ABC do RPG

 

RPG é a sigla em inglês para Roleplaying Game, cuja a tradução mais próxima é jogo de interpretação de papéis. Em um RPG você interpreta um personagem, um aventureiro, um herói de uma história cujo o desenrolar-se dela sera guiado pelas ações deste personagem.

E estas ações são decididas por você!

É como um filme de aventuras sem um roteiro pré-definido, onde você deixa de ser um expectador e passa a encarnar (interpretar) o protagonista. Só que o final não está definido: as ações do seu personagem decidirão o que vai acontecer.

Um jogo de RPG normalmente é jogado por um grupo de pessoas (você e seus amigos), variando de 3 a 8 ou mesmo mais jogadores. Um deles irá assumir a função de MESTRE DO JOGO, o "roteirista" e "diretor" da aventura. Ele dará o gancho inicial da história, interpretará os coadjuvantes (informantes, inimigos, etc…) e conduzirá a narrativa de acordo com as ações dos personagens dos jogadores. Os outros jogadores serão os heróis, os protagonistas da história, aqueles que irão definir o curso dela.

RPG é um jogo de mesa. O Mestre inicia a história, situando os personagens dos jogadores e estes vão dizendo o quê cada um de seus personagens vai fazer ou interpretam a situação da ação, como atores improvisando uma fala, o que é mais divertido e mais dentro do espírito do jogo. As ações mais complexas, como um combate, são resolvidas com rolamentos de dados, que indicam se houve sucesso ou não na ação.

Exemplo de uma sessão de RPG

A mesa é formada por 1 Mestre e dois jogadores. Os personagens dos jogadores estam seguindo um personagem não-jogador (controlado pelo Mestre).

Jogadores: Continuamos seguindo o cara, um de cada lado da rua, com cuidado para não sermos notados.

Mestre: Até agora ele não demonstrou nenhum sinal de que percebeu vocês. Depois de algum tempo, ele entra num beco, à direita.

Primeiro Jogador: Eu atravesso a rua e encontro com o meu parceiro.

Segundo Jogador: Dou uma olhada com cuidado para dentro do beco.

Mestre: Não tem saída. Há uma pequena porta e uma escada de incêndio.

Primeiro Jogador: Eu vou até a porta.

Segundo Jogador: Vou subir pela escada.

Primeiro Jogador (Virando-se para o Segundo Jogador, interpretando o seu personagem falando baixo): "Tenha cuidado! Não faça ruído ao subir."

Segundo Jogador (Virando-se para o Primeiro, fazendo as vezes do seu personagem, respondendo baixo): "Pode deixar!"