GB, Sarin C4H9PFO2
Composto químico utilizado por militares, pode ser encontrado na forma liquida ou na forma de vapor.
Não nos parece aconselhado a divulgação da síntese deste composto devido aos recentes atentados
Uma vez produzido, o gás Sarin apresenta tanto um problema de armazenamento como de distribuição. Nos anos 50 e 60, as armas quimicas mititares, passaram a ser construidas tendo por base dois reservatorios contendo composto não tóxicos, que são misturados (formando o gás nervoso) durante o voo para o seu alvo.
Este ultimo passo da reacção que se dá em pleno voo é muito simples, o que faz com que este tipo de munições binárias seja eficiente.
Outras armas químicas tais como o VX não permitem este tipo de munições binárias o que faz com que seja muito mais perigoso o seu armazenamento. No em ambos os casos é necessário equipamento especial para o supervisionamento da zona de enchimento das munições e na zona de armazenamento, para detectar qualquer fuga dos reservatórios.
As armas binárias podem ser disparadas utilizando artilharia convencional ou sistemas mais avançados tecnologicamente.
![]() | A artilharia convencional tem uma capacidade de precisão relativamente baixo, mesmo com a utilização de modernos sistemas de lançamento, pois uma pequena variação na velocidade ou direcção do vento podem enviar a nuvem altamente tóxica para o local de lançamento. |
![]() | Tal como na guerra Irão Iraq, mísseis Scut ou outro tipo de armas balísticas podem ser utilizadas para a entrega do gás para distâncias longínquas, este sistema de entrega tem a vantagem de a explosão e dar a uma distância muito grande do local de lançamento. |
![]() | Um dos sistemas mais precisos para entregas de longo alcance são os mísseis de cruzeiro. Este tipo de mísseis é extremamente preciso e podem desviar-se de edifícios e outros obstáculos, são também extremamente difíceis de atingir durante o voo. |
![]() | Outro tipo de distribuição é o bombardeamento a partir de aviões, com a nova tecnologia este tipo de bombardeamento é extremamente preciso. Neste caso a principal desvantagem é a possibilidade de contagio do piloto. |
Em suma Sarin é uma arma muito versátil que pode ser utilizada em muitos campos de batalha, e pode ser entregue utilizando vários métodos dependendo da situação e da quantidade desejada.
Sarin: Uma arma dos terroristas:
Na protecção contra ataques de armas químicos, a descontaminação é uma parte importante e inevitável. A principal preocupação numa situação destas é rapidamente remover ou neutralizar todo o composto tóxico, esta tarefa apenas é possível com pessoal qualificado e com equipamento apropriado. A rápida descontaminação permite reduzir o impacto de um ataque provocado pelo gás Sarin.
A descontaminação é um processo dispendioso e requer muito tempo e equipamento. Este tipo de produtos que atacam o sistema nervoso central são facilmente solúveis, e penetram vários tipos de material, tais como tinta, plástico e madeira, tudo isto faz com que a descontaminação seja mais difícil de concretizar. Se o gás nervoso penetrar suficientemente fundo no material, pode-se libertar gases durante um largo período de tempo. Ao adicionar substâncias que aumentam a viscosidade do sarin, faz com que persista mais tempo, fazendo com que a descontaminação seja mais difícil com líquidos descontaminantes, pois eles aderem ao material, dificultando a dissolução.
Descontaminantes
Toda a descontaminação é baseada em pelo menos um dos seguintes princípios:
![]() | Destruição por modificação química, |
![]() | Por remoção física do composto, através de lavagem ou evaporação, |
O gás Sarin, bem como outros agentes são rapidamente hidrolizados num solução básica, por exemplo Na2CO3, NaOH ou KOH; GB tem um tempo de vida de 0,5 minutos a pH 11 a 25ºC.
Protecção contra armas químicas:
Existem quatro pontos fundamentais na protecção contra armas químicas, todas elas dependentes umas das outras. São:
![]() | Protecção física: Protecção corporal, protecção respiratória, protecção colectiva, |
![]() | Protecção médica: Pessoal médico, tratamento apropriado, |
![]() | Detecção: Alarme, monitorização, verificação, identificação de agentes químicos, |
![]() | Descontaminação: descontaminação pessoal e de equipamento. |
Protecção física:
A protecção física consiste na protecção do corpo, do aparelho respiratório, protecção médica e possibilidade de alarme. A protecção médica deve ter a forma de tratamento prévio, ou seja a administração de drogas para minimizar os efeitos dos gases dos nervos. Este ponto tem sido problemático devido a efeitos secundários verificados nos soldados que regressaram da guerra do Golfo. Isto só pode ter efeito se os soldados forem treinados e informados, sobre as possibilidades e os riscos inerentes a este tipo de operações.
Protecção dos militares:
A melhor protecção possível é desencorajar qualquer ataque que utilize este tipo de armas. Em termos militares isto implica tomar medidas para garantir que o potencial agressor não obtém vantagem militar.
Protecção dos civis:
Por inalação:
Por contacto com os olhos: