A Maçonaria é uma ONG?
Considerando-se o seu caráter iniciático e sua organização jurídico-administrativa, a Maçonaria não é uma Organização Não Governamental - ONG, porém, se considerarmos seus objetivos e a sua atuação, a Maçonaria é a primeira, a maior e a mais respeitada Organização Não Governamental. Apreciando-se a sua luta constante pela autodeterminação dos povos; pela sua ação no combate a tirania, aos privilégios e as superstições que entravam o progresso da humanidade; pela denuncia e o combate das mais diversas formas de exploração do Homem, que caracterizam a opressão social; pela defesa intransigente da liberdade física, intelectual e de credo do Homem, reafirmando a igualdade de todos perante à Lei, em direitos e deveres, e mostrando que somente a fraternidade poderá conduzir a Humanidade e as Nações a paz e ao desenvolvimento em todas às suas potencialidades; desde a Revolução Francesa, a Maçonaria vem participando efetivamente, e até liderando, nas mais diversas regiões do planeta, de todos os movimentos que buscam o bem estar dos Indivíduos e das Nações, sem receber qualquer contribuição pecuniária de Governos ou quaisquer Entidades Governamentais. Sua estrutura, espalhada por todo o Mundo, é mantida, única e exclusivamente, pela contribuição de seus Membros; toda a ação social, toda a sua estrutura patrimonial e administrativa, e toda a prática da beneficência realizada pela Ordem, é exclusivamente financiada por seus Membros. Assim, pelo seu caráter independente de agir perante os problemas das Sociedades e dos Seres Humanos, não dependendo de recursos que não sejam próprios, a Maçonaria é a maior Instituição Mundial de Defesa do Progresso Pacífico da Humanidade, em todos os seus aspectos, através dos Séculos.
RESUMINDO
A Maçonaria é uma Instituição essencialmente Iniciática, Filosófica, Filantrópica, Progressista e Evolucionista. Proclama a prevalência do Espírito sobre a Matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento Moral, Intelectual e Social da Humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.
David
O GRANDE ORIENTE DO BRASIL é o órgão máximo da Maçonaria Brasileira. Fundado em 17 de junho de 1822, é uma Instituição regular, legal e legítima, inscrito como pessoa jurídica de direito privado e reconhecido de utilidade pública federal pelo governo brasileiro. Tem sede própria à SGAS - Av. W/5 - Quadra 913 - Módulos 60/61 - CEP 70390-130 - Brasília - DF; endereço na internet: http://www.maconariadobrasil.org.br/ - e-mail: gob@maconariadobrasil.org.br
O GRANDE ORIENTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, denominado GOERJ, é o órgão máximo da Maçonaria Fluminense, federado ao Grande Oriente do Brasil, tem jurisdição sobre todo o Estado do Rio de Janeiro. Fundado em 16 de setembro de 1978, com a transferência do Grande Oriente do Brasil para o Distrito Federal, é uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, registrada no Registro Civil das Pessoas Jurídicas e reconhecido de Utilidade Pública pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem sede à Rua do Lavradio, nº 97 - CEP 20230-070 - Rio de Janeiro - RJ; endereço na internet: http://www.goerj.com.br - e-mail: goerj@mtec.com.br
O GOERJ tem como principal finalidade o Progresso e o Desenvolvimento da Maçonaria no Estado do Rio de Janeiro. Se dedicando, através das Lojas Maçônicas a ele subordinadas, a luta incessante contra a exploração do homem, aos privilégios e regalias, enaltecendo, porém, o mérito da inteligência e da virtude, bem como o valor demonstrado na prestação de serviços à Ordem, à Pátria e à Humanidade. Combate o sectarismo político, religioso ou racial, e a ignorância, a superstição e a tirania. Proclama que os homens são livres e iguais em direito e deveres, e que a tolerância constitui o princípio básico nas relações humanas, para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada ser humano. Defende veementemente a plena liberdade de expressão do pensamento, como direito fundamental do ser humano, com a correlata responsabilidade.
Os Maçons se reúnem em organizações denominadas Lojas Maçônicas, onde semanalmente estudam, discutem e pesquisam a doutrina maçônica e os problemas que afligem a humanidade, em particular os problemas nacionais, sendo proibida a discussão ou controvérsia sobre matéria político-partidária, religiosa ou racial. As Lojas Maçônicas dedicam todo empenho à instrução e ao aperfeiçoamento moral e intelectual dos seus Membros, realizando reuniões de instrução sobre História, Legislação e Filosofia, e estudo da Simbologia Maçônica. A Maçonaria, através de suas Lojas Maçônicas, age perante os problemas nacionais e humanos de maneira própria e independente, respeitando e cumprindo as Leis Nacionais.
O GOERJ é constituído por 220 (duzentos e vinte) Lojas Maçônica distribuídas em todo o território do Estado do Rio de Janeiro.