cep centro de estudos psicanalíticos
em 1998
Em 1998, além dos Cursos de Formação em Psicanálise e do Curso de Formação em Psicanálise de Crianças, cujo a descrição pode ser vista na página principal, foram as seguintes as demais atividades promovidas pelo CEP:
Curso "A Prática Psicanalítica na Psicose"
Equipe Docente:
Elizeth Andrade Oliveira, Psicanalista
José Waldemar Turna, Psicanalista, Psicólogo do Hosp. São João de Deus
O curso tem por objetivo a estruturação de uma "escuta" da psicose que viabilize o trabalho terapêutico com estes pacientes a partir de elementos teóricos e abordagens técnicas sustentando a prática clínica.
Através de um acordo com o Hospital Psiquiátrico São João de Deus, em Pirituba, é possível manter o estágio com atendimento clínico, individual e grupal, além da continuidade destes atendimentos fora do hospital quando da eventual alta dos pacientes ou finalização do curso.
Este projeto foi inaugurado em 1996 e se mantém neste ano com a perspectiva de ampliar o crescimento da própria ideologia do Centro de Estudos Psicanalíticos no sentido de promover o desenvolvimento profissional, respondendo, também à expectativa de oferecer mais um serviço à comunidade.
Início: 04/03/98
Duração - 2 semestres
Aulas Teóricas e Supervisão Clínica
Quartas-feiras das 20:15 às 22:15 h. na sede do CEP
Apresentações Clínicas no Hospital:
A cada três semanas, aos Sábados
das 9:30 às 11:30 no Hosp.Psiquiátrico S. João de Deus
Atendimentos Individuais no mesmo hospital: agendados em
horários a combinar, conforme disponibilidade do aluno.
Cursos Breves
Maio
"Diagnóstico, tratamento e escolarização de crianças com transtornos graves no desenvolvimento"
Docente: Maria Cristina Machado Kupfer (Psicanalista, Professora do Instituto de Psicologia da USP(IPUSP), Diretora da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, do IPUSP)
Setembro
Docente: Dr.Fernando Octavio Ulloa (Médico, psicanalista argentino;Ex-membro didata da Ass. Psicanalítica da Argentina, Membro do grupo dissidente Documento, Prof. titular da Faculdade de Psicologia Clínica,da Universad de Buenos Aires, autor de diversos artigos de metodologia clínica e do livro Novela clínica psicanalítica, historial de una práctica, Buenos Aires, Paidós.)
Outubro
Docente: Luis Claudio Figueiredo (Livre Docente de Psicologia Clínica USP, Prof. Pós-Graduação Psicologia Clínica na PUC-SP, cons. particular, autor dos livros, Invenção do Psicológico; Escutar, Recordar e Dizer; Modos de Subjetivação todos da Editora Escuta.)
Temas:
1 - o tempo na filosofia e
nas ciências.
2 - a renovação da filosofia do tempo em Hussel, Heidegger, Lévinas
e Derrida.
3 - como entender a "atemporalidade do inconsciente".
4 - como entender as diversas temporalidades existenciais (normais
e patológicas).
5 - a temporalidade na clínica psicanalítica.
6 - a questão da fala narrativa e da fala poética na clínica.
As atividades constarão de uma palestra (2 horas) e de dois períodos de workshop (total de 6 horas) e destinam-se a:
1 - Apresentar e discutir os sentidos da "atemporalidade do inconsciente", tal como formulada por Freud e retomada por diversos autores.
2 - Em estreita articulação com esta questão serão discutidas as temporalidades existenciais implicadas pela teoria e pela clínica psicanalíticas, bem como algumas de suas incidências no plano das técnicas. Estas questões serão contempladas sobre o pano de fundo e com os recursos da filosofia.
Os temas serão primeiramente apresentados na palestra para serem retomados e aprofundados no workshop.
Eventos
"James Joyce - Uma versão paterna"
Docente: Sara Hassan, Médica, Psicanalista.
A proposta é trabalhar fragmentos do texto "Um retrato do artista quando jovem", salientando o vínculo entre a produção literária e a constelação edipiana de James Joyce. Segundo Lacan, a escrita de Joyce tem efeito de "contrução"de um pai.
"A psicanálise, a magia, a ciência, a religião"
Docente: Ricardo Goldenberg, Psicanalista, Psicológo pela Univerdidad de Buenos Aires, Mestre em Filosofia pela USP, ex-membro da Escuela Freudiana, BA, autor de diversos artigos e dos livros, "Ensaios sobre a moral de Freud", e GOZA!, todos da Ed. Ágalma.
A psicanálise, a magia, a ciência e a religião - não necessariamente nesta ordem - estão ligadas entre si, diria, de modo estrutural. Como, eis nossa questão para discutir durante o período do curso
Palestras e Debates
27/03/98 - Debate "Formação em Psicanálise"
Expositores:
M.Cristina Ocariz, Psicanalista, Prof.a. do Núcleo de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
Antônio L. Scarpa Peçanha, Psicanalista, Psiquiatra, Membro didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise, SP
Ernesto Duvidovich, Psicanalista, Diretor do Centro de Estudos Psicanalíticos e do Centro de Investigação em Medicina e Psicanálise
24/04/98 - Debate: "A Escuta Psicanalítica fora do divã"
Debatedores:
Dra. Miriam Chnaiderman, Psicanalista, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Doutora em Artes Cênicas, ECA-USP, autora do livro : Ensaios de Psicanálise e Semiótica, Ed. Escuta.
Dr. Jorge Broide, Psicólogo, , Mestre em Psicologia Clínica, Diretor Presidente do Centro Latino Americano de Estudos em Saúde Mental.
Antonio Lancetti, Psicólogo, Psicanalista, ex- Acessor do Prog. de Saúde Mental de Santos, ex- Secre. da Ação Comunitária de Santos, Diretor da Coleção Saúde e Loucura, Hucitec.
29/05/98 - Debate: "Sindrome do Pânico"
Debatedores: Dr. Milton Lopes de Souza, Professor assistente Doutor do Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Clínica Médica, UNICAMP, Psicanalista, Pesquisador do Lab. de Psicopatologia Fundamental, do Programa de Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP
Dr. Orgival Caetano, Médico, Psiquiatra, PHD. University Cambridge, Presidente da Sociedade de Psiquiatria Clínica, autor do livro: Pânico: mitos e verdades, Ed. Contexto.
Dr. Claudio Waks, Psicanalista, Pesquisador do Lab. