"TRAÇOS A ESMO" E "FACTOS E FITAS"
Tratavam-se de seções do jornal palmeirense O ÍNDIO que circulou na década de 20. Graciliano Ramos, durante 14 edições do referido jornal, foi o colunista dessas duas seções.
TRAÇOS A ESMO O artigo nos traz a visão de Graciliano Ramos a respeito da pátria BRASIL. A partir de uma música ouvida pelo escritor e que tinha na letra declarações de amor à pátria, Graciliano Ramos se aproveita dessa letra para ironizar o autor da mesma, achando-a IMORAL, por tratar de um tal de "Amor febril" pela pátria. De forma irônica e até engraçada, Graciliano Ramos faz analogias amorosas entre o "Amor pela pátria e o amor pelas mulheres". O artigo é muito engraçado e revela-nos um homem crítico de sua época, sempre preocupado com os rumos tomados pelo Brasil de 1920. Este documento contém escritura original, com ortografia vigente da década de 20, e todas as suas implicações. Foi digitado no WORDPAD porque o WORD normal fazia muitas correções automaticamente e isso tirava a originalidade do documento. Interessa-se? Click:
|
FACTOS E FITAS
É outra seção do mesmo jornal O ÍNDIO. Nele, Graciliano Ramos discorre sobre vários temas: O brasileiro e o francês, O sujeito patife e o sujeito herói, Meus amigos e os cigarros, e tem até alguns poucos versos escritos por Graciliano sobre os "Homens que acumulam gordura no corpo". Este documento contém escritura original, com ortografia vigente da década de 20, e todas as suas implicações. Foi digitado no WORDPAD porque o WORD normal fazia muitas correções automaticamente e isso tirava a originalidade do documento. Interessa-se? Click: Você conhece Palmeira dos Índios?
|