Aprendendo com a Bíblia
1. Sobre a Bíblia
Do grego "ta biblia", os livros. Bíblia é o conjunto dos livros dividos pelos cristãos em Antigo e Novo Testamentos. Testamento significa pacto, aliança. O Antigo Testamento, ou Antiga Aliança compreende os escritos que se relacionam à história da aliança de Deus com o povo judeu. O Novo Testamento, ou Nova Aliança é a coletânea dos escritos relacionados à aliança estabelecida por Jesus Cristo com todos os povos.
A Bíblia é o livro dos livros, é uma coletânea de livros escritos por diferentes autores ao longo de vários séculos. No Antigo Testamento os judeus e os protestantes incluem 39 livros. Os católicos acrescentam 7 livros provenientes da Septuaginta, a versão grega dos Setenta, esses escritos não apresentam a versão hebráica, que é a língua que predomina entre os livros bíblicos, acrescentando trechos em grego e aramaico. No início de nossa era, as duas primeiras gerações cristãs testemunharam a obra de Cristo e o nascimento de sua Igreja nos 27 livros do Novo Testamento.
2. Como ler a Bíblia
Para ler a Bíblia com todo o proveito, o cristão necessita ser esclarecido a respeito de cada livro que a compõem, sobre 4 pontos de vista que se completam mutuamente:
Primeiramente, possuir algumas noções sobre o gênero e as particularidades literárias da obra. Em seguida, situar o escrito em seu contexto histórico, levando-se em conta as circunstâncias que causaram o seu aparecimento, seus destinatários imediatos, etc. Estas indicações lhe permitirão compreender bem as modalidades do ensino religioso dado pelo escritor aos seus comtemporâneos. Finalmente, saber colocar este ensino no quador da revelação total, no lugar que lhe cabe dentro da evolução providencial em vista da perfeição cristã.
Há pessoas que começam a ler a Bíblia página por página, como se ela fôsse um único livro, e caem no perigo de desanimar, devido às dificuldades que vão encontrando. Para que não diminua em nós o amor e atração pela Palavra de Deus, é muito aconselhável que a primeira leitura da Bíblia se faça a partir dos livros "mais fáceis".
Uma prática excelente é ler simultâneamente o Antigo e o Novo Testamento, procurando descobrir sempre mais claramente as íntimas conexões que existem, a cada passo, entre os dois Testamentos.
O leitor deve procurar desenvolver em si a consciência dos "cinco sentidos", indispensável para conseguir uma verdadeira leitura cristã da Bíblia: o sentido da fé vivida na Igreja, o sentido da história, o sentido do movimento progressivo da revelação, o sentido da relatividade das palavras e - o que sintetiza tudo o mais - o bom senso.
As freqüentes citações de textos bíblicos são apresentadas da seguinte maneira: título do LIVRO, seguido do CAPÍTULO e do VERSÍCULO em questão.
Muito importante, porém, é saber distinguir o valor dos diversos sinais de pontuação:
A vírgula (,) separa o capítulo do versículo.
O ponto (.) indica um salto entre os versículos: ler somente o número que precede e que segue.
O hífen (-) é o contrário do anterior: let desde um versículo até o outro, sem omitir os versículos intermediários.
O ponto e vírgula (;) separa citações, dentro do mesmo livro ou de um livro para outro.
Os parênteses ( ( ) ) cercam textos praticamente iguais à citação anterior, como acontece amiúde, por exemplo, com citações dos três primeiros Evangelhos.
Um esse (s) indica o versículo imediatamente seguinte ao número que o precede: portanto, o total de dois versículos.
Dois esses (ss) designam os dois versículos imediatamente seguintes: portanto, o total de três versículos. Para mais de três, usa-se o hífen (-), que, aliás, pode ser usado mesmo nos dois casos anteriores (s, ss).
Quando não se indica o versículo é sinal de que se trata do capítulo inteiro ou quase inteiro. Neste caso nunca se usa a vírgula e os outros sinais continuam com o mesmo significado, porém com relação a capítulos e não a versículos.
Citações extensas, que ultrapassam o capítulo, adotam o traço maior, isto é, o travessão ( _ ).
