e uma viatura da Polícia Militar chegou a ser chamada. No dia anterior, representantes do Conselho Tutelar da Zona Sul haviam sido barrados pela SEMASC que alegou que estes não tinham autorização para acessar o local.

Paula Valério se defende - A Secretária Paula Valério (foto), da SEMASC, defendeu-se passando para a administração anterior a culpa, "Estamos há cinco meses na gestão pública e não conseguimos alugar um imóvel melhor. Não é nossa intenção entregar para ninguém alimento estragado". Expõe também suas desconfianças, "Acredito em tudo, até em conspiração".

Contra o movimento mestiço - No último dia da I Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em 29/04, a Secretária Paula Valério fez aprovar, com o apoio dos anti-mestiços presentes, uma declaração de "persona non grata" contra um delegado do movimento mestiço (o termo "persona non grata" é de uso do Direito Internacional e não se aplica a nacionais). Paula Valério e o movimento mestiço haviam se confrontado, alguns dias antes, quando a Secretária acompanhava um representante da prefeitura de Manaus que atendia a um convite de uma comunidade carente de ribeirinhos urbanos que haviam tido suas casas alagadas após uma chuva. O delegado mestiço e outros membros da comunidade conseguiram um compromisso por escrito do representante da Prefeitura de que obras saneadoras seriam feitas na comunidade. 

 

NAÇÃO MESTIÇA

"Aprendi a considerar fundamental a diferença entre raça e cultura; a discriminar entre os efeitos de relações puramente genéticas e os de influências sociais, de herança cultural e de meio",

Gilberto Freyre

Site da SEAS finalmente reconhece identidade mestiça

Nação Mestiça denuncia delegada irregular do Amazonas

Caboclos e ribeirinhos são reconhecidos pela 1.ª CONAPIR

1.ª CONAPIR aprova moção de repúdio contra Governo do Amazonas e SEAS

Mestiços denunciam JOSÉ RICARDO por desrespeitar seus direitos humanos

Nação Mestiça realiza festival em homenagem ao DIA DO CABOCLO

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente apóia a política anti-família do governo LULA

Delegada governamental é transformada em delegada da sociedade civil na I Conferência Estadual da Igualdade Racial do Amazonas

SEAS atrasa entrega do relatório da Conferência da Igualdade racial

Nação Mestiça denuncia desmatamento em Iranduba no Amazonas

IMPAS: povo paga folgas de médicos

Diretor permite entrada de bebida alcoólica em escola estadual denunciada por cobrança ilegal de taxa dos alunos

Política da SEPPIR gera perseguição a movimentos mestiço no Amazonas

Representante da SEPPIR é denunciada por injúria em Manaus

Federação israelita reprime manifestação afro-brasileira - Leão Alves

Governo LULA discrimina mestiços

IX ABANNE Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste

Departamento de Ciências Sociais da UFAM e Departamento de Antropologia da UFRR

ENGLISH

LULAS's Brazilian Government discriminates Mestizoes