Região Deltoideana

 

 Essa região anatômica, é também chamada região do ombro, e a literatura ainda refere-se a ela como região da cintura escapular.

 

1-LIMITES- A região limita-se superiormente pela parte externa da clavícula, e pelo acrômio. A sua porção inferior é limitada pela impressão deltoideana,e anteriormente o limite é a borda anterior do principal músculo desta região, o deltóide. Como limite posterior, tem-se uma linha vertical que vai da porção posterior do acrômio à impressão deltoideana.

 

2-PLANOS- Os planos de constituição são em um total de 5. De fora para dentro encontram-se:

Pele- pouco provida de pêlos.

Tela subcutânea- contém os vasos e nervos periféricos da região.

Camada aponeurótica- é muito fina e cobre o deltóide, dividindo-o em fascículos.

Músculo deltóide- como foi dito localiza-se abaixo da aponeurose. Este é um músculo triangular, volumoso, que envolve a articulação escápulo-umeral.

Camada infra deltoideana- corresponde ao plano esquelético e ao plano onde se localizam tendões como o da longa porção do bíceps e ligamentos como o capsular da articulação do ombro. Entre estas estruturas há o tecido celular subdeltoideano.

 

3-VASOS- as artérias distinguem-se em superficiais e profundas, e são ramos da acrômio torácica e das circunflêxas anterior e posterior. As superficiais desembocam na cefálica, e as profundas na axilar.

 

4-NERVOS- assim como as artérias e veias, são também divididos em superficiais e profundos. Os primeiros surgem do plexo cervical e os profundos do circunflêxo. Sendo estes destinados à inervação do deltóide.

  

BIBLIOGRAFIA

TESTUT. l., JACOB. o. Compendio de Anatomia Topografica. Barcelona: Salvat Editora S.A., 1969

 

« Voltar