Aerosmith

O quinteto Aerosmith nasceu na cidade americana de Boston, preservando em seus mais de vinte anos de formação o estilo de hard rock direto, alegre, misturado a rock-baladas que garantiram o sucesso do grupo durante toda sua carreira. O rock and roll vibrante do Aerosmith teve como influências declaradas as bandas Rolling Stones e New York Dolls (inclusive no visual andrógino de Steven Tyler).
A banda foi formada em 1970 quando Steven Tyler (originalmente baterista) e Joe Perry (guitarrista), companheiros de trabalho em uma fábrica de sorvete, juntamente com o baixista Tom Hamilton resolveram montar uma banda. O power-trio rapidamente foi completado pela segunda guitarra de Brad Whitford e pelo baterista Joey Kramer (que permitiu que Tyler se dedicasse exclusivamente aos vocais).
Após dois anos de pequenas tours pelo circuito alternativo americano foram descobertos pela gravadora Columbia em 1972, gravando seu primeiro álbum auto entitulado no início de 1973. A recepção do álbum e do primeiro single (Dream On) foi apenas razoável mas suficiente para que a banda conquistasse uma legião fiel de fãs. Durante esta primeira fase da carreira profissional excursionaram como banda de abertura de bandas tão diversas como Kinks, Mott The Hopple e Mahavishnu Orchestra. O segundo álbum, Get Your Wings, apesar de uma melhor repercussão também não foi um estouro de vendas.
Apenas com Toys in the Attic de 1975 o Aerosmith conheceria as grandes platéias. O grupo tinha o privilégio de possuir uma sonoridade inédita, agradando a público e crítica; sua música era elaborada demais para ser punk, alegre demais para ser chamada de heavy metal e agressiva demais para ser comparada ao hard rock da época capitaneado pelo Led Zeppelin. As letras sacanas eram o contraponto perfeito à energia irresistível e arranjos fáceis de serem assimilados. O primeiro grande hit foi Sweet Emotion logo seguida por Walk This Way. Em pouco tempo a balada Dream On, gravada alguns anos antes também viraria um hit.
Em 1976 saiu Rocks, senão o disco mais vendido do Aerosmith, o seu maior clássico, influência de toda uma geração do hard rock americana. Foi o primeiro disco de platina do Aerosmith, iniciando uma série de discos que alcançariam esta vendagem por vários anos seguidos.
A banda continuou gravando cada vez mais, excursionando cada vez mais e consumindo cada vez mais drogas, o que não parecia afetar sua produtividade e qualidade. A partir de 1979 passaram por uma pequena crise com a saída de Joe Perry (que seguiu carreira solo durante algum tempo) e entrada de Jimmy Crespo, situação que se agravou em 1980 com a saída de Brad Whitford (substituído por Rick Dufay) e um acidente de moto sofrido por Steven Tyler. Em meio a dificuldade para lançar material novo a gravadora soltou a coletânea Aerosmith Greatest Hits. Quando saiu, o novo disco (Rock In a Hard Place) foi acolhido como muito inferior a todas as gravações anteriores, apesar das excelentes vendas.
Após um longo período de férias forçadas a banda voltou com sua formação original em 1984, lançando o álbum Done With Mirrors pela nova gravadora, Geffen. Quando tudo parecia bem Steven Tyler sofreu uma overdose, tendo de suspender o restante da turnê. Foi o sinal para que a banda procurasse encarar de frente pela primeira vez a sua dependência de heroína. Em 1986, após um longo período de internação em clínicas de desintoxicação a banda voltou limpa e incentivada pela grande repercussão da regravação de Walk This Way pela banda hip-hop Run DMC. O novo disco, Permanent Vacation, superou as expectativas. Pump, lançado em 1989, confirmou a excelente fase por que passava a banda com os singles Love In na Elevator e Janie's Got a Gun.
O próximo disco demoraria muito a sair, desta vez não em virtude de problemas com drogas ou desentendimentos. Get a Grip de 1993 superou todas as expectativas. As excelentes baladas Livin on The Edge, Cryin e Amazing, tocadas à exaustão em rádios e MTV levaram a banda a sua maior vendagem nos mais de 20 anos de carreira.

