NOSSA SENHORA DE VALFLEURY

França

O Santuário de Nossa Senhora de Valfreury já existia no ano 800. A partir de 1052, por ordem do rei Henrique I, tornou-se um priorado beneditino dependente da Abadia de La-Chaise-Dieu. Em 1687 foi entregue aos cuidados dos Padres Lazaristas, que ali se encontram até hoje. Os filhos de São Vicente de Paulo só estiveram ausentes daquele santo lugar entre 1903-1918 quando os religiosos foram expulsos da França.
wpe2A.jpg (8699 bytes)
Nossa Senhora de Valfleury

O templo atual foi erguido entre 1853-1860. A torre foi construída em 1881, data em que também se colocou a estátua de bronze de São Pedro do lado de fora da igreja. Em 1901 foi instalada uma imagem da Virgem sobre a rocha tradicionalmente chamada de "Assento da Virgem", local da legendária aparição da primitiva imagem de Maria encontrada por um pastor.

Na ábside encontra-se a imagem de Maria. Assentada, traz o Menino Jesus também assentado em seu colo, olhando de frente ao estilo bizantino. Esta imagem, do século IX, foi restaurada no século XI. O Menino Jesus não é o original. Todo o conjunto é talhado em madeira de faia.

O Santuário de Valfleury é popularmente chamado "o irmão menor de Fourvière". Ali, aos pés de Maria, o fundador da Sociedade de Maria (Congregação dos Maristas), São Marcelino Champagnat reencontrou a paz interior, a confiança no futuro da sua Congregação e a convicção de que a obra marista era vontade de Deus.

Nossa Senhora de Valfleury,
Rogai por nós que recorremos a Vós!