O QUE É A CASA DE DAVI?


De acordo com a Bíblia - O estudo nos mostra que até o momento da revelação de Deus para o Rei Davi através dos profetas Natã e Gade, o tabernáculo era um local sacerdotal onde se fazia remissão pelos pecados. Era também o local onde o sacerdote fazia intercessão pelo pecado da nação, clamando o perdão de Deus. O tabernáculo estava aberto 24 horas por dia para tais fins.

O termo "Casa de Davi" refere-se a algo peculiar que Deus pediu através dos profetas e que acrescentou uma função sacerdotal no tabernáculo durante o reinado de Davi. Quando Davi foi ungido pela terceira vez, ele uniu a nação. Ele foi reconhecido como rei de todas as tribos de Israel. Nesta hora, a arca da aliança estava na casa de Obede-edom.

Davi era rei em Jerusalém, a uns 50 quilômetros de distância. Algo lhe dizia que para ser bem sucedido como rei, ele teria que trazer a arca para Jerusalém. Ele buscou e a colocou no tabernáculo em Jerusalém. Já havia no tabernáculo o sistema sacerdotal de sacrifício desde os dias de Moisés. Havia agora uma diferença em Israel. O Senhor não era mais o Rei da nação. Ela tinha um homem como rei. Anteriormente o Rei era o Próprio Deus a quem Israel adorava. Quando Davi assumiu o trono, havia uma ruptura entre o povo e Deus porque o povo tinha clamado para ter um rei "como as outras nações." Jeová foi "destronado."

É nesta situação que Deus envia a palavra de uma nova estratégia na vida do tabernáculo. Através dessa estratégia, Jeová seria entronizado novamente sobre a nação. Davi obedeceu colocando turnos de adoradores: músicos, cantores, profetas, e videntes no tabernáculo 24 horas por dia.

A Casa de Davi que será reerguida em nossos dias é um local para mobilizar o corpo de Cristo em intercessão sacerdotal e adoração 24 horas por dia.

A representação dessa chave se encontra em 6 lugares/templos onde se faz culto a outros deuses: a Catedral Católica, a Capela do Colégio Mãe de Deus, a Capela da padroeira da cidade ( Mãe, Rainha, Vencedora, Três vezes admirável de Schoenstat), a Capela da casa das freiras da ordem, a Capela da casa dos padres da ordem, e o templo da maçonaria (Templo da Regeneração Terceira). Todos esses estão alinhados dentro da chave.

O imóvel em frente os "dentes" da chave forma o primeiro "segredo" da chave. Creio que o Espírito Santo tem nos revelado paulatinamente algumas coisas estratégicas nos últimos tempos. Essa estratégia faz parte desta revelação.

ESTÁ NA HORA DE GIRAR A CHAVE DA CASA DE DAVI

Esta foi a palavra que ouvimos do Espírito Santo em Setembro de 1998. Eu estava em Buenos Aires quando ouvi claramente esta palavra do Senhor no McDonald’s! Entendia que teria de levar esta palavra ao Corpo de Cristo em relação ao confronto atual contra a rainha dos céus que a Rede Internacional de Intercessão e Batalha Espiritual está mobilizando mundialmente.

Também entendi que eu fui escolhido para edificar a "Casa de Davi" como o primeiro "segredo" da chave em Londrina. Em outubro começamos a profetizar que o imóvel da JK com João Cândido será a "Casa de Davi" em Londrina para mobilizar o Corpo de Cristo em adoração e intercessão 24 horas por dia. Também temos a convicção que o local abrigará o Centro Brasileiro de Oração, correspondente ao Centro Mundial de Oração em Colorado Springs, nos EUA. Tudo isso foi confirmado pela Rede Brasileira de Intercessão e Batalha Espiritual em Março deste ano (1999).

