Como eu já disse, quando li este livro, fiquei com algumas dúvidas, e através de um e-mail, Del Debbio teve a gentileza de retirá-las:

1 -  Recentemente adquiri seu novo livro de RPG, devo lhe dizer que seu trabalho ficou realmente muito bom. O texto é muito interessante, dando muitos detalhes que ainda não tinham sido relatados em outro livros, como Arkanum ou TREVAS. Mas ainda ficaram algumas dúvidas, que eu acredito serem muito relevantes:
  1. # Os anjos não possuem alma, certo?
Marcelo Del Debbio: Errado, muito pelo contrário. Pelas crenças que eu pesquisei, (as principais, creio eu) os anjos mais jovens são aquelas almas merecedoras do reino dos céus (Dante, Milton e a Doutrina Espírita) MAS aqueles muito, muito velhos (que já estavam lá antes de Adão e Eva) nunca possuíram corpo humano, sendo criados permanentemente anjos :) .

  Temos então duas distinções: os antigos, que nunca foram mortais, e os novos (com menos de 8.000 anos) que já foram mortais um dia.

Marcelo Del Debbio: Ok. Marcelo Del Debbio: Sim, mas não um "corpo" de carne. Utilizei a palavra corpo na falta de um nome melhor. O correto seria "Corpo astral de padrão vibratório de Paradísia", assim como a gente possui um "Corpo astral de padrão vibratório da Terra" mas isso poderia ficar super confuso, então foi feita esta simplificação. Marcelo Del Debbio: Neste filme, infelizmente, foram tomadas algumas "licenças poéticas" para que o filme ficasse legal. Passando para o universo de Arkanum, pode-se afirmar que Gabriel, que existiria ANTES da criação dos humanos, sentiu-se ofendido com a criação daquele mundo "inferior" e da atenção que o Criador deu para eles. Eu, pessoalmente, não gosto da versão maligna de Gabriel :) . Acho que ele deve ser um cara legal (mas é a minha interpretação pessoal achei o Gabriel do filme sensacional :) ).

2. Sobre o novo corpo que a alma mortal recebe: como assim novo corpo? Os anjos não são etéreos?

Marcelo Del Debbio: Eles são etéreos AQUI NA TERRA. Lá em Paradísia eles tem um corpo físico ("físico" não é bem o termo, mas você pode assumir que seja assim). Quando um anjo vem para a Terra, ele vem na forma etérea, MAS pode vir com seu corpo físico (neste caso chama-se AVATAR).

Marcelo Del Debbio: Na Terra ele não morre. Sua alma retorna a Paradísia, MAS se estiver na forma de Avatar, aí sim ele pode ser destruído (mas isso é muito raro). Nunca se esqueça que existem anjos poderosos e os não-tão-poderosos (o que deve ter acontecido é que seus jogadores tem aquela idéia dos Anjos como super-homens indestrutíveis...realmente, os mais velhos são mesmo, mas os mais recentes não são tão poderosos assim. Marcelo Del Debbio: Correto, mas se estiverem em Paradísia. Se estiverem na Terra, eles são arremessados de volta a seus corpos originais na Cidade de Prata, onde realizaram os rituais de passagem. Marcelo Del Debbio: Anjos SÃO almas. Quando estão na Terra, envolvem-se em um invólucro astral, e isto forma o "corpo" deles. Mas todas as criaturas do universo possuem almas. Está errado afirmar que anjos não possuem almas. Esta foi uma colocação particular do autor daquele filme, que não necessariamente corresponde a realidade.

Mas suponde que você queira fazer uma separação:

Diga a seus amigos que eles estão confundindo os NPCS famosos (aqueles super-hiper-duper-fortes) que aparecem nos filmes com os Personagens (anjos meia-boca (hehehe)). Nada contra se você quiser rolar uma Campanha High-Power, mas eles estão comparando coisas diferentes...

Uma coisa é Gabriel, Lúcifer e Miguel, que tem 15.000 anos cada um, outra BEM diferentes é um anjo com 200 anos.

Marcelo Del Debbio: Eu que agradeço pelas perguntas. Se sair uma segunda edição, vou melhorar a descrição da "morte" dos anjos para ficar melhor explicado :) .
Abração,

Marcelo Del Debbio


Voltar