R.E.M

A banda REM se formou na cidade de Athens, Georgia, em 1980. Em seus mais de 15 anos de carreira tornaram-se um dos raros grandes sucessos da música pop-rock a apresentar uma excelente qualidade musical e lírica. A formação do REM consiste de Michael Stipe (vocais), Peter Buck (guitarra), Bill Berry (bateria) e Mike Mills (baixo), que se encontraram quando estudantes da Universidade da Georgia, a principio apenas como uma banda de garagem para se apresentar em festas da escola. A boa aceitação os levou a um contrato para gravação de um single por uma pequena gravadora independente, Radio Free Europe, lançado em 1981. Ainda em 1981 saiu o mini lp Chronic Town.
Murmer foi lançado em 1983, com grande aceitação por parte da crítica e já com o estilo da banda definido, arranjos criativos e ritmos variados. O terceiro álbum, Reckoning, sairia em 1984, seguido por Fables Of The Reconstruction de 1985 (seu álbum mais complexo e de pior aceitação).
A partir de então o lirismo da banda passou a se simplificar, desagradando os fãs mais antigos, enquanto a música se tornou rock mais simples, sem grandes experimentalismos. Lifes Rich Pageant (1986), Document (1987, com letras políticas, sobre o governo Reagan) e Green (1989) progressivamente levaram a banda a uma maior difusão em rádios e MTV. O primeiro grande hit da banda foi a música The One I love, do disco Document. Após o lançamento de Green a banda já era mais do que uma promessa de grande sucesso.
A grande explosão ocorreu com Out Of Time, de 1991, principalmente devido aos hits Losing My Religion e Shiny Happy People, sucessos mundiais. Um álbum de músicas simples e cativantes, de inegável qualidade, com muitas sonoridades acústicas misturadas a ritmo contagiante. A tendência de valorizar arranjos acústicos se confirmaria com Automatic for The People de 1992.
Monster de 1994 foi um retorno aos arranjos elétricos anteriores. As letras se tornavam mais alegres e menos intimistas. Em 1995 a banda suspendeu as atividades temporariamente em virtude de problemas de saúde de Bill Berry.
"O REM fez um contrato com a humanidade que diz: 'Nós vamos ser a melhor banda do mundo, vocês vão se orgulhar de nós, mas nós vamos fazer do nosso jeito.'"
(Peter Buck)