 

 

PROMESSAS ASSOCIADAS À CASA DE DAVI

A Bíblia nos revela algumas mudanças que a "Casa de Davi" traz ao mundo. Eis algumas passagens:

Convidando Jesus a Entrar na Igreja e Cidade

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. AP 3:20

Esse texto faz parte das sete cartas que Jesus ditou a João para enviar às sete igrejas. Temos usado este versículo para evangelização e, consequentemente, perdemos o que Jesus está dizendo para a Igreja. Vejamos os fatos:

  1. Jesus está se dirigindo à Igreja da cidade de Laodicéia. Como em todas as cartas, Jesus reconhece apenas uma igreja em cada cidade.
  2. Jesus fala da sua localização física-espiritual em relação à igreja: do lado de fora onde bate na porta. Evidentemente, se Jesus está fora da Igreja, também está fora da cidade.
  3. Ele tinha saído da Igreja e as pessoas não tinham percebido. Ele batia porque queria que alguém abrisse a porta para Ele entrar.
  4. É preciso abrir a porta da Igreja para Ele entrar na cidade.
  5. A porta se abre com uma chave.
  6. Será que essa chave não é a chave da Casa de Davi? Esta é a chave que fala de "uma porta que Deus abre…"
  7. O Salmo 22 afirma: Contudo, tu és santo, ENTRONIZADO entre os louvores de Israel.
  8. É com adoração que Jesus toma o Seu lugar na Igreja e na cidade.

Com a chave da Casa de Davi, abrimos a porta da Igreja para Jesus entrar em nossa cidade pela adoração do Seu povo.

RESTAURAÇÃO NA IGREJA: ARREPENDIMENTO E SANTIDADE

E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. - (ZC 12:10)

Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. Acontecerá, naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eliminarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também removerei da terra os profetas e o espírito imundo. - (ZC 13:1-2)

Precisamos de um espírito de quebrantamento na Igreja. Caímos em descrédito diante do mundo porque a vida dentro da Igreja assimilou várias práticas mundanas. Hoje, há pouca diferença entre a vida na Igreja e fora da Igreja. Parece que não há temor de Deus nos que "crêem" em Jesus. Precisamos da experiência que aconteceu com Pedro, Zaqueu, e os outros que, quando na presença de Jesus, sentiram imediatamente o seu pecado. Creio que a Casa de Davi trará essa presença santa do Mestre.

Creio que as coisas que temos justificado com a nossa razão serão vistas numa outra ótica diante de Jesus. "E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito."

Creio que essa promessa se cumprirá quando nós levantarmos a Casa de Davi. Pois é sobre essa Casa que será derramado um espírito de quebrantamento. No momento, muitos estão "olhando" para coisas humanas, profanas e até banais. Quando Jesus manifestar Sua presença na cidade, a Igreja e a cidade olharão somente para Ele. Ele será a medida do amor, santidade, retidão e misericórdia. Com isso, o Rio que flui do Trono de Deus e do Cordeiro será uma fonte aberta para remover pecado e impureza.

Podemos observar mais no texto. Não somente a Casa de Davi, e sim, todos os habitantes de Jerusalém receberão este mover. Creio que será assim que nossas cidades receberão o avivamento que Deus está prometendo.

INGREDIENTE DE AVIVAMENTO NACIONAL

Também estabeleceu os levitas na Casa do SENHOR com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do SENHOR, por intermédio de seus profetas. - (2CR 29:25)

O Antigo Testamento relata a história de alguns avivamentos nacionais. Nesses momentos de paz, prosperidade e bênção de Deus, o templo funcionava com 24 horas de intercessão e adoração.

O Primeiro Concílio da Igreja e Missões

Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome. Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito: Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei. Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos. - (ATOS 15:18)

Tiago estava discutindo, junto aos apóstolos, o que estava acontecendo entre os gentios. Pedro e Paulo estavam dando seu relatório diante da assembléia de irmãos. Ele cita um texto que fala da restauração do "tabernáculo de Davi" e expressa que isso terá que acontecer entre os gentios. O texto que ele cita é o seguinte:

Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antigüidade; para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz estas coisas. - (AMÓS 9:12)

É muito claro que Tiago está entendendo algo que nós não observamos até agora: o "tabernáculo de Davi" não foi levantado entre os gentios até hoje, mas é evidente pelas palavras de Tiago que ele esperava que um dia fosse edificado. Deus está nos falando muito através dessas poucas palavras:

1. Um dia o tabernáculo de Davi seria levantado de ruinas entre os gentios: nós.

  1. Para que (eles/ os gentios/ nós?) possuam o "restante" de Edom e todas as nações chamadas pelo nome do Senhor. Será que isso não se refere à obra missionária de conquistar "o restante" das nossas cidades e as nações ainda não conquistadas?
  2. O levantar deste tabernáculo será a arma de guerra para possuir.

