Entre as flores muito apreciadas pelo povo em geral, estão as rosas. De variados matizes de cores, aveludadas umas, lisas outras, todas são formadas de muitas pétalas. Assim os títulos que adornam a Mãe de Deus, nas mais variadas partes do orbe terrestre. Eis mais um glorioso nome que certamente deve agradar muito a Maria: Nossa Senhora do Brasil. Na cidade de Nápoles, na Itália, havia uma igreja dedicada a santo Efrém. Conservava-se aí, uma imagem de Maria Mãe de Jesus, que os frades capuchinhos, de Caravelas (BA), enviaram para lá, por volta de 1829. |
|
Um grande incêndio destruiu completamente aquele templo. Todavia, a imagem enviada do Brasil, ficou intata. O povo fiel freqüentador do culto que, diariamente, se praticava naquela casa de oração, passou a chamar ao ícone milagroso, de Nossa Senhora do Brasil.
Em 1841, a imagem foi coroada, em meio a grandes festividades. As graças insignes e numerosas recebidas como resposta às preces devotas, comprovam ser muito agradável à Virgem de Nazaré, a veneração com mais um glorioso epíteto nascido do profundo amor a ela consagrado.
No Brasil, veneramos a Mãe veneramos a Mãe de Deus com o saudável nome de Aparecida. Em Nápoles, como Nossa Senhora do Brasil. O importante, não é o nome, mas a devoção. Que ela nos mostre em que falhamos no amor a Jesus, para merecermos o amparo celeste. Os antigos israelitas, porque não foram fiéis a Deus, foram deixados por ele na sua dureza de coração. Abramos-nos à devoção verdadeira para merecermos extirpar os males que nos afligem que, por certo, são fruto de falta ou de devoção imperfeita!
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO BRASILÓ Deus de misericórdia,
assim como a imagem da Mãe de Deus ficou intata no incêndio ocorrido na igreja de santo
Efrém,
em Nápoles, na Itália,
apagai o ímpeto de nossas paixões e socorrei a nossa fraqueza e
concedei-nos ressurgir de nossos pecados pela intercessão de Maria,
cuja memória celebramos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Observações:
![]() | O texto acima, de autoria do Pe. Roque Vicente Beraldi, foi transcrito da Revista "Ave Maria", do mês de março de 1999, à página 12. A imagem foi copiada da mesma página. |
![]() | Na internet, a página da citada revista é a seguinte: http://www.cmf.br/revista/index.html |