Manowar
No estilo do Manowar são claras duas influências. Primeiramente o seu estilo musical é obviamente derivado do heavy metal inglês clássico, como Black Sabbath, Iron Maiden e Judas Priest. Apesar de serem uma banda americana renegam a música comercial de seu país e apenas aceitam como verdadeiro o heavy metal ao estilo britânico, o que fica claro no título do álbum Hail To England e faz com que a banda seja constantemente associada à New Wave Of British Heavy Metal (embora eles tenham surgido depois e do outro lado do oceano quando bandas como Saxon e Iron Maiden já eram veteranas).
A segunda influência clara da banda são as novelas de guerreiros bárbaros, vikings e deuses mitológicos (ao estilo Robert Howard de Conan o Bárbaro), com a glorificação das batalhas justas e da morte gloriosa pela espada. A encarnação de bravos que lutam pelo verdadeiro heavy metal às vezes beira as raias do ridículo com a banda se vestindo como guerreiros em shows e assinando contratos de gravadoras com o próprio sangue.
Exageros à parte a fidelidade da banda e amor declarado ao heavy metal (tema constante em suas músicas) arrebata fãs fieis em todo o mundo. Sua qualidade musical e principalmente fidelidade a seu estilo são inegáveis. A abordagem constante aos mesmos temas de batalhas, espadas, sangue e amor à distorção e ao volume máximo jamais se tornaram enjoativas. Manowar é acima de tudo uma banda que desperta paixões.
A insistência em não mudar seu estilo muitas vezes resultou em serem despedidos de gravadoras, bem como retardou seu sucesso em sua terra natal. Atitudes irredutíveis de agressão a imprensa musical e a outras bandas, bem como algumas posições machistas compatíveis com sua filosofia tornam a banda ainda mais controversa.
O núcleo da banda é composto por Joey De Maio (baixista e principal compositor da banda) e Eric Adams (vocalista dos mais conceituados dentro do metal clássico). A formação mais clássica foi completada por Ross Friedman (guitarrista conhecido por The Boss, que havia tocado com os Dictators) e Scott Columbus (baterista).
Discografia
Battle Hymns (1982)
Into Glory Ride (1983)
Hail To England (1984)
Sign Of The Hammers (1984)
Fighting The World (1987)
Kings Of Metal (1989)
Triumph Of Stell (1992)
Componentes da Banda
Joey De Maio (Nascido em Auburn, NY) começou a tocar baixo numa banda de colégio. Adorador do Black Sabbath, aproximou-se da banda durante a tour "Heaven and Hell", quando emprestou seu equipamento a Terry Butler. Trabalhou por um tempo como Roadie do BS (dizia trabalhar como técnico de efeitos especiais). Hoje (e desde 1983), é o compositor de todas as músicas e letras do Manowar.
Eric Adams (Nascido em Auburn, NY) foi colega de escola de Joey. Começou a cantar mais cedo (aos 9 anos) do que Joey a tocar seu baixo. Mesmo sendo da mesma cidade, nunca tocaram na mesma banda (nem mesmo na escola) até o Manowar surgir. Ele controla as finanças do grupo desde a sua criação.
Ross Friedman aka Ross the Boss (nascido na Australia) veio para Nova Iorque e foi guitarrista da banda THE DICTATORS desde 1975. Gravou 3 álbums com eles. Foi então para a França (tocou por um ano no "Shaking Street"). Shaking Street abriu os shows do Black Sabbath na tournê Heaven and Hell - Foi lá que DeMaio conheceu Friedman. Saiu do manowar em 88 depois do "Kings of Metal" para tocar algo mais orientado ao blues.
Donny Hamzik (nascido na Polonia) e Karl Kennedy, seu antecessor foram convocados por anúncios em jornal.O Manowar procurou pelo baterista apropriado (com "coração suficientemente negro") por 2 anos, até que uma amiga de DeMaio lhe recomendou Scott Columbus, que trabalhava numa loja de equipamentos hidráulicos numa cidadezinha em Nova Iorque.
Michael Shankle tocou por uns tempos na banda "Chicago", antes de ter sido escolhido dentre cerca de 150 guitarristas para substituir Friedman. Eric e Joey conheceram-no enquanto gravavam o "Kings of Metal" em Chicago.
Karl Logan substituiu Shankle no último álbum "Louder than Hell" e apesar de nunca ter tocado numa banda conhecida antes, se mostrou talentoso o suficiente para assumir o posto.
Fatos e Curiosidades
O estilo do Manowar foi muito influênciado pelo Black Sabbath de Ozzy Osbourne no lado músical, e por um grande interesse na temática Espada/Feitiçaria no lado das letras.
Isso tornou a banda muito conhecida na Europa (especialmente na Alemanha e Inglaterra), Porém quase desconhecida nos EUA. A banda toca um Heavy Metal clássico, pesado, medieval. Eric Adams tem um dos melhores vocais que já ouvi comparável somente a Bruce Dickinson do Iron Maiden. A banda parece não "amolecer" com o tempo, continua tocando o som pesado de sempre, desde o lançamento de Battle Hymns. DeMaio é extremamente preocupado em nunca decepcionar seus fãs, devido a isso, todos os oito álbums lançados pela banda são de alto nível, sendo difícil até mesmo escolher o melhor! O Grupo cultua a MORTE AO FALSO METAL, que para eles são todas as bandas que nao tocam o que seus fãs gostariam de ouvir - enganando-os. Isso, para eles, é imperdoável.
Brigas constantes com a imprensa musical americana fazem com que o grupo deprecie o seu próprio país natal em shows que fazem por outros países, rebaixando a imprensa local e a MTV.
A banda entrou para o Guiness Book (o livro dos recordes), como aquela que fez o show mais alto da história, Joey DeMaio foi o músico que tocou a nota mais alta, atingindo cerca de 135 decibéis, algo comparável a altura do som emitido pelas turbinas de um Boeing no momento da decolagem!
Recentemente, o grupo esteve no Brasil pela primeria vez para a turnê de seu novo álbum Louder than Hell e "destruiu" no Imperator.
Frases
"O heavy metal nunca vai morrer"
"Continuamos fiéis ao que sempre fomos"
"Tem muito filho da puta que se diz Heavy Metal mas não passa de um falso"
"Heavy Metal significa poder,força,aço"
"Os fãs do Manowar são os mais maravilhosos do mundo"
"Como eles (Metallica) podem dizer que não são metal se têm a palavra 'metal' no próprio nome ? "