GUERRA ELETRÔNICA(GE)
EXPLORAÇÃO ELETRÔNICAQualquer estudante sério de história militar pode se lembrar de incontáveis exemplos de como os aprimoramentos da tecnologia tem conduzido a mudanças nas táticas. Apesar de tudo, o primeiro objetivo do comandante de despejar poder de fogo em apoio a missão permanece inalterado. Contudo, com o objetivo de cumprir esse objetivo, o comandante ainda deve localizar o inimigo, rastrea-lo e engaja-lo. O esforço para conseguir isso envolve todos os métodos de vigilância, do campo visual a interceptação de emissões eletrônicas, o que é conhecido como esclarecimento. Esclarecimento envolve coleta de dados, ativo e passivo, por todas as forças amigas para serem usadas pelo comandante. O grau de eficiência do esclarecimento é função da área coberta pela unidade de tempo. Funções de comando e controle, para o propósito da discussão, são aquelas que permitem ao comandante relacionar informações de esclarecimento do tamanho e disposição das forças inimigas e disseminar esta informação para suas próprias forças para explorá-las no campo de batalha.
Como os melhoramentos tecnológicos tem mudado o envelope de engajamento do horizonte visual para mais de 1000km, o problema do esclarecimento tem sido complicado exponencialmente. Por quê? Simplesmente devido ao aumento da área que deve ser coberta pelo comandante para se sentir seguro que qualquer unidade dentro do raio de ação necessária foi descoberta. Além disso, devido ao aumento da letalidade dos armamentos, a Batalha do Primeiro Disparo é uma consideração realística. O comandante que encontra o inimigo primeiro e realiza um ataque efetivo, enquanto impede seu oponente de fazer o mesmo, está no caminho da vitória. Como tal referido como a "the battle of the airwaves", o campo de batalha eletrônico é a chave da vitória.
GUERRA ELETRÔNICA(GE)
O termo GE engloba todas as ações militares realizadas para assegurar o uso eficaz das nossas próprias emissões eletromagnéticas e eletro-ótica e para impedir, reduzir ou prevenir que o inimigo possa fazer uso eficaz de suas emissões.
Os sistemas de GE variam em uma ampla gama de sistemas sendo meios ofensivos e defensivos usados por forças opostas do espectro de comunicação, radar, IR e visual para negação mútua de suas respectivas capacidades.
São usados como cobertura para ataque de surpresa ou autoproteção. Seriam o equivalente medieval a "armadura" do cavaleiro que permite chegar próximo do inimigo para um golpe final sem se tornar vulnerável.
O objetivo é evitar o uso do espectro EM pelo inimigo, radar ou comunicações com bloqueio ativo ou interferência passiva com chaff ou chamarizes(decoy), assim as condições de propagação sofrem alterações e distorções que impediriam fortemente a possibilidade de comando controle e busca de informações, anulando ou degradando o emprego eficaz dos sistemas de armas ofensivos e defensivos.
As contramedidas na região RF são agrupadas no termo GE(EW - Eletronic Warfare em inglês).
A GE tem três sub-divisões distintas: Medidas de Apoio de Guerra Eletrônica - MAGE, Contramedidas Eletrônicas - CME e Contra-Contramedidas Eletrônicas - CCME(ESM, ECM e ECCM/EPM em inglês, respectivamente).As contramedidas incluem todos os meios de explorar uma atividade inimiga para determinar suas intenções ou reduzir sua efetividade. Contramedidas podem ser aplicadas contra armas operando sobre todo o espectro, das ondas de som até as frequências gama. Como o uso mais frequênte do espectro pelas armas/sensores/comunicações, etc fica na frequência de radio(RF)(de vários kHz até dezenas de gigaHz), a maioria das contra medidas e contra-contramedidas também operam nesta região do espectro. As porções IR e acústica do espectro também são de interesse, mas desde de que estas regiões tem ainda que ser exploradas pelas armas/sensores/comuncações, etc, poucos medidas específicas e ECCMs existem além da região RF. Apenas as CMEs tem recebido atenção nas áreas acústicas e IR.
Além de evitar a detecção e identificação por um sensor ou arma inimiga, as contramedidas também incluem os meios para reduzir sua efetividade destes meios destrutivos. Os sistemas de armas são certamentes mais desejáveis para estas tarefas.
Espectro Eletromagnético(EM)
Próxima
Índice