Izamal é uma cidade mexicana, pertencente ao estado de Yucatán. Situa-se a 70 km da
capital, Mérida. Foi uma cidade santa na época do império maia. Os missionários
católicos a transformaram numa cidade Mariana, onde Nossa Senhora é amada com devoção
especial. Deixemos que o Papa João Paulo II apresente-nos esta devoção mexicana. Ele falou a respeito de Nossa Senhora de Izamal no dia 20 de setembro de 1992:
|
|
|
"Na pequena cidade de Izamal, na península de Yucatán, desde os primórdios da cristianização daquelas terras, em meados do século XVI, próximo às ruínas de uma antiga pirâmide maia, os franciscanos construíram um convento, centro de intensa evangelização dos indígenas. |
Junto ao convento ergueram um grande templo, para o qual levaram uma imagem da Imaculada Conceição, provinda da cidade de Guatemala. Logo foi proclamada Rainha e Padroeira de Yucatán. No dia 22 de agosto de 1949 aconteceu a coroação pontifícia da imagem, no término do congresso mariano celebrado em Mérida. A peregrinação principal ao Santuário se realiza no último domingo de maio, com grande afluência de fiéis, que se prostram diante da imagem milagrosa. Esta imagem, ao longo da história, foi muitas vezes conduzida à cidade de Mérida, por ocasião de grandes calamidades ou celebrações religiosas especiais".