Tieta do Agreste





Gênero: Comédia/Drama
País: Brasil	
Ano de Produção: 1996

Diretor: Cacá Diegues

Elenco:  Sônia Braga.....Tieta
	 Marília Pera....... Perpétua
	 Cláudia Abreu.... Leonora
	 Zezé Motta.......... Carmosina
	 Chico Anysio.............. Zé Esteves
	 Jece Valadão......... Comandante
	 Patríca França....... Imaculada
        
Roteiro:  Cacá Diegues
	  João Ubaldo Ribeiro 
          Antônio Calmon
	  baseado no livro de Jorge Amado
	  
Música:  Caetano Veloso
    
"Tieta do Agreste" estreou com a missão de manter o bom público que o cinema nacional teve nos últimos anos com filmes como "Carlota Joaquina" e "O Quatrilho". O filme tem tudo para manter o público, inclusive superando os dois. É baseado num livro popular de Jorge Amado que já foi transformado em novela, tem a volta da Sônia Braga ao cinema nacional num elenco repleto de atores conhecidos, uma ótima trilha sonora do Caetano Veloso, fotografia e som ótimos e está estreando num amplo circuito de salas de cinema.
O universo de Jorge Amado é tão delicioso que fica bem em qualquer mídia, especialmente no cinema. A defrontação da liberdade tropical com a moral católica rende um humor irresistível, e os personagens, mesmo os secundários, são sempre impregnados desta riqueza. Sônia Braga como Tieta e Marília Pêra como Perpétua estão excelentes e o confronto das duas no filme são as melhores cenas. O roteiro escrito por João Ubaldo Ribeiro, Antônio Calmon e Carlos Diegues, está repleto de diálogos muito engraçados. A trilha de Caetano Veloso é impecável, uma boa pedida para se ter em casa. A única coisa que não me satisfez inteiramente foi a fotografia e a iluminação. Não sei, mas assim como em “O Quatrilho”, sinto uma proximidade muito grande com a televisão. Eu não assisti a novela quando passou na Globo para fazer qualquer comparação, mas sinto um pouco da estética Global nestes filmes. Não que isto seja muito temeroso, afinal a Globo é uma das maiores rede de televisão mundial e suas novelas e mini-séries possuem uma produção primorosa. E o cinema está passando por uma renascimento recente, ficando a cada filme mais sofisticado.
Também é bom torcer que este filme tenha alguma repercussão lá fora, como teve "O Quatrilho", pois hoje em plena era da globalização, não se pode pensar somente em mercado interno.
.

Cotação Bufo:   Muito Bom     
Cotação Folha:   Bom


Página Principal | Outros Filmes
Clique aqui para enviar comentários e sugestões