Euclides é o mais proeminente matemático da antigüidade, mais conhecido pelo seu tratado de Geometria "Os Elementos". A natureza perene de "Os Elementos" deve fazer de Euclides o maior professor de Matemática de todos os tempos.
Pouco se sabe sobre a vida de Euclides, exceto que ele lecionou em Alexandria, no Egito.
O trabalho mais famoso de Euclides, como já se disse, é o seu tratado de geometria "Os Elementos". O livro foi uma compilação do conhecimento geométrico que se tornou o centro do ensino de Matemática por 2000 anos. Provavelmente nenhum dos resultados de "Os Elementos" foram demonstradas primeiramente por ele, mas a organização do material e sua exposição certamente devemos a ele.
O livro "Os Elementos" começa pela definição dos axiomas, incluindo o quinto postulado (ou "das paralelas") que diz que "uma e apenas uma linha pode ser traçada através de um ponto paralela de uma determinada linha". A decisão de Euclides de tornar esta definição em um axioma levou ao surgimento da Geometria Euclidiana. Somente no século XIX este axioma foi posto de lado e a geometria não-euclidiana começou a ser estudada.
Zeno de Sidon, cerca de 250 anos após Euclides ter escrito "Os Elementos", parece ter sido o primeiro a demonstrar que as proposições de Euclides não eram deduzidas a partir dos axiomas isoladamente, e que Euclides fez outras descobertas significativas.
O livro "Os Elementos" é dividido em 13 partes. As partes de 1 a 6 tratam da Geometria plana; de 7 a 9 tratam da Teoria dos números; a parte 10 trata da Teoria dos números irracionais de Eudóxio; as partes 11 a 13 tratam da geometria dos sólidos. O livro termina com uma discussão sobre as propriedades dos cinco poliedros regulares e demonstra que existem apenas cinco deles. Este rigor na formalização tornou-se o principal objetivo dos inventores do cálculo séculos mais tarde.
Mais de mil edições de "Os Elementos" foram publicadas desde a sua primeira edição, em 1482. Euclides também escreveu "Data" (com 94 proposições), "Das Divisões", "Ótica" e "Phaenomena", os quais foram preservados. Outros livros, como "Surface Loci", "Porisms", "Conics", "O livro das Falácias" e "Elementos da Música" foram todos perdidos.
Euclides pode não ter sido um matemático de primeira linha, mas a natureza perene de "Os Elementos" fazem dele o maior professor de matemática da antigüidade.