HTML

[01] DEFINIÇÕES

HTML é uma sigla em inglês que significa "Hyper Text Markup Laguage" que se pode traduzir para o português como "Linguagem de Marcas em Hipertextos".

Hipertexto é um termo técnico de informática que se aplica a textos que possuem meios de, por um simples clique do mouse em marcas situadas em certos pontos, passar para outro ponto do texto ou até para outro texto, que esteja no computador ou em qualquer servidor de uma rede de computadores.

Servidor é um computador que recebe e envia arquivos entre computadores em uma rede de computadores. Os provedores de conexões Internet possuem servidores que realizam esta função na Internet.

A Internet é a maior rede de computadores do mundo. Os provedores que hospedam home pages, são também chamados de hospedeiros (ou "hosts" em inglês). Um conjunto de home pages sobre um determinado assunto, que se interligam entre si, constitui um "website", ou "site" ou, o que seria lógico em português: um sítio. A home page inicial do "website" vem sendo chamada em portugues, (e em inglês também), de: Portal.

O Help do Windows é um hipertexto bem como o popular Acrobat Reader que lê arquivos do tipo .PDF mas, ambos foram programados em linguagens diferentes da HTML. Este curso é um hipertexto que foi editado em HTML.

[02] CÓDIGOS (TAGS) HTML

Os códigos HTML (em inglês, chamados de "tags" = etiquetas, marcas) são constituidos por palavras ou siglas do inglês entre os sinais < e > que literalmente expressam a formatação que causarão no texto que se seguir até encontrar a mesma palavra ou sigla entre </ e >.
Assim, o texto entre:
a) <I> e </I> aparecerá em itálico
b) <B> e </B> aparecerá em negrito (Bold)
c) <CENTER> e </CENTER> aparecerá centrado na tela.

Exemplos:
a) Este texto aparecerá em itálico
b) Este texto aparecerá em negrito
c)

Esta linha aparecerá centrada na tela

Estes tags serão interpretados pelo navegador (browser) para exibição na tela, tão logo o arquivo, que contém a homepage, esteja no computador do usuário final. Estes arquivos, mandatóriamente terão seus nomes terminados pelas extensões:
.htm ou .html

Os navegadores mais usados são o Internet Explorer e o Netscape. Ambos interpretam de maneira idêntica a grande maioria dos tags, mas não todos. Há tags aceitos pelo Netscape (Ex: BLINK, que faz piscar o texto) e que não são aceitos pelo Internet Explorer. Reciprocamente, há tags aceitos pelo Internet Explorer (Ex: BGSOUND, que faz tocar uma música quando se abre a home page) que não são aceitos pelo Netscape.

Pelo motivo acima exposto, após a montagem de uma home page, torna-se necessário testá-la em ambos os navegadores mencionados. Somente a prática indicará, ao codificador de HTML, que tags não são aceitos, quais os que não se apresentam com o mesmo aspecto e as soluções para se alcançar um aspecto aceitável em ambos os navegadores.

[03] PROGRAMAS EDITORES DE HTML

Como qualquer linguagem de programa de computador, os tags HTML e o texto por ele formatado têm que ser digitados em editores que salvam arquivos em texto do formato ASCII (texto sem códigos outros que não sejam os digitados).

No Windows somente o Bloco de Notas (Notepad) atende ao requisito acima e existem sofisticadas home pages montadas apenas neste editor. O WordPad (Write), o Word, o Excel, e outros não servem para a montagem de códigos HTML, embora o Word e Excel possuam ferramentas que permitem transformar um texto em uma homepage, mas que, nem sempre, atende ao aspecto desejado pelo usuário.

Existem muitos editores próprios para a montagem de uma home page por meio de tags HTML, que facilitam extremamente o trabalho mas, que exigem um mínimo de conhecimento dos tags básicos para que se possa escolher qual o que mais atenderá a um iniciante em particular. Este curso de HTML Básico visa exatamente dar este conhecimento àquele iniciante.

 

Atualização em Agosto/2000 por