NOSSA SENHORA DE FOURVIÈRE

Lyon, França

A cidade de Lyon foi fundada pelo cônsul Lucius Muniatus Plancus no ano de 41 a.C., e, pouco depois de sua fundação, a nova cidade tornou-se a capital da Gália céltica, desenvolvendo-se rapidamente.

Trajano fez construir aí um monumento magnífico - o "Forum trajani", denominado mais tarde "Forum vetus", nome transformado, com o tempo, em "Fortvieil" e, depois, em "Fourvière".

Em meados do século II são Pothin foi da Grécia para Lyon, para implantar aí a nova fé, que fez rápidos progressos.

wpe42.jpg (28201 bytes)
Nossa Senhora de Fourvière

As perseguições contra os cristãos começaram em Lyon sob Marco Aurélio, tendo sido martirizado são Pothin, primeiro bispo de Lyon e apóstolo das Gálias, com a idade de 90 anos, juntamente com muitos outros cristãos, entre os quais santo Irineu e santa Blandina. Mas a fé dos neófitos tornou-se, depois dessas dolorosas provações, mais firme e mais forte.

No século IX, em uma capela dedicada a Nossa Senhora, tem sua origem o título Nossa Senhora de Fourvière, por ter sido a capela construída, em parte, com materiais provenientes do fórum construído por Trajano, cujo nome, no decorrer dos séculos, tinha-se transformado em "Fourvière".

A atual basílica de Fourvière, construída no lugar da primitiva capela, numa colina a 340 km de altitude, é um dos santuários mais venerados da cristandade.

wpe44.jpg (12552 bytes)
Santuário de Nossa Senhora de Fourvière
Por ocasião da peste de 1643, fizeram os habitantes de Lyon o voto de ir em peregrinação, anualmente, no dia 8 de setembro, ao santuário de Fourvière, "para conseguir de Nossa Senhora uma proteção especial para sua cidade".

As peregrinações a Nossa Senhora de Fourvière datam dessa época. A nova basílica data de 1872; foi idealizada pelo arquiteto Pedro Bossan.

Nossa Senhora de Fourvière é festejada principalmente em 8 de setembro e 8 de dezembro.

Em 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, a colina de Fourvière é ornamentada e iluminada, e a própria cidade fica toda em festa, manifestando assim sua fé profunda e sua devoção a Nossa Senhora, protetora da cidade.

Nossa Senhora de Fourvière,
Rogai por nós que recorremos a vós!

Fonte:

Edésia Aducci, "Maria e seus títulos gloriosos", Ed. Loyola, 1998, pp. 85-86.