NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DA GUATEMALA

A bela e vulcânica Guatemala tem a honra de ter sido a primeira nação do mundo católico a celebrar a festa de Nossa Senhora, Rainha do Universo.

Sendo bispo Dom Gómez Fernandez de Córdova (1574-1598), ficou estabelecida a festa da "Ressurreição e Coroação da Virgem, Rainha do Universo", para o dia 18 de agosto, segundo consta em todos os missais da época.

O Rosário chegou a Guatemala em 1539, com os primeiros frades dominicanos que o propagaram como meio eficaz de evangelização.

wpeB.jpg (9466 bytes)
Nossa Senhora do Rosário da Guatemala

Com o bispo Marroquín, em 1559, iniciam-se as Confrarias do Rosário. O mesmo bispo figurará como primeiro confrade no livro da Associação.

A devoção ao Rosário penetrou rapidamente em todo o país. Fruto desta poderosa corrente espiritual será a imagem da Virgem do Rosário, com seu vestido e pedestal todo de prata. A rica e bela imagem é obra dos artistas Nicolás Almonina, Lorenzo de Medina e Pedro Bozarraes. O trabalho foi realizado em oficinas de Antigua.

O Pe. Remesal, primeiro historiador da Guatemala, afirma que "a imagem era a melhor que existia", em seu tempo, "nas Índias".

A belíssima estátua da Virgem do Rosário, colocada em uma suntuosa capela, transformou-se no centro mariano mais importante da piedade guatemalteca.

Após o terremoto de 1651, a imagem foi colocada na Praça do Convento de São Domingos e custodiada por uma guarda perpétua, formada por cidadãos que se revezavam, dia e noite, rezando o Rosário para "implorar a divina clemência, ajuda e consolo".

No dia 9 de fevereiro do mesmo ano, a Virgem do Rosário foi proclamada Patrona da cidade contra os terremotos, e teve anualmente uma festa solene, o domingo mais próximo a 18 de fevereiro.

Em 1773, o terremoto de "Santa Marta" destruiu a antiga cidade de Guatemala. Houve perdas totais no templo e convento de São Domingos. A imagem ficou seriamente prejudicada, mas rapidamente a restauraram, ficando, segundo os cronistas, ainda mais bela.

No dia 1 de outubro de 1843, o Presidente da República reafirma que "a Virgem do Rosário é Patrona oficial de todas as almas do Estado e Rainha de toda a jurisdição da Guatemala" e ordena "uma grande salva de artilharia", pedindo ao Vigário geral do Arcebispado que "proceda a um repique solene na Santa Igreja Catedral".

"A influência que tem, na piedade popular, a Virgem do Rosário, com o Menino Jesus nos braços, tem sido decisiva na formação da piedade popular do guatemalteco. Inclusive nos tempos dolorosos de escassez do Clero, motivada por perseguições religiosas, a recitação do Santo Rosário foi, sem dúvida, a oração mais usada tanto no culto comunitário sem sacerdote, como no culto familiar. Pode-se considerar o Rosário o culto familiar de nossos dias".

Anualmente acorrem a seu Santuário centenas de milhares de peregrinos de toda a América Central, para honrá-la, agradecer-lhe e fazer-lhe súplicas.

O Papa João Paulo II assim rezou no dia 7 de outubro de 1979: "Virgem do Rosário, Rainha da Guatemala, contempla esta imensa messe e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade em todo o povo de Deus... Dá a paz, a justiça e a prosperidade a nossos povos, já que tudo o que temos e somos colocamos sob teu cuidado, Senhora e Mãe nossa".

Nossa Senhora do Rosário da Guatemala,
Rogai por nós que recorremos a vós!