Eu creio pessoalmente que o Brasil tem uma grande contribuição a dar ao mundo nos ministérios de adoração e missões. Creio que a "Casa de Davi" é a arma de guerra que muitos missionários do Brasil levarão às nações para "possuir o restante de Edom (nossas nações e cidades parcialmente conquistadas) e todas as nações que são chamadas pelo nome do Senhor."

GRANDE ARMA DE GUERRA CONTRA PRINCIPADOS

O Senhor está restaurando nesses dias uma consciência sobre a atuação de demônios em espaços pré-determinados que atingem grupos específicos, como famílias, cidades, nações, etc. Entendemos que nossas luta não é contra carne e sangue, e sim, contra principados e potestades.

Entendemos que o inimigo exerce o direito legal sobre as nações por causa do pecado cometido pelo povo. A ele pertence os reinos da terra por causa do pecado e idolatria. Ele afirmou isso para Jesus no deserto e Jesus não contestou. No livro de Ageu, encontramos a seguinte promessa do Senhor :

Fala a Zorobabel, governador de Judá: Farei abalar o céu e a terra; derribarei o trono dos reinos e destruirei a força dos reinos das nações; destruirei o carro e os que andam nele; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, um pela espada do outro. - (AG 2:21-22)

Ageu estava escrevendo para Zorobabel, Josué, e todo o povo para retomarem a edificação da Casa do Senhor depois de 16 anos de demora após o retorno para a terra de Israel. O livro trata de exortar a todos por ter deixado de edificá-lo e encorajar a todos com as promessas dessa segunda casa, cuja glória seria maior que a da primeira.

No final, usando a linguagem de batalha espiritual do Antigo Testamento, o Senhor afirma que Ele vai derribar "o trono dos reinos e…" destruir "a força dos reinos das nações." Creio que o Senhor se refere aqui aos principados e potestades que seguram as nações nas trevas.

O contemporâneo de Ageu era Zacarias. Zacarias escreveu a respeito da Casa do Senhor e usou da expressão: Casa de Davi. Creio que isso se refere a Casa de 24 horas de adoração e intercessão. Podemos observar o que o Espírito Santo fala através de Zacarias:

O SENHOR salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não sejam exaltadas acima de Judá. Naquele dia, o SENHOR protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles, naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o Anjo do SENHOR diante deles. Naquele dia, procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém. (ZC. 12:7-9)

Sabemos que um anjo teve que intervir quando a palavra foi liberada para Daniel. O anjo carregando a palavra encontrou resistência dos príncipes da Pérsia e da Grécia. Descobrimos que o arcanjo Miguel foi liberado para pelejar contra os príncipes a fim de permitir a chegada da palavra a Daniel.

O nome "Miguel" significa "aquele que é como Deus." Essa passagem de Zacarias nos ensina que a Casa de Davi será "como Deus, como o Anjo do Senhor diante deles." Será que isso não indica o envolvimento do arcanjo Miguel pelejando contra os príncipes sobre os lugares onde a Casa de Davi é edificada?

O que trará a glória?

Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos; segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais. Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. - (AG 2:4-9)

Já mencionei como o profeta Ageu foi movido pelo Espírito Santo para exortar a Zorobabel, Josué, e todo o povo a edificar o templo do Senhor depois de demorarem por 16 anos. O texto acima é a promessa daquilo que Deus fará no templo.

É interessante notar que a glória da casa que eles edificaram nunca foi maior do que a glória da casa que Salomão edificou. Portanto a promessa da glória ainda não se cumpriu. Como se cumprirá essa promessa?

Quando se trata dos profetas da restauração de Israel, é difícil às vezes assegurar a época a que se referem os profetas. Existe a possibilidade de um cumprimento duplo: no tempo da restauração e num tempo porvir.

Eu creio que este é o caso sobre a casa de Davi. Ageu fala da restauração da Casa do Senhor. Essa Casa do Senhor é a mesma Casa de Davi. Será que o Senhor não nos esclarece em 1º Pedro sobre essa Casa?

Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. (1PE 2:4-10)

Eu creio que nós somos a segunda casa da qual a glória será maior do que a da primeira. Também acredito no meu espírito que a Casa de Davi, espalhada em todas a cidades da nação e em todas as nações será o veículo estratégico para manifestar essa glória na Terra.

Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar. (HC 2:14)

PROMESSA DE PROTEÇÃO

Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. (AP 7:13-15)

Eu creio que esta passagem nos ensina que onde for edificada a Casa de Davi, o Senhor estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Isso significa que Ele tomará o Seu lugar de Rei naquela jurisdição.

LUGAR DE AUTORIDADE ESPIRITUAL PARA A NAÇÃO:

TRONO DO RENOVO

Lá estão os tronos de justiça, os tronos da CASA DE DAVI. - (SL 122:5)

Então, um trono se firmará em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará com fidelidade um que julgue, busque o juízo e não tarde em fazer justiça. - (IS 16:5)

Davi tinha um hábito como rei: ele passava muito tempo na Casa do Senhor. Ele fala sobre isso nos Salmos. Descobrimos que ele consulta ao Senhor também, a respeito de problemas do reino. Eu creio que a Casa de Davi é o segredo espiritual para trazer o "reino" de Deus para a terra.

Davi sabia disso e por isso ele consultava ao Senhor no templo para obter a direção de Deus a respeito de governar a nação. A Casa de Davi se tornará um lugar onde reis, presidentes, primeiros- ministros, governadores, vereadores, prefeitos, deputados, senadores, juizes, caciques – todo tipo de governante poderá consultar ao Senhor para obter orientação para seu governo.

SINAIS PROFÉTICOS DO LOCAL

Há vários "sinais proféticos" que evidenciam como o local foi preparado por Deus para ser a Casa de Davi. São eles:

  1. Localização frente a chave como primeiro segredo.
  2. Antiga Cooperativa dos Trabalhadores Municipais. A igreja é a cooperativa de trabalhadores municipais do reino de Deus.
  3. Antigo local de compras de alimentação. A igreja é o local de alimento espiritual.
  4. O terreno foi doado pela prefeitura, comprado de uma família fundadora: Victorelli . Creio que isso dá um sentido profético quanto a importância do lote em si. O nome, "Victorelli" fala de Sua vitória.
  5. Uma tentativa foi feita para instalar A Cooperativa de Múltiplos Serviços de Londrina durante os últimos 3 anos. A Igreja é uma Cooperativa de múltiplos serviços do Senhor conforme Efésios 4:11 e Romanos 12.
  6. Depois de profetizar "Casa de Davi" lanchonete abriu 24 horas.
  7. O nome da lanchonete: Brig’s (cárcere das forças armadas-Salmo149) cremos que a Casa de Davi será uma arma de guerra espiritual.
  8. Uma faixa de 2 metros foi pintado do chão para cima da cor azul clara. Creio que isso fala da "água" representando Rio do Leão
  9. Ruínas: Amos 9:11
  10. "Céu aberto" / brechas : Amós 9:11
  11. No madeiramento do teto vê-se 29 bandeiras da Inglaterra 29 é a data do meu aniversário e a data marcada do juiz (29 de março) para a primeira praça que teve que ser prorrogada para 29 de abril pois faltava tempo para cumprir 60 dias no edital.
  12. DA CMS : Casa da Noiva. Minha esposa se chama Connie Marlene Shea.
  13. Véu da Noiva - uma telha de zinco pendurada que parece um véu.
  14. Fonte aberta (ZC.13:1): a mesma telha pode ser visto como cachoeira.
  15. "Passou pelo fogo": houve um incêndio no local.