"Já te foi revelado, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige de ti: nada
mais do que praticar o direito, amar a bondade e caminhar humildemente com teu Deus!" Se há alguém para quem o miraculoso faz parte do dia-a-dia, é Maria Esperanza Bianchini. Desde criancinha, Maria Esperanza relatava a ocorrência de numerosas experiências místicas e extraordinárias. Hoje, aos 67 anos de idade, ela é casada e tem sete filhos. |
|
Ela é também uma estigmatista, cujos estigmas se manifestam na Sexta-Feira Santa. Já foi vista levitando durante a Missa, e relata ter freqüentes conversas com a Virgem Maria. Seus estigmas foram já examinados por dúzias de médicos; alguns de seus parentes testemunham episódios de bilocação (- aparecer em dois lugares ao mesmo tempo) por parte de Maria Esperanza; seus filhos viram-na, à noite, cercada de luz, imersa em profunda oração.
Em 1976, dois anos após Maria Esperanza haver adquirido uma fazenda em Finca Betânia, na Venezuela, ela foi agraciada com uma visão da Virgem Maria, na qual esta lhe disse: "Você me verá na terra que comprou". A 25 de Março, festa da Anunciação, Maria Esperanza e cerca de 30 de seus familiares e amigos meditavam a vida de Jesus Cristo diante duma pequena gruta que eles haviam descoberto na propriedade, quando Maria manifestou-se, dizendo: "Minha filha, eu estou lhe dando um pedacinho do Céu. Lourdes...Betânia na Venezuela. Este lugar é para todos, não somente para os Católicos".
À medida que as aparições se sucederam, mais e mais pessoas relatavam também ver Nossa Senhora em Betânia. Em 1984, Maria resumiu o motivo de suas aparições em Betânia da seguinte maneira:
"Vim para reconciliá-los, para buscá-los para infundir-lhes a fé, que tem desaparecido no barulho e no frenesi de uma era atômica a ponto de explodir. Minha mensagem é de fé, amor e esperança. Mais que qualquer outra coisa, ela aponta para a reconciliação entre povos e nações. Esta é a única coisa que pode salvar este século da guerra e da morte eterna... Se não ocorrer uma mudança e uma conversão de vida, perecerão sob fogo, guerra e morte.".
Em aparições subseqüentes, Maria contou à Maria Esperanza que a humanidade enfrentaria um momento decisivo em meados da década de 1990. Cresceria gravemente o perigo de uma guerra massiva, envolvendo a Ásia e as antigas repúblicas soviéticas. No início dos anos 70 Maria Esperanza foi informada de que a Rússia agiria de forma imprevista, quando menos se esperasse, nesse período crítico de decisão. Maria avisou também que um aviso estava a ponto de abater-se sobre a humanidade:
"Está para vir o grande momento de um grande dia de luz. As consciências deste povo amado deverão ser violentamente sacudidas, a ponto de fazê-los "pôr a casa em ordem" e oferecer a Jesus a justa reparação pelas infidelidades diariamente cometidas pelos pecadores...".
A avaliação de parte da Igreja Católica dessas aparições, profecias, luzes místicas, deliciosos aromas insólitos e curas que tiveram lugar em Betânia foi expressa em 1987, após mais de dez anos de investigações. O Bispo Pio Bello Ricardo declarou:
"Após haver estudado repetidamente as aparições da SS. Virgem Maria em Betânia, e tendo suplicado ao Senhor por discernimento espiritual, declaro que segundo o meu julgamento as ditas aparições são autênticas e têm caráter sobrenatural. Eu, portanto, aprovo oficialmente que o local onde as aparições ocorreram seja considerado sagrado...".
Como que a confirmar as conclusões do Bispo, um evento muito incomum teve lugar na vigília da Imaculada Conceição (8 de Dezembro), em 1991. O Pe. Otty Ossa, diretor espiritual de Maria Esperanza e capelão de Betânia, estava rezando Missa na capela a céu aberto junto à gruta, quando a Hóstia começou a sangrar em sua mão. O Pe. Otty explicou:
"Eu parti Hóstia em quatro pedaços. Quando olhei para a patena, não pude acreditar em meus olhos: eu vi um risco vermelho formar-se na Hóstia e sair dele uma substância vermelha, semelhante ao sangue que sai dum ferimento. Após a Missa, eu peguei a Hóstia e a protegi no Sacrário. No dia seguinte, às seis da manhã, observei que o sangue era fluido e havia começado a secar. Entretanto, até hoje ele ainda parece fresco. Surpreendentemente, o sangramento ocorre apenas de um lado, não atingido o outro lado da finíssima Hóstia".
Um milagre Eucarístico ocorreu,pois, em Betânia: um episódio sobrenatural que parece indicar a anuência divina com relação às ocorrências dali, como também confirmar mais uma vez a presença real de Jesus na Hóstia Eucarística. A imagem de vídeo digitalizada abaixo mostra o sangue, do qual uma amostra foi encaminhada para análise, que concluiu tratar-se de sangue humano, distilado do centro da Hóstia partida.
Um fato similar ocorreu em Stich, Alemanha, em 1970. Nesta ocorrência, o sangue saído duma Hóstia tingiu as vestes do altar da capela bávara local. Os sacerdotes não conseguiram determinar a origem das manchas; por isso, enviaram os panos do altar para análise química no Instituto Policlínico da Universidade de Zurique. Na Universidade, ninguém conhecia a procedência dos panos, e muito menos das manchas. As manchas foram submetidas a quatro diferentes métodos de análise química e, em todos os casos, a conclusão foi sempre a mesma: as manchas eram de sangue humano.
O que Maria pede aos que acreditam na autenticidade de suas aparições em Betânia? Ela nos diz:
"Perdoem-se mutuamente. Amem-se mutuamente. Sirvam-se mutuamente. Rezem pela Igreja. Rezem pelos sacerdotes.Voltem aos Sacramentos, filhinhos queridos. Confessem os seus pecados, enquanto o sol ainda brilha. Sacrifiquem-se pela conversão dos pecadores e pela paz do mundo. Todos vocês são filhos de Deus. Todos são amados".
Poder-se-ia dizer que os Céus estão mesmo saindo do seu caminho para conscientizar-nos da presença de Jesus na Eucaristia e da urgência de emendarmos nossa vida, antes que seja tarde demais.
![]() | Colaboração de Maria Beatriz: (tbavix@vix.matrix.com.br) |