Meu micro suporta Linux?

Se você possui um microcomputador com processador 386, 486 ou 586, com no mínimo 2Mb RAM, a resposta é SIM. Claro, é recomendável utilizar 8Mb RAM para rodar outros programas úteis e o X-Windows. Além disso, você precisa de um disco rígido também. Como todo o microcomputador atual. Acredito que muita gente que possua um PC em casa encontra-se nessa situação. Isso já é um bom motivo: você não precisa gastar dinheiro atualizando ou comprando outra máquina.

E o Linux também pode rodar em Laptops, ele é bem compatível.

Esqueça problemas quanto a licença de uso.

Aliás, o Linux é de uso livre. Quando Linus Torvalds criou o sistema, ele cuidou para que o código-fonte fosse distribuído abertamente para o público, assim como o sistema operacional inteiro. Funciona assim desde então, e boa parte dos softwares distribuídos o são. Qualquer pessoa pode se dirigir a um site http ou a um ftp e fazer um download do sistema operacional e softwares afins referentes ao mesmo.

Algumas empresas "vendem" o Linux, mas não o sistema operacional. Empresas como Red Hat, Caldera, Debian e a nossa brasileira Conectiva apenas distribuem o sistema. Usam cd's para tal fim, e junto com o kernel do Linux, incluem programas desenvolvidos pela própria empresa, além de uma infinidade de outros softwares. E normalmente esses cd's são acompanhados por manuais. Portanto, o preço que você paga não é o dos softwares. É pelo serviço prestado pela empresa, como o manual e os cd's, pois copiar toda essa infinidade de softwares pela web demanda tempo e dinheiro. E além do mais essas distribuições oferecem softwares assistentes para a instalação do sistema operacional, e algumas até suporte. Bem, isso é só para ilustrar. Explanar tudo sobre as distribuições e suas vantagens existentes levaria bastante tempo.

O Linux é ótimo...

E não apenas a última moda na área de informática. É um sistema rápido e, quando configurado corretamente, completamente confiável. Além do mais, toda vez que ouço sobre a capacidade multitarefa do Windows tenho vontade de rir. Tente formatar um disquete e fazer mais alguma coisa, por exemplo.

Já o Linux é um sistema multitarefa. Com certeza, como todo o sistema Unix conhecido. Também é multiusuário, portanto, se você quiser que alguém não leia a carta de amor da sua namorada, ou que uma criança execute um programa pornográfico, é fácil. O Linux permite que você restrinja o acesso de cada arquivo instalado na máquina.

Outra vantagem é que o Linux não exige muita capacidade da máquina. Você consegue por exemplo, rodar um servidor Linux com um 486 e 32 Mb de memória RAM. Tente fazer isso com um Windows NT (háháhá).

Na verdade, o Linux possui tantas vantagens técnicas que eu poderia passar horas aqui digitando para explicar todas.

Então vale a pena eu instalar o Linux na minha máquina?

Depende. O Linux não é fácil de ser operado. Apesar de qualquer usuário que conheça o mínimo do sistema não querer trocá-lo por nada, ele continua sendo complicado.

E é aí que está a vantagem da Microsoft. Ela gasta muito dinheiro e tempo para tornar o Windows fácil de manusear. E isso ela conseguiu. Às vezes ele fica lento demais, trava e o obriga a digitar seu texto todo novamente, mas ainda sim é fácil. Pelo menos para o usuário final.

Mas não desanime. O que parecia privilégio de hackers está mudando. As distribuições trabalham em ajudar o usuário final no uso do Linux, e a cada versão há um assistente de instalação melhor e uma interface gráfica de trabalho melhorada e mais rápida. E há muitas delas. Você pode escolher a que preferir.

E a despeito de que alguns dizem que o Linux não possui programas bons (ou uma variedade grande deles),a iniciativa de gigantes da informática como Intel, IBM, Oracle e Corel em estar desenvolvendo hardware e software para Linux vai dar novo impulso ao que já era bom. O que significa melhorar mais ainda o sistema, o que inclui programas gráficos, editores de texto e planilhas eletrônicas iguais ou melhores as que você estava habituado no Microsoft Office. E isso já existe.

Mas ainda assim é difícil de instalá-lo, por exemplo. Você tem que possuir um conhecimento básico, no mínimo, de informática e sobre a configuração do seu micro para fazê-lo.

Se você se enquadra nesse caso, bem-vindo. E para os amantes da Internet, fica o aviso: o Linux é mais rápido que qualquer Windows para navegar na Internet. Testado e comprovado. E fique atento a comunidade Linux na rede: ela é enorme, e não existe nada com tão grande quantidade de material teórico sobre instalação, configuração e uso do que do  Linux na Internet. Isso sem considerar as listas de discussão.

Além do mais, o Linux pode trabalhar em redes Windows: esse é o motivo pelo qual tantas pessoas tem procurado e instalado o Linux como um servidor (de qualquer tipo). E nesse ponto, o Linux é campeão. Ele é uma alternativa barata e confiável, basta uma pessoa preparada para administrá-lo.


Voltar para página inicial