SHIATSU

Shiatsu

O Shiatsu (do japonês "shi" que significa dedo e "atsu" de pressão) tem as suas raízes teóricas e práticas na China. O mestre de Shiatsu diagnostica e trata o seu cliente, usando vias (meridianos) e pontos (tsubos) de energia do corpo.

Na China e no Japão até ao final do séc. XIX, ganhar competência no tratamento do corpo era um pré-requisito para a formação de qualquer médico. O Shiatsu, feito por amigos ou familiares para relaxamento e alívio de dores menores, foi também usado com sucesso em casa. Graças à crescente comunicação entre o Oriente e o Ocidente, diferentes tipos de modalidades (abordagens) médicas estão a ser exploradas e apreciadas, e o Shiatsu é cada vez mais praticado no Ocidente.

O Shiatsu utiliza a medicina chinesa, o "elemento-S" e os sistemas de meridiano para promover a cura. Durante o séc. XX, os avanços da anatomia, da fisiologia e da psicologia foram também incorporados na prática do Shiatsu.

PRINCÍPIOS CHAVE

O bem estar físico, emocional e espiritual de uma pessoas depende da distribuição e do fluxo da energia ("ki" em japonês, "chi" em chinês). Isto é afectado pela herança energética, emoções, doenças, infecções, estilo de vida e até pelo clima. Um mestre de Shiatsu trabalha usando diferentes métodos, desde o contacto ao toque subtil que dá apoio, a uma pressão e a um esticar dinâmico. A falta de energia pode ser aguçada e o excesso ou estagnação de energia pode ser dispersado ou reduzido. Os músculos, as articulações, o sangue e os fluídos podem ser influenciados, e a circulação, a flexibilidade e vitalidade podem ser aumentados. O Shiatsu pode ser praticado, enquanto se está sentado ou deitado. Não é necessário ter nenhum equipamento em especial.

Os mestres de Shiatsu trabalham sobretudo com as mãos. O princípio fundamental envolve o diagnóstico e o tratamento do "kyo" (vazio) e dos meridianos "jitsu" (pleno) do corpo. O objectivo do Shiatsu é dar forças ao cliente, libertá-lo de tensões e activar o seu poder regenerador. No Shiatsu, uma estrutura coesa de diagnóstico está aliada à ligação e à sensibilidade resultante do toque físico. O mesmo tem em conta não só a condição presente, mas, também, se o cliente estiver doente, a causa subjacente. Na medicina oriental, a linha entre a doença e a saúde é mais ténue do que na medicina ocidental. Na verdade, a "doença" pode ser uma resposta saudável a certos fenómenos na vida de uma pessoa.

DIFERENTES FORMAS

As várias formas de Shiatsu são semelhantes nos seus princípios básicos, mas os seus métodos variam. Alguns dão ênfase ao trabalho de pontos individuais, outros às ligações entre a alimentação e o sistema meridional. Porém, existem outros que se concentram na influência de factores psicológicos no sistema meridional.

ORIENTAÇÃO PELO MESTRE: O QUE ESPERAR

O Shiatsu é sobretudo realizado com o cliente vestido e deitado num colchão no chão. Normalmente uma sessão dura uma hora, mas a duração e a frequência do tratamento variam de pessoa para pessoa. O Shiatsu começa com uma consulta onde se fala da saúde do cliente e dos propósitos do tratamento. O tratamento envolve a aplicação de pressão ao longo das linhas meridianas, tendo em atenção pontos específicos. No final, dá-se tempo ao cliente para estar em repouso e reflectir. Depois, poderá haver uma breve conversa entre o cliente e o mestre, sobre o tratamento, e podem fazer-se recomendações sobre os hábitos alimentares, exercício e estilo de vida.

Normalmente o tratamento desencadeia um sentimento de calma, bem-estar e de estar mais em contacto com o próprio corpo, com a sua capacidade de auto-cura e com o mundo envolvente, o que frequentemente resulta num vigor e numa clareza de pensamento renovados.

COMO FUNCIONA

Muitas doenças podem ser tratadas com sucesso através do Shiatsu, incluindo distúrbios funcionais de órgãos internos, sintomas relacionados com o stress enxaquecas, dores musculares no pescoço e costas, artrite, doenças ginecológicas, esgotamento e debilidade em geral. O Shiatsu é útil durante a gravidez. Promove o bem estar e pode ser usado como tratamento preventivo a longo prazo.

BENEFÍCIOS

Trata o stress, enxaquecas, dores musculares e artrite. É benéfica durante a gravidez. Complementa a medicina ocidental ao fornecer apoio físico e psicológico que os hospitais, cada vez mais sobrelotados, não podem dar. Ajuda a recuperar com mais celeridade. Pode ajudar durante períodos difíceis da vida, como cortes ou monotonia nas relações. Ajuda a manter o bem estar geral.

Shiatsu

CUIDADOS

Caso sofra de uma doença grave, procure obter o conselho de um médico, antes de se submeter a um tratamento de Shiatsu. Algumas doenças são contra-indicadas, nomeadamente: infecções sérias, período pós-operatório, pessoas acabadas de ser feridas e psicoses graves. Precisam de ser tomados cuidados especiais nos clientes com cancro, trombose e osteoporose. O efeito energético do Shiatsu pode ser limitado em alcoólicos, toxicodependentes e em pessoas submetidas a uma forte medicação.

Fonte: "o Guia das Terapias Alternativas", direcção de C. Norman Shealy, Lisboa, Livros e Livros, Set. de 2000


Regressar à Página das Outras Terapias Naturais