CLANF - Carro Largata Anfíbio ou Veículos de Assalto AnfíbioO desembarque anfíbio em praias bem protegidas é coisa do passado. A doutrina atual sugere buscar o ponto mais fraco para o desembarque. Os fuzileiros desembarcam preferencialmente em península ou promontório para atacar em frente única e negar flancos ao inimigo. Mesmo se isso não for possível ou houver alguma resistência esperada em uma praia "quente" ou quando não há garantia que as defesas inimigas foram completamente destruídas, a melhor opção de desembarque são os Carros de Largada Anfíbios(CLANF). São carros blindados leves que dão proteção contra armas leves, minas e estilhaços de granadas de artilharia com capacidade anfíbia. São lançados da doca dos navios de desembarque e levam tropas até a praia e inclui protegê-las durante o avanço para o interior. Tem armamento leve para autodefesa. A aproximação do navio de desembarque de praias defendidas deve ser bem planejada antecipadamente em relação aos campos minados e a aproximação deve ser feita a noite.
Estes veículos apareceram primeiro na 2GM mas não tinham capacidade de continuar a combater em terra. Eram grandes e podiam transportar até um canhão de campanha de 105mm internamente.
![]()
O AAV-1 Podia levar um canhão M-101 de 105mm internamente.O CLANF mais avançado esta em fase de protótipo. O Advanced Amphibious Assault Vehicle - AAAV será usado pelos USMC. Serão encomendados mais de mil unidades e substituirá o AAV-7 que é usado pelo CFN sob o nome de VLTP-7(Veiculo Leve de Transporte de Tropas).
Comparação entre o AAAV e o AAV-7:
Função Requerimentos do AAAV Capacidade do AAV-7Velocidade na água 23-29 nós 6-8 nósVelocidade em terra Igual a CC - 30 nós 15-20 nósAlcance na água 65 milhas 45 milhasAlcance em terra 300 milhas 300 milhasCapacidade de tropa 18 combatentes 18 combatentesProteção blindada sobrevive a 14,5mm sobrevive a 14,5mm com proteção adicional.Letalidade Blindados leve/noturno .50 e 40mm e não tem capacidade antiblindados derrota veículos blinda
AAAV sobre a água.
AAV-7 saindo do mar.
Próxima
Índice