3. Entendendo os livros da Bíblia
* Velho Testamento *
-Livros da Lei- Também chamado de Pentateuco, refere-se aos cinco primeiros livros da Bíblia que Moisés escreveu com inspiração divina para que as pessoas pudessem saber o que acontece quando obedecemos ou não a Deus.
Gênesis - Moisés narra o começo do mundo e a história de seus primeiros habitantes.
Êxodo - Moisés fala sobre os acontecimentos quando ele guiou o povo de Israel para fora do Egito, salvando seu povo da escravidão. Moisés conta como Deus lhe deu os 10 mandamentos.
Levítico - Moisés escreve o livro de Levítico para que os israelitas conhecessem as leis de Deus.
Números - É a história que conta como Deus ajudou Moisés a guiar o povo de Israel para seu novo lar, a terra que Ele tinha lhes preparado.
Deuteronômio - Nos transmite a pura religião de Israel. É a despedida de Moisés antes de sua morte.
-Livros Históricos- São histórias tristes e também felizes que mostram como Deus sempre cuida de seus filhos
Josué - História sobre o sucessor de Moisés, que guiou Israel em volta da cidade de Jericó.
Juízes - É o livro que explica o que aconteceu com a nação de Israel. Os juízes eram os líderes do povo de Israel.
Rute - Bisavó do Rei Davi, foi recompensada por sua fidelidade a Deus.
I Samuel - Conta a história de Samuel, juiz eleito pelo povo num período de decadência política e religiosa de Israel.
II Samuel - Conta a história do Rei Davi.
I Reis - Este livro é sobre o tempo em que Israel foi uma nação forte com o Rei Salomão, e quando se dividiu em dois países.
II Reis - Explica como outros países dominaram a nação de Israel por causa da desobediência ao Senhor.
I Crônicas - Conta sobre o reinado do Rei Davi.
II Crônicas - Conta sobre o tempor que seria construído em Jerusalém.
Esdras - É a história de Deus levando o povo de Israel de volta para Jerusalém. Esdras foi um sacerdote que guiou o povo de Israel de volta para casa.
Neemias - Ele era um ajudante especial do rei da Pérsia, conduziu o terceiro grupo de volta para Jerusalém.
Ester - História sobre Ester, rainha da Pérsia.
-Livros Poéticos- Livros escritos por Davi e seu filho Salomão. Também chamados de Literatura da Sabedoria, os livros poéticas ensinam ao povo de Deus como viver.
Jó - Ele foi um homem especial que seguiu a Deus. Esse livro não foi escrito nem por Davi e nem por Salomão.
Salmos - É um livro de músicas para adorar a Deus. É o livro de oração dos antigos judeus. Escrito por Davi.
Provérbios - O livro dos Provérbios atribui um conceito puro a Deus, de um Deus justo, benevolente, misericordioso e criador. Escrito por Salomão, inclui também provérbios de outros sábios.
Eclesiastes (Coélet) - Salomão nos ensina a encontrar a felicidade na obediência a Deus.
Cânticos (Cantares de Salomão) - O Rei Salomão escreveu este livro como uma carta de amor à sua mulher. Ele queria que ela e todo mundo soubesse o quanto ele a amava. O amor de Deus é como o amor que Salomão tinha por sua mulher, um amor realmente especial.
-Livros dos Profetas Maiores- Dizer que Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel são os Profetas Maiores não quer dizer que sejam os mais importantes, significa que seus livros são os mais compridos.
Isaías - Deus falou-lhe coisas sobre Jesus, João Batista, e que Ele iria salvar o povo de Israel.
Jeremias - A triste história de Jeremias que tenta alertar o povo que não obedecia a Deus.
Lamentações - Diário de Jeremias, considerado o livro mais triste da Bíblia.
Ezequiel - Deus lhe mostrou por meio de sonhos Seus planos para o povo de Israel.
Daniel - Conta a história de Daniel e também sobre o que acontecerá quando Jesus voltar.
-Livros dos Profetas Menores- Deus enviou os Profetas Menores para que o povo Lhe obedecesse e que alertassem sobre a punição aos desobedientes.
Oséias - Deus usou o casamento de Oséias com Gômer como exemplo. Eles se separam várias vezes, e cada vez Deus falava a Oséias que tomasse sua esposa de volta. Era exatamente com Deus tomava o povo de Israel de volta.
Joel - Profeta de Deus em Judá, Joel disse para as pessoas mudarem seus caminhos e pedirem perdão a Deus. O apóstolo Pedro usou a palavras de Joel para mostrar a todos que o Dia do Juízo estava chegando.
Amós - É a mensagem de Deus para o povo de Israel.
Obadias (Abdias) - De acordo com a história dos irmãos Esaú e Jacó que não se davam bem, a família de Esaú tornou-se a nação de Edom e a de Jacó tornou-se a nação de Israel. O livro de Obadias é a mensagem de Deus para Edom: Edom seria destruída por não ter ajudado o povo de Deus, o povo de Israel quando enfrentaram problemas.
Jonas - Através de sua experiência Jonas ensina-nos que devemos obedecer a Deus na primeira vez.
Miquéias - É a mensagem de Deus a Judá, Ele iria destrí-la por não Lhe obedecer. Miquéias também fala sobre Jesus.
Naum - É a mensagem de Deus ao povo de Nínive (uma grande cidade da Assíria, país que destruiu Israel), eles seriam punidos por não obedecerem ao Senhor.
Habacuque - Deus explica porque deixa os babilônios destruírem Jerusalém.
Sofonias - É a mensagem de Deus para Judá, o profetas Joel e Sofonias falaram a Judá sobre o Dia do Senhor, quando Deus puniria a todos os que Lhe desobedeceram.
Ageu - História da reconstrução do templo que Salomão construíra.
Zacarias - Deus lhe mostra o futuro, fala de Jesus adorando a Deus no Templo de Jerusalém, e de sua entrada nesta cidade.
Malaquias - É o último profeta de Deus no Velho Testamento, o último antes de João Batista. Deus fala a Malaquias sobre Seu descontentamento com os sacrifícios que o povo vinha fazendo em Seu nome.
- Livros Católicos- Livros que não conservaram sua versão hebráica, existindo apenas traduções do grego.
Tobias - Conta sobre o ideal religioso de uma família israelita.
Judite - História da libertação de Betúlia, que demonstra a confiança que Deus acaba triunfando de todas as maneiras.
I Macabeus - Salienta a predileção divina por Israel, a reação dos judeus que permanecem fiéis contra o poder sírio que ocupava seu território e sua luta contra o paganismo grego.
II Macabeus - São apresentados heróis e ações heróicas que testemunham uma fé ardente e viva.
Sabedoria - Este livro é um louvor à Sabedoria divina, nas obras da vida de cada homem sendo recompensada pela vida eterna.
Eclesiástico (Sirac) - Elogio da sabedoria, cântico de louvor à Sabedoria divina.
Baruc - Majestoso poema à Sabedoria com único meio de chegar-se a Deus, um apelo à coragem, resignação, à esperança e fé.
* Novo Testamento *
-Evangelhos- Mateus, Marcos, Lucas e João escrevem seus livros para contar ao mundo as boas novas (evangelho) sobre Jesus.
Mateus - Discípulo de Jesus, Mateus explica a relação de Jesus com o Rei Davi.
Marcos - O evangelho de Marcos foi escrito para os romanos. Daquilo que ele escreveu sobre Jesus, Marcos aprendeu com Pedro, o apóstolo.
Lucas - Um livro histórico que conta os detalhes da vida de Jesus, escrito pelo médico Lucas, sobre que aprendeu com o apóstolo Paulo.
João - O livro de João, irmão de Tiago, conta o que Jesus falou sobre ser salva e sobre a morte e ressurreição de Jesus.
-Histórico- Escrito por Lucas, conta sobre a história da igreja.
Atos - Este livro é a segunda parte da história de Lucas. Conta como os apóstolos falaram ao povo sobre Jesus.
-Epístolas Paulinas- Escritas pelo apóstolo Paulo, que antes achava que Jesus falava para as pessoas desobedecerem a Deus. Tentou acabar com Seus seguidores. Estava a caminho de Damasco para prender cristãos. De repente, a estrada todo ficou iluminada por uma luz. Era Jesus! Ele falou a Paulo. Ele soube então que Jesus é o Filho de Deus. Então Jesus quis que ele falasse sobre Ele às pessoas no mundo todo. Por isso, Paulo escreveu cartas ensinando à pessoas mais sobre Jesus.
Romanos - Paulo escreveu à igreja de Roma sobre sua crença.
