GEOGRAPHIA XXI Dr. Geraldo César Rocha |
OS MINERAIS DE ARGILA DOS SOLOS E A ORIGEM DA VIDA
A origem da vida em nosso planêta é uma das questões fundamentais na ciência. A história mostra que esse problema tem atraído a atenção da humanidade desde o início de sua história, não existindo um sistema filosófico ou religioso que não tenha dedicado máxima atenção ao fato.
Atualmente, é possível explicar cientificamente a origem da vida orgânica a partir de constituintes inorgânicos. A atmosfera inicial da Terra era rica em compostos inorgânicos do carbono, enxofre e nitrogênio. Experimentos mostram que nessas misturas de gases formam-se aminoácidos simples durante simulações de tempestades com raios. Esses aminoácidos formados na atmosfera primitiva se depositaram nos oceanos e "continentes". A idéia dominante é a de que, nos oceanos, formou-se a chamada sopa orgânica, a qual "produziu" os primeiros organismos.
Entretando, pode-se discutir essa hipótese, contrapondo a idéia de que as águas dos antigos mares tenderiam a dispersar os compostos químicos formados, inibindo a ligação e desenvolvimento das cadeias orgânicas.
Por outro lado, os aminoácidos da atmosfera que atmosfera que atingissem os paleosolos, ou solos daquela época, poderiam ser adsorvidos e concentrados pela argilas minerais presentes na composição daquele material pedológico.
Sabe-se que os minerais de argila se caracterizam por apresentarem uma estruturação microscópica em lâminas, as quais se polimerizam ou se repetem no espaço durante a cristalização. O padrão de repetiçaão é bastante regular, podendo inclusive acontecer processos de expressão de alguns desses minerais, com o aumento de umidade do ambiente. Assim, os aminoácidos adsorvidos teriam à sua disposição uma coleção infindável de "fôrmas" encadeadas regularmente, onde poderiam se encaixar e também polimerizar, formando cadeias orgânicas extensas e complexas.
Além da polimerização de suas argilas, o solo favorece o processo orgânico através da proteção contra os raios ultravioleta, existência de períodos de secas periódicas ( o que facilita a condensação orgânica), disponibilidade de outros mutrientes, e outros parâmetros.
Sabe-se também que a composição dos fluidos do corpo dos animais está mais próximo da composição da solução do solo do que da água do mar.
Assim, a idéia de início da vida em nosso planêta ter se dado em terra e não no mar, parece altamente plausivel.