Veio Ver VERÍSSIMO ?


Adeus, JB !

Domingo, 31 de janeiro de 1999

Culpa de Ninguém

(últimas crônicas de Veríssimo no JB)

Poucos dias depois de ACM pedir morte aos especuladores, Efe Agá convidou Armínio Fraga, administrador do fundo de investimentos de George Soros, o maior especulador do planeta, para uma visita ao Palácio do Planalto. As fotos mostram Armínio Fraga chegando ao Planalto preocupado, na certa sem saber se seria consultado ou executado. Por via das dúvidas, não tomou o cafezinho. Mas, como ele saiu vivo do encontro com o presidente, Malan, Lopes e Lara Resende, uma coisa é certa: Efe Agá não está mais ouvindo ACM!

***

Os terremotos, ao contrário dos furacões, não têm nome. Matam no anonimato. Não há a quem culpar por tragédias naturais como a da Colômbia. Outras tragédias têm responsáveis claros, mas tendemos a atribuí-las também a uma difusa fatalidade, inevitável como os terremotos. Culpa de ninguém. Para quem achou demais a sugestão do Tarso Genro, da autodissolução do governo, aqui vai uma alternativa. A responsabilização criminal do governo. Por desvio de verba da emergência social brasileira para o lucro da especulação nacional e internacional. Ou omissão de socorro não é crime?

***

Este e o último texto que publico no JB, onde colaborei, de uma maneira ou de outra, durante quase 25 anos. Estou saindo por uma opção puramente profissional. Se não fosse por decisões assim, frias na medida do possível, ninguém jamais sairia do JB, o jornal com maior torcida do Brasil. Sempre publiquei o que quis no jornal, sem qualquer restrição ou melindre. É uma tradição da casa, é a melhor tradição do melhor jornalismo brasileiro. Fala-se muito na "linha" de um jornal: no JB a única "linha" evidente, no que diz respeito aos seus colaboradores, é a linha que é sinônimo de elegância. A retórica protocolar banalizou palavras como "honra" e "privilégio", mas não há outra maneira de dizer isto: foi uma honra e um privilégio estar no JB e fazer parte da sua história.
Agora vou ser só torcedor.

Verissimo

voltar para o índice ?

clique nas cobras