NOSSA SENHORA DOS ANJOS DA COSTA RICA

Padroeira da Costa Rica

Em Cartago, cidade da Costa Rica, encontra-se um dos mais importantes santuários da América Central, no qual se venera a imagem de Nossa Senhora dos Anjos. A imagem, feita de pedra é bem pequena. Carrega o Menino Jesus em seus braços e está vestida à moda espanhola.

Sobre a origem de seu culto, conta a tradição que no dia 2 de agosto de 1635, uma índia saiu para recolher lenha seca num monte, quando viu sobre um rochedo uma imagem de Maria com o Menino Jesus nos braços.

wpe7.jpg (6598 bytes)
Nossa Senhora dos Anjos da Costa Rica

Surpresa com este achado, pegou a imagem com cuidado e a escondeu em sua casa. Voltando ao mesmo monte no dia seguinte, ficou espantada ao ver a imagem no mesmo lugar de onde a havia retirado no dia anterior.

Pensou que se tratasse de alguma brincadeira. Mesmo assim decidiu apanhá-la de novo, levou-a para casa e a guardou. No outro dia aconteceu a mesma coisa. Cheia de temor, a índia foi procurar o sacerdote no povoado para narrar-lhe o ocorrido. O padre pediu à índia que lhe trouxesse a imagem. Assim ela fez, mas a imagem desapareceu novamente da casa do sacerdote e voltou a ser achada no monte.

Rapidamente se difundiu a notícia do miraculoso acontecimento e resolveu-se trasladar a imagem para a paróquia. A população acorreu para venerar a imagem que começou a ser chamada "dos Anjos" por ter aparecido no dia em que a Virgem era celebrada com este título.

Poucos dias depois a imagem desapareceu do lugar em que fora colocada e novamente foi encontrada na rocha da primeira aparição. Compreenderam então que o desejo da Virgem era que se erguesse um templo naquele local.

À primeira vista, a imagem de Nossa Senhora dos Anjos parece uma custódia ou um desses antigos e riquíssimos relicários das catedrais européias. Sobre um pedestal de prata se ergue uma açucena, também de prata, que tem em suas pétalas pequenos anjos de ouro. Sobre a açucena repousa uma meia-lua e frente a ela um serafim de ouro com as mãos levantadas segurando o manto de ouro.

A imagem é de pedra. Parece granito ou jade. Um manto de ouro, repleto de valiosas jóias, cobre todo o corpo da Virgem e do Menino Jesus. O rico manto se arremata com uma pequena coroa de ouro, cercada de raios também de ouro. Sobre tais raios encontra-se a valiosa coroa de ouro e pedras preciosas, com a qual a imagem foi solenemente coroada como padroeira da Costa Rica. Da coroa ao pedestal há aproximadamente um metro de altura.

Em si, a imagem é pequeníssima. Pequena é a imagem, como pequena é a Costa Rica. A "Negrita", como a chamam carinhosamente os costarriquenhos, foi coroada solenemente no dia 25 de abril de 1926.

Nossa Senhora dos Anjos da Costa Rica,
Rogai por nós que recorremos a vós!