Gramophesta Especial
Mercyland e Elegia

A Gramophesta que ocorreu neste fim de semana passado foi das melhores, o publico presente (apesar de não ter sido dos maiores) foi especificamente para ver as bandas que iriam tocar e como resultado disto à participação na festa foi efetiva!


A primeira banda a se apresentar foi a “Mercyland” de São Paulo, trabalhando seu novo repertório com musicas compostas em português, a formação atual esta como trio e este fato prejudicou um pouco a performance do vocalista Heleno, que assumiu o baixo, provavelmente por falta de costume, fato este que em breve será superado, pois sei que a banda ensaia bastante e este é o segredo para a execução de um bom show!


Surpreendente é o entrosamento do trio: Beth (com sua bateria perfeita), Marshall (com sua guitarra psicodélica) e Heleno (com sua presença de palco nos vocais somado a linha de baixo); eles não se dão ao trabalho de preparar um set-list para o show simplesmente entram tocando, praticamente sem pausas entre as musicas e só param quando alguém avisa da duração do mesmo! Estão em fase final de gravação do novo trabalho da banda que será marcado pelas letras em inglês e uma forte influência rock’n’roll!


Na seqüência o motivo maior da festa: o pré-lançamento do Cd “Underworld” da banda Elegia, foi uma das melhores apresentações que vi da banda no formato trio, pois como é de conhecimento da grande maioria a banda na verdade é um quinteto, mas tem se apresentado nos últimos anos sem o vocalista Paulo e a backing Mayummi que estão no Japão! Boa noticia é que eles estão com intenção de retornar em breve para o Brasil e ai sim poderemos ver a banda em sua magnitude!


O show foi acompanhado com entusiasmo pelo publico presente que cantou junto, pulou muito e ao final da apresentação o que se via era a expressão de satisfação estampada na face de cada um, publico, banda, organizadores, funcionários... Todos ficaram satisfeitos com o resultado, no set list tiveram várias das composições do novo Cd entre as quais a magnífica “Medieval” onde Emerson troca seu baixo por uma viola erudita (não chamem de violino que ele fica bravo!) conhecida na sua versão instrumental e agora ganhou letra para ser lançada no Cd; a quase inédita: “Escravos” composta em português, mostrando que poesia no rock não precisa ser no idioma inglês! A inspiração da letra provavelmente venha de um diálogo entre Sócrates e Glauco escrito por Platão onde dissertam as percepções limitadas da vida de cada um de nós (vivendo em correntes no fundo de uma caverna e vendo o mundo em sombras projetadas na parede por uma fogueira). Não faltaram clássicos como “Anajs” do primeiro Cd e as versões de bandas que de uma forma ou outra influenciam o trabalho da banda como: “New Order”, “Joy Division”, “Rolling Stones” e “The Stooges”!


Uma festa memorável que dificilmente será apagada entre os presentes! Obrigado a todos os envolvidos: Bandas, Felipe, funcionários da Posso e principalmente ao público presente!


Dia 12/09/2003 ocorrerá em Jacareí uma amostra do que pretende ser o Festival 012, seguindo a premissa de trazer nomes respeitados em âmbito nacional e servir de mostruário para as bandas novas! Nesta pré-edição irão tocar as bandas: Natiruts, Nação Zumbi, Bem Vindo José Antonio, Lunática, Kanaviá, Trilhas & Raízes, Filosofia Reggae, La Cruz e Záfrica Brasil e mais Dj Amauri, grafite e atrações circenses! Tudo isso numa única noite no Ginásio Esporte do Clube Elvira a partir das 21:00 h (os portões deverão ser abertos às 20:00 h).

O programa Over Rock do Betão foi cancelado por motivos que desconheço!

Mercyland
São Paulo - SP.
Foi a primeira vez que assistí ao show da banda como um trio, apesar do Heleno ter perdido um pouco de desenvoltura no palco por estar preso ao baixo, o show foi muito bom e o repertório da banda é excelente! As gravações das musicas novas estão quase no fim e em breve teremos este trabalho muito bem feito desta banda Paulistana!
Elegia
São José dos Campos - SP.
Sem palavras, show muito bem produzido, banda super ensaiada, as musicas novas são excelentes e os covers foram escolhidos à dedo! Além de grandes amigos o pessoal do Elegia é acima de tudo grandes profissionais! Felizardo é o pessoal da Demise Records que arrebanhou uma das melhores bandas da atualidade! Quero ver e ouvir o Cd "Underworld" logo!!!!