Lina e Célia

Em uma manhã de outubro, nasceu uma criança; era uma menina. Tão pequena e chorava quando lhe trocavam as fraldas. Uma perna sua ficava quieta, não se mexia como a outra.

Médicos foram chamados, radiografias realizadas e enviadas para os USA. Diagnóstico: Osteogênese Imperfeita - fragilidade óssea. A menina iria fraturar os ossos com muita facilidade , como se fosse uma boneca de vidro. Era a 4a. de um casal e as primeiras, não eram bonecas de vidro. Com os cuidados de sua mãe, ajudada por uma outra, que ela chamaria de 2a. mãe, crescia gorducha, com belos vestidos e laços na cabeça; seus olhos grandes e brilhantes, seu cabelo liso e castanho - tudo documentado em fotos, tiradas e reveladas por seu pai, como as outras; as fotos estão ordenadas em um album.

Aprendeu a ler com 4 anos com suas irmas e primas, que brincavam de Escola.Fez da 1a. a 5a. série com professora particular, em casa - era perigoso outras crianças bricarem com ela e a machucarem. Estava sempre com as pernas no gesso. Ela lembra que foram 14 vezes que fraturou em 10 anos...é uma lembrança.

Além de ler muito, jogava "palitos", dama, etc, e brincava muito com bonecas; tinha seus filhos - Catarina, Claudia, Eduardo e Karina, nessa ordem. Aprendeu crochet, tricot (apostava com sua bisavó, quem fazia mais sapatinhos em um dia), vagonite, tapete, ponto de cruz, enfim, tudo que a deixasse ocupada e parada. Brincava com alguns primos mais quietos e com sua 5a. irma, que tambem é uma boneca de vidro, mas muito mais inquieta.Pedalava um carro vermelho, com freio, buzina , luz - ao entardecer, o carro estava na calçada, as luzes tinham que ser acesas.Nas férias, praia, sol, mar - dificil era tirá-la do mar - que liberdade!

Chegou a época do Ginásio(1a. a 4a. série) e cientifico(1a. e 2a. série) - andava se apoiando em uma cadeira com rodizios. Chegou o terceirão - fez dirigido para Medicina - passou!! E estava andando sem apoio. Seis anos de curso - seria outro depoimento.

Colou grau e com 15 dias, estava no RJ, morando no IFF - Residencia em Pediatria. Mas insistia em fazer Genética. No ano seguinte, partia para RP-SP - Residencia (3 anos), Mestrado, Médica Assistente do S. de Genética do HCFMRP-USP e Pediatra do INAMPS. E maravilha!....morou em seu apartamento, seu canto tão sonhado.

Foram tantas pessoas especiais que conheceu, tantos momentos bonitos e dificeis - que vida o Universo permitiu que ela vivesse!!! Até ser mãe, e agora de verdade, de 2 filhos que não chegaram a nascer.

A menina, agora já mulher, continuava buscando realizar seu sonho - sendo Geneticista, ajudaria crianças e adultos com malformações a terem uma qualidade de vida mais digna.Continua perseguindo seu sonho; sempre a muito a fazer, embora as pedras na estrada a façam com frequencia parar e buscar uma energia em si e no Universo que lhe deu a chance de VIVER.

Essa mulher, de 46 anos, é chamada de Lina Maria V Bastos, tem 1,10m de estatura e 30kgs de peso, adora a liberdade ( dirige um carro adaptado e anda com ajuda de duas muletas ) , a natureza , campo, flores, mar, luar, filhotes (RN , cachorrinhos), ter seu proprio canto, amar e ser amada - seus desejos nao sao diferentes das outras mulheres.

Lina Maria Vieira Bastos

Email - libastos@sec.secrel.com.br

"...se a tristeza chegar e voce quiser e voce lembrar tanta gente ai de maior tristeza....
voce vai saber nunca mais chorar, que o amor mais lindo vai ensinar que todos os tristes
querendo juntos toda a tristeza vai se acabar".
"Geraldo Vandre"

Depoimentos..|