Temperamento
O Akita é um cão afetuoso com seus donos, divertido e leal. Sempre que algum estranho está em sua presença, seu olhar o persegue, vigiando seus movimentos. Esta característica faz-me lembrar de uma história: certa feita, meu marido foi à casa de um amigo que possuía um Akita. Este ficou a meia distância, não incomodando nem um pouco a conversa entre seu dono e Gabriel. Até deitou-se relaxadamente. Num dado momento, seu dono levantou-se e foi à cozinha. No mesmo instante, o Akita foi até o corredor, de onde dava para ele ter visão ao mesmo tempo do seu dono e do Gabriel e, sentou-se compenetrado e observador.
Não é de muitas brincadeiras, fazendo festa apenas por alguns instantes, logo se retirando para fazer o que bem quer. Tem temperamento forte. Para conseguir que um Akita seja obediente é necessário respeitar a sua privacidade. Reservado, não adere a festejos de estranhos, mesmo que sejam amigos de seu dono; ele os respeita, em contrapartida também exige ser respeitado, caso contrário, rosna baixinho para demonstrar a sua insatisfação.
Ao contrário de muitas raças que elegem claramente seu dono, o Akita tem preferência discreta por um membro da família. Discreta, porque faz de tudo para não demonstrá-la. O seu gostar a mais só é percebido se bem observada as suas reações com cada membro, individualmente.
Costuma latir somente em situações suspeitas, ou seja, quando algo incomum está acontecendo. Portanto, não incomoda a vizinhança. Se um Akita late, é recomendável sondar o que está acontecendo.
Com outras raças, o Akita costuma ser dominador. Seu relacionamento com outros cães não é seu ponto forte. Tem dificuldade em aceitá-los, possivelmente devido a seu passado como cão de rinha. Nunca se deixa um Akita sozinho com cães pequenos, mesmo no caso de haver convívio entre os eles desde filhotes. É comum que numa ocasião destas o instinto fale mais alto.
Muito dócil, o Akita não tem problemas com crianças. Quando bem tratado por elas, adora uma brincadeira, principalmente as fêmeas. Estas, neste caso, são até extrovertidas, criando situações muito descontraídas e engraçadas. Quando incomodado por algum motivo, o Akita trata de retirar-se calmamente, preferindo não demonstrar a sua chateação.
Enfim, o Akita é um cão digno, leal, reservado, independente, obediente se respeitado, amável, cativante, sempre alerta, corajoso e ágil. Um verdadeiro amigo!