Julieta dos Espíritos-Federico Fellini - Uma mulher de meia-idade, casada, entra em crise e faz uma viagem pelo passado e presente, em clima de sonho.
O Bebê de Rosemary- Roman Polansky- Uma jovem recém-casada quer ser mãe no macabro edifício Dakota, NY. Coitada. Indispensável como referência fashion.
O Estranho Caminho de Santiago ou Via Láctea-Luis Buñuel- Dois homens fazem a famosa e mística rota de Santiago e encontram toda a ambigüidade própria desse cineasta em relação à religião católica.
Asas do Desejo- Win Wenders- Um anjo se apaixona por trapezista de circo. A história singela serve como pretexto para uma bela reflexão sobre a vida e o prazer de estar vivo. Linda fotografia e trilha sonora.
Henry e June- Phillip Kaufmann-Arrasado pela crítica, esse filme conta um pouco da vida de Anaïs Nin, escritora, que na década de trinta viveu intensamente tudo o que podia. O filme baseia-se na amizade dela com Henry Miller e sua mulher, June, que formaram um estranho triângulo amoroso.
Marcas da Paixão-Mary Lambert - Acordar na Espanha, cheia de hematomas, sem dinheiro e sem saber o que estava fazendo ali. O que seria? Pouco a pouco a "heroína" começa a recordar o que a levou para lá e para quê. Repleto de personagens fortes e estranhos e maravilhosa trilha sonora de Miles Davis, esse filme é uma real "viagem".
O Favor, O Relógio e um Peixe Muito Grande- O Romance entre um fotógrafo de arte sacra e uma dubladora de filmes. Entre eles, um pianista que acreditava ser Cristo.
Bufallo 66- Vincet Gallo- Um coitado, recém-saído da prisão, quer visitar a família antes de matar o suposto culpado de sua clausura e se suicidar. Para isso, interessado em dar alguma alegria aos pais, seqüestra uma moça para se passar por sua noiva. Atenção para o figurino, feito pelo próprio Vincent Gallo. Cristina Ricci fica o filme todo usando sapatos prateados de sapateado. Bela trilha sonora do próprio Vincet.
Antes do Amanhecer- Richard Linklater-Romance "adolescente" que surpreende pela qualidade. Um americano e uma francesa se encontram em um trem na Europa e resolvem passar algumas horas juntos em Viena antes de seguir para casa. Lindos cenários da cidade( inclusive o Cemitério dos "sem-nome") e belos diálogos, onde estão em foco as relações humanas. Sim, é muito romântico. Mas o que você esperava no site de uma mocinha que escreve poesia?
Bye, Bye, Brasil-Cacá Diegues- Uma companhia circense viaja pelo Brasil, tentando sobreviver num país onde a tv se tornava soberana.
Carne Trêmula- Pedro Almodovar- Um rapaz obcecado por seu primeiro amor vai ao encontro de uma vingança. Nem tudo dá certo e o final é feliz, graças aos erros de percurso.
Simão no Deserto- Luis Buñuel-Simão quer ficar isolado num "altar" para provar sua santidade. Enquanto isso, o demônio faz de tudo para arrancá-lo de lá, tomando as mais diferentes e inusitadas formas. Obra-prima de Buñuel.
Dona Flor e Seus Dois Maridos- Lindo retrato da Bahia ( aqui meio podre) e suas comidas, hedonismo total.
Despedida em Las Vegas- Mike Figgs-História de amor entre alcólatra e prostituta. Duas pessoas dispostas a viver um romance. Um filme sobre a aceitação do outro.
Os Amantes da Pont Neuf- Moça rica e cega foge de casa para viver embaixo da ponte. Nesse caso, que ponte! Vive amor intenso com mendigo. Bela Paris.
O Amante- Também arrasado pela crítica, esta é a versão cinematográfica do romance homônimo de Marguerite Durás. Um filme belo, atmosférico. Atenção para a narradora: a voz de velha é de Jeanne Moreau. Lindo.
Carrie, A Estranha- Brian de Palma- Mocinha com poderes sobrenaturais é rejeitada pela turma de colegas da escola. A tragédia é certa, dando margem ao famoso "banho de sangue" na formatura. Pioneiro de terror teen.
O Inquilino- Roman Polansky- Um imigrante muda-se para um prédio em Paris. Parece que não gostam muito dele. Mas nada é tão grave quando pode-se tomar chocolate e comprar um Malboro na esquina. Será?
Mórbido Amor- Aspirante a ator apaixona-se por uma moça que a partir de um certo momento perde movimentos e ações, parecendo morta. Uma crescente deterioração mental domina o "mocinho", o que faz com que a suposta realidade e suas fantasias se misturem cada vez mais.
Depois de Horas- Martin Scorcese- Pesadelo novaiorquino que tem como cenário o belo e cultuado bairro do SoHo. Um cara "certinho" de uptown sente-se cansado da rotina e incomodado com a mediocridade da sua vida. Resolve dar uma olhada no lado mais "maluco" da cidade. Passa por muitos apertos inusitados.
Vida Boêmia- Dois músicos de jazz muito amigos trabalhando em NY. Um deles descobre que está gravemente doente, o que dá margem ao final, uma grande celebração do jazz.
Beleza Roubada-Bernardo Bertolucci- Lindo cenário: maravilhosa casa na Toscana onde garota americana vai passar alguns dias. Bela trilha sonora.
À Flor da Pele- Estudante de teatro passional e violenta mantém um caso com o professor. Feito no Brasil dos anos setenta, traz fielmente o clima da época.
Menina Bonita- Louis Malle- Baseado em fatos reais, é a história de uma menininha que mora num prostíbulo em New Orleans. Linda trilha sonora, belas imagens, linda casa.
Perdidos na Noite- Amizade hardcore entre um caipira que tenta a sorte em NY como garoto de programa e um "malandro" fracassado.
Morte em Veneza- Luchino Visconti- Músico que se encontra em crise pela morte da esposa e da filha, faz uma viagem a Veneza, na tentativa de "renascer". Lá encontra turistas, memórias, uma Veneza podre e tomada pela peste e o belo adolescente Tadzio, por quem se apaixona de uma maneira muito especial.
De Salto Alto- Pedro Almodóvar- Apresentadora de televisão se vê em uma intriga amorosa entre a mãe e o marido. Miguel Bosé faz um papel bastante interessante.
Carmem- Carlos Saura- A ópera Carmen, vista por um ângulo flamenco. Um espetáculo de dança é dirigido por Antonio Gades, com música de Paco de Lucia. A música operística com fluidos basicamente espanhóis. Para quem gosta de múusica e dança espanhola.
A Leitora- Uma mulher desempergada resolve ser leitora em casas pra resolver seu problema de dinheiro e aplacar o tédio. Encontra personagens singulares. Francês por excelência, um filme para fãs do cinema fracês.
O Povo Contra Larry Flynt- Sobre a liberdade de expressão e uma linda e real história de amor entre almas gêmeas. Para quem consegue encontrar delicadeza na pornografia.
Clube da Luta- Mensagem positiva: Seja mais autêntico, senão você enlouquece!Atores maravilhosos e uma mocinha muito charmosa.
|