Pensamentos

 

"Não devemos exigir que a ciência nos revele a verdade. Num sentido corrente, a palavra verdade é uma concepção muito vasta e indefinida. Devemos compreender que só podemos visar a descoberta de realidades relativas. Além disso, no pensamento científico existe sempre um elemento poético. A compreensão de uma ciência, assim como apreciar uma boa música, requer em certa medida processos mentais idênticos. A vulgarização da ciência é de grande importância se proceder de uma boa fonte. Ao procurar-se simplificar as coisas não se deve deformá-las. A vulgarização tem de ser fiel ao pensamento inicial. A ciência não pode, é evidente, significar o mesmo para toda a gente. Para nós, a ciência é em si mesma um fim, pois os homens da ciência são espíritos inquisitores. (...) a sociedade torna possível o trabalho dos sábios, alimenta-os. Tem pois o direito de lhes pedir por seu lado uma alimentação digestiva..."

"Existe uma coisa que uma longa existência me ensinou: toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente; e portanto, é o que temos de mais valioso."

"A vida é como jogar uma bola na parede :
  Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
  Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
  Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
  Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
  Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma que você não esteja pronto a recebê-la. "A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos"

 "Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio e eis que a verdade se me revela."

 "A ciência sem religião é manca e religião sem ciência é cega."

 "De absoluto, só a relatividade."

 "Tristes tempos os nossos, é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito."

 "Há duas coisas infinitas; o universo e a tolice dos homens."

 "O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos, como algo separado do resto do universo - numa espécie
de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos
pessoais, conceitos e ao afeto apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos
dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior".

"Ainda acredito na possibilidade de construirmos um modelo da realidade."

 "Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer."

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto"

 

"Sou artista suficientemente para desenhar livremente com minha imaginação. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, a imaginação rodeia o mundo"

"Faça as coisas o mais simples que você puder, porém não as mais simples"

"Deus não joga dados com o mundo"

"Tornei-me um semi-deus, apesar de mim mesmo."

"Se eu soubesse o que aconteceria aos meus trabalhos, teria me tornado um reparador de relógios."

"Algo só é impossível até que alguém duvida e prova o contrário."

"Nas crianças reside a esperança do mundo. "

Albert Einstein

[Voltar]