Pontos Chaves
- Os ovários produzem os óvulos e os hormônios ovarianos. Os óvulos são produzidos nos folículos ovarianos, os quais também produzem estradiol. Após a liberação do óvulo, o folículo é reorganizado para formar o corpo lúteo, o qual secreta progesterona, estradiol e os peptídios inibina e relaxina.
- Estrógenos e progesterona são derivados do colesterol. Suas concentrações no sangue variam amplamente e eles circulam ligados às proteínas plasmáticas. Eles são inativados no fígado e excretados pelos rins.
- A inibina é secretada pelas células da camada granulosa do folículo e pelo corpo lúteo.
- Um ciclo ovariano dura cerca de 28 dias e consiste de uma fase folicular (12 a 14 dias) na qual o folículo cresce até a maturação, ovulação (1 dia), e fase lútea (12 a 14 dias) na qual o corpo lúteo atua como glândula principal.
- Um aumento súbito e grande de LH e um pouco menor de FSH iniciam a ovulação. O LH causa diferenciação das células da granulosa formando o corpo lúteo e estimulando estas células a produzirem estrógenos e progesterona.
- Os estrógenos promovem crescimento e funcionamento do trato genital feminino e estimulam a proliferação do endométrio alem de promoverem o crescimento das glândulas endometriais.
- A progesterona promove diferenciação e secreção das glândulas endometriais e das trompas.
- A perda de estrógenos e progesterona quando o corpo lúteo degenera resulta em isquemia do endométrio seguida de descamação e sangramento por privação hormonal.
Tópicos para Estudo
- Sumarize as alterações hormonais e não hormonais que ocorrem na puberdade feminina.
- Cite os mais importantes hormônios secretados pelas células foliculares ovarianas e corpo lúteo.
- Resuma as alterações hormonais e outras que ocorrem na menopausa.
- Descreva as alterações que ocorrem nos ovários, útero, colo do útero, vagina e mamas durante o ciclo menstrual.
- Conheça a estrutura geral do estradiol e progesterona e descreva sua biossíntese, transporte, metabolismo e ações fisiológicas.
- Descreva o papel da hipófise anterior e hipotálamo na regulação da função ovariana e o papel das alças de retroalimentação (feed-back) nestes processos.
- Descreva as alterações fisiológicas que ocorrem na hipo e na hiper secreção dos estrógenos e da progesterona nas fases pré puberal e adulta nos indivíduos femininos.
Índice - Curso de Fisiologia
Voltar para Home Page
© 2000 Roberto Annovazzi