NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS

O quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi pintado por um artista desconhecido por volta do ano 1700 e é venerado em Ausburg, na Bavária, Alemanha, na igreja de St. Peter Am Perlach. Uma cópia desta pintura é venerada em Buenos Aires, Argentina, para onde foi levada pelo bispo Dom Bergoglio.

Maria é representada como a Imaculada Conceição. Percebe-se que ela está situada entre o céu e a terra. Sobre a Virgem o Espírito Santo derrama suas luzes. Sua cabeça encontra-se adornada de doze estrelas, que remetem às doze tribos de Israel e aos doze apóstolos.

wpe21.jpg (85067 bytes)
Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Um dos anjos entrega-lhe uma faixa com nós maiores e menores, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original, nossos pecados cotidianos e suas conseqüências que impedem à graça frutificar livremente em nossa vida.

Na parte inferior do quadro vemos que a faixa cai livremente. Um nó foi desatado. Há um anjo e um homem e entre eles um cachorro. Dirigem-se a uma igreja. Pode-se ver aí uma referência ao livro de Tobias (6,13), onde o jovem Tobias empreende uma longa e penosa viagem na qual conhece Sara. Sara já se casara sete vezes devido a um demônio que dela se enamorara. Todos os seus maridos morreram na noite das núpcias. Tobias consegue casar-se com ela e voltar à casa de seu pai. Isto significa que para dois corações realmente se encontrarem, há que se desatar primeiro muitos nós.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a desatar todos os nossos males e aflições, todo o mal que nos escraviza e nos torna infelizes e pessimistas. Livres de todas as cadeias que nos prendem ao egoísmo, abrimo-nos nosso coração a Seu Filho Jesus para finalmente saber em que consiste a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Santa Mãe, cheia da graça de Deus, ao longo de vossa vida nunca fostes cativa das tentações do Maligno, pois aceitastes sem jamais duvidar a vontade do Senhor. Intercedestes sempre por nós com nossos problemas, como nas Bodas de Caná, ensinando-nos como desamarrar o nó de nossas dificuldades. Jesus, na triste tarde de Sua morte, deixou-vos como nossa Mãe e como Mãe ordenais e facilitais nossa união com o Senhor.

Santíssima Virgem, Nossa Mãe, que desatais os nós que dificultam nossa vida, pedimo-vos que recebais em vossas mãos materna a ................... (diz-se o nome da pessoa) Livrai-o das ataduras e desvios com os quais o tenta o Maligno!

Por vossa intercessão livrai-nos o Senhor de todo mal!

Querida Mãe, desatai os nós que nos separam de Deus para que, livres do pecado, nós O busquemos e O encontremos em nosso semelhante, bendizendo-O sempre como nosso Pai e Único Senhor. Amém.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós,
Rogai por nós que recorremos a Vós!

Observação:

Para ver a explicação da pintura, quadro a quadro, veja, em espanhol: Serviço de Pastoral Universitária da arquidiocese de Buenos Aires