Questionamentos freqüentes
Como o Akita se relaciona com os familiares ?
O Akita é um cão muito leal. Apesar de não exigir muitos carinhos, gosta de se sentir como um membro da família, de participar do dia-a-dia da casa. Respeita e trata com muito zelo todos os familiares, estando sempre próximo quando se faz presente alguém estranho. Tem um senso de proteção bastante evidente.
Como o Akita se relaciona com cães de outras raças ? E, com outros Akitas?
Os cães de outras raças costumam ser subservientes com os Akitas. Estes tem o dom de dominar. Não demonstram medo, nem se deixam intimidar. Assim, o relacionamento de Akitas com cães de outra raças acaba sendo mais fácil do que com outros Akitas, pois, como nenhum se submete ao outro, a briga acaba sendo feia. Machos e fêmeas normalmente não brigam. E, a mãe com as filhas, tem grande chance de conviverem bem. No mais, o importante é o dono sempre mostrar sua insatisfação e censurar disputas entre seus cães, ainda que inevitáveis.
Como educar um Akita ?
Respeitar seu temperamento reservado é um bom começo. É o primeiro passo para se adquirir a sua confiança. Assim, a obediência acaba sendo conseqüência natural de um bom relacionamento entre o cão e seu dono.
O treinamento básico (senta; deita; etc.), feito em casa, é uma outra forma de educá-lo.
O Akita é um cão de guarda agressivo ?
Dócil, meigo, cativante, o Akita, porém, não gosta de estranhos. É muito desconfiado. Demonstra a sua insatisfação rosnando, sempre que incomodado e, quando chega a morder é porque foi realmente desrespeitado. Grande parte das pessoas não sabe colocar limites nas suas ações quando relativas a um animal, querendo sempre subjugá-lo a suas vontades pessoais. O Akita não é subserviente, longe disso. Por ter uma postura digna e corajosa, parte para a defesa de si próprio e, defender-se não é ser agressivo.
Sempre respeita os amigos de seus donos, mas não é recomendável que se deixe pessoas estranhas lhe fazerem carinho. Primeiro, porque ele não gosta. Segundo, porque acima de tudo e, apesar de parecer um usinho de pelúcia, ele é um cão de guarda!
Mande-nos a sua pergunta e lhe responderemos com prazer. Se o seu questionamento for freqüente vamos inclui-lo nesta página.