O nome Aerosmith não significa absolutamente nada. Foi proposto por Joey Kramer e segundo Steven Tyler foi o único nome entre vários propostos que ninguém odiou.
Ao final de Draw the Line Steven Tyler fala (segundo ele próprio): "Checkmate, don't be late, take another pull, that's right impossible, when you got to be yourself, its the toss, your loss, blah blah blah blah blah"
F.I.N.E. (título de uma música do álbum Pump) é a sigla para "Fucked-up, Insecure, Neurotic and Emotional". S.O.M.F. significa "Sit On My Face".
Uma das guitarras Les Paul modelo 1959 usada por Slash (guitarrista dos Guns N'Roses) trata-se da mesma usada por Joe Perry do Aerosmith na foto de um poster que Slash tinha na parede do quarto quando garoto. A guitarra foi colocada em leilão e comprada por Slash durante uma turnê pelo Japão.
O Aerosmith possui um bar, o "Mama Kin Music Hall", em Boston, Lansdowne Street.
O logotipo da banda foi desenhado por Ray Tabano, guitarrista que tocava na banda antes de ser substituído por Brad Whitford.
Tom Hamilton era originalmente guitarrista e começou a tocar baixo quando viu que em sua cidadezinha não havia nenhum baixista bom.
A banda, antes de ser famosa, dividia um apartamento na 1325 Commonwealth Avenue em Boston e, com empregos ruins e salários idem, fazia pequenos furtos em supermercados para comer bem.
Após assinar com a Columbia Stephen Victor Tallarico mudou seu nome para Steven Tyler.
Quando o single Dream On foi lançado, a crítica acusou o Aerosmith de ser apenas mais uma cópia dos Rolling Stones.
Em 1978, Joe Perry participou em 2 músicas do álbum solo de Gene Simmons do Kiss.
Liv Tyler é filha de Steven Tyler e da ex-modelo dos anos 70 Bebe Buell, que posou para a Playboy em Novembro de 1974. Liv até os 10 anos, achava que seu pai era o produtor musical Todd Rundgren, quando percebeu que sua mãe não o tratava como se fosse seu pai. Com uma mãe famosa, Liv podia ir nos backstages dos shows de dezenas de bandas. Numa dessas vezes, no backstage com Steven, após um show do Aerosmith, ela perguntou se era ele seu pai. Depois disso, ele a aceitou como filha legalmente, sem qualquer teste. Todd Rundgren virou "pai espiritual" de Liv.
Agradecimentos a Danny por enviar as curiosidades acima.

"Nós não éramos tão ambiciosos quando começamos. Nós só queríamos ser a coisa mais gigantesca que já passou pelo planeta, a melhor banda de rock and roll de todos os tempos. Nós queríamos tudo."
(Steven Tyler)
"Ouvi falar que seu cérebro para de se desenvolver quando você começa a usar drogas. Sendo assim minha idade mental é 19 anos."
(Steven Tyler)
Sexo, drogas e rock and roll. Livre-se das drogas e terá mais espaço para os outros dois."
(Steven Tyler)
"De todas as coisas que perdi a de que sinto mais falta é a minha mente."
(Steven Tyler)
 "Vocês não fazem idéia de como custa caro manter este meu visual barato."
(Steven Tyler)
"Se eu consegui me livrar das drogas qualquer um pode."
(Steven Tyler)
"As pessoas diziam que estávamos acabados. Mas voltamos para chutar algumas bundas."
(Steven Tyler)
"Eu amo tudo o que tem dentro das mulheres. Principalmente quando sou eu dentro delas."
(Steven Tyler)
"Viram os meus lábios e logo foram logo nos comparando com Mick Jagger e os Stones".
(Steven Tyler)
"Eu acho os Stones do caralho. Eles são uma porra de um pedaço de história! Os caras são um estilo de vida e não há como questionar se o que eles estão fazendo agora é bom ou ruim. Como você pode rejeitar a levada de Honky Tonk Women? Quando eu ouço esta música meu pau fica duro!"
(Steven Tyler, Revista Show Bizz, edição 114)
"There was a time when they said we where over but we are back and we're gonna stay"
(Steven Tyler, ao receber um prêmio da MTV, brincando com a letra de Cryin')
"Aerosmith é tudo o que o rock and roll é e sempre foi desde o seu início até os dias de hoje, a banda de rock and roll ideal."
(Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin)
"Existem poucas bandas que me excitam como o Aerosmith. A sua música é sexy. Se Não fosse pelo Aerosmith não haveria tantas minissaias hoje na América."
(Ted Nugent)
"Se eu pudesse ter metade do talento, longevidade, originalidade e influência do Aerosmith eu morreria feliz."
(Sebastian Bach, vocalista da banda Skid Row)
"Gostaria de ser metade tão bom pela metade do tempo que eles tem sido."
(Jon Bon Jovi)
"Quando eu comecei a me interessar pelo rock and roll o que me inspirou a tocar guitarra foi algo que me aconteceu aos treze anos. Eu persegui a garota mais bonita (que devia ter o dobro da minha idade) por cerca de três meses. Finalmente, quando entrei em seu apartamento ela tocou o disco Rocks para mim pela primeira vez. Eu ouvi o disco quatro ou cinco vezes, esqueci completamente da garota e deixei o apartamento rapidinho. Isso é o que o Aerosmith significa para mim."
(Slash, Guitarrista do Guns N'Roses)