| 
MANOEL MENDES DO PRADO era nautral de São Paulo, nascido por volta de 1685 e falecido em 1750, filho de João Gomes Coelho e Leonor Leme do Prado, tendo sido um dos primeiros povoadores da hoje Cidade de Prados,  ao lado de outros membros da família que cedeu o nome à cidade. 
"De fato, dentre os primeiros povoadores de que se tem notícia (conservados os seus nomes no Livro de Compromisso da Irmandade de São Miguel e Almas, ereta em 1719, como irmãos da mesa), figura Manoel Mendes do Prado, casado com Tereza Pires de Siqueira, por esta ligado, provavelmente, a Miguel Rodrigues do Prado casado que era com Maria Pires de Siqueira. E ainda os seguintes ligados à família Prado: José Pires de Siqueira (irmão de Tereza Pires) casado com Isabel de Pontes Cardoso ( ou do Prado). Os primeiros livros de assentos de batismo da Paróquia ainda mencionam o nascimento, em 1725, de uma filha de Felix Mendes do Prado." (fonte: "Memória Histórica de Prados, de Dario Cardoso Vale) 
Manoel Mendes do Prado era bisneto de João do Prado, natural de Olivença, Portugal, que veio para o Brasil com a expedição de Martin Afonso de Souza. Pelo lado materno, descendia dos Leme, linhagem de sertanistas.
 
  |