I Coríntios - Carta que Paulo escreve aos habitantes de Corinto para ajudá-los a acertar suas diferenças.
II Coríntios - Paulo escreve novamente aos Coríntios para que eles soubessem que ele amava Jesus e queria que eles O amassem também.
Gálatas - Algumas pessoas estavam ensinando para a igreja da Galácia coisas que não eram verdadeiras, diziam que crer em Jesus não era suficiente para ir para o Céu. Paulo então lhes escreve explicando por que a morte de Jesus na cruz salva-nos de nossos pecados e permite-nos ir para o céu.
Efésios - Paulo, enquanto estava preso em Roma, escreve para Éfeso para encorajar seus habitantes.
Filipenses - Paulo escreve ao povo de Filipos dizendo o quanto ele os amava e que Deus também os amava.
Colossenses - Quando estava preso em Roma, Paulo ouviu sobre os problemas que uma nova igreja em Colossos enfrentava. Algumas pessoas estavam tentando combinar a fé em Jesus com outras crenças. Ele disse que se eles têm Jesus, é tudo de que precisam.
I Tessalonicenses - Paulo escreve para os novos cristãos de Tessalônica para encorajá-los.
II Tessalonicenses - Paulo escreve sobre a volta de Jesus.
I Timóteo - Paulo escreve uma carta a Timóteo, dizendo-lhe para viver um vida digna e ser um bom exemplo. Ele queria que Timóteo ensinasse as pessoas a seguir Jesus.
II Timóteo - É a última carta que Paulo escreve antes de morrer quando estava preso em Roma. Ele queria preparar Timóteo, o qual tinha como um filho, para os tempos difíceis à frente.
Tito - Paulo pede para Tito, um jovem amigo, ajudar os cristão novos na Ilha de Creta. Diz a Tito para ensiná-los a viver para Jesus.
Filemom - É uma carta pessoal. Na prisão em Roma, Paulo encontra Onésimo, escravo de seu amigo Filemom. Paulo lhe escreve pedindo que perdoe o escravo fugido que agora era um irmão cristão.
-Epístolas Gerais- Cartas escritas por Tiago, Pedro, João e Judas.
Hebreus - Escrita por um judeu cristão, a carta enviada aos judeus que não acreditavam em Jesus dizia que Jesus é melhor que as regras judaicas, Jesus é nosso Salvador. As regras não salvam; Jesus nos salva.
Tiago - Escreveu para as pessoas judias que criam em Jesus. Lembrou-as que não poderiam agir de qualquer maneira que quisessem, que deveriam cuidar do que diziam, e tomar cuidado em como tratar as pessoas.
I Pedro - O apóstolo Pedro escreve uma carta para encorajar os cristãos que eram perseguidos.
II Pedro - Pouco antes de morrer, Pedro escreve aos cristão para não ouvirem ninguém que lhes dissesse para desobedecer a Deus. Lembrou-lhes que a Bíblia veio de Deus, e que deveriam obedecer a Deus.
I João - O apóstolo João escreve aos novos cristãos.
II João - João escreve para que os cristãos não escutassem aqueles que não ensinavam a verdade.
III João - João escreve agradecendo àqueles que ajudaram os cristão enviados para falarem de Jesus ao povo do mesmo jeito que Jesus enviou os apóstolos.
Judas - Judas lembra as pessoas que quando não obedecem a Deus elas são punidas. Ele queria que seus leitores fossem fiéis a Deus.
-Profético- João escreve sobre suas visões sobre o futuro.
Apocalipse - É o único livro de profecias no Novo Testamento. Em um sonho, Jesus mostra a João o que iria acontecer. Jesus viria, os pecadores seriam punidos e os cristãos ficariam com Jesus. É o último livro da Bíblia que se encerra com as seguintes palavras: "Certamente, vem, Senhor Jesus!"
4. Bibliografia
Auto ajuda através da Bíblia - Blume & Vieira
Bíblia Sagrada, 80a edição, Editora Ave Maria, 1991, São Paulo - SP
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Editora Nova Cultural, 1998
Minha Primeira Bíblia de Estudo, I edição, Edição Terrengui, 1997, São Paul - SP
The Great News, International Bible Society, 1997, USA
The Teen Study Bible, Zondervan Publishing House, 1993, USA