Arsene-Jules-Emile Juvenal Dupuit
Dupuit, Arsene-Jules-Emile Juvenal, (1804-1866), engenheiro e economista foi um dos primeiros a analisar a relação custo-benefício das obras públicas.
Dupuit estudou na École Polytechnique em Paris e se juntou ao corpo de engenheiros-civis, alcançando o posto de inspetor geral de pontes e estradas. Durante seu trabalho profissional, Dupuit ficou interessado nos problemas econômicos assiados com construções públicas e cobranças por seu uso. Ele concentrou os benefícios das obras públicas sob e sobre o seu custos aos usuários. Ele foi um dos primeiros a desenvolver o conceito de curva de demanda, e um pioneiro no uso do conceito de utilidade marginal decrescente. Determinando a relação custo-benefício das obras públicas, ele foi conduzido ao que mais tarde, por Marshall, foi chamado de excedente do consumidor, ou seja, o bem-estar desfrutado pelo consumidor maior do que o preço pago.
Dupuit foi sem dúvida o fundador da análise da relação custo-benefício nas obras públicas. Ele também analisou a elasticidade-preço, conduzindo a, entre outras idéias, o desenvolvimento do que iria se tornar a "Curva de Laffer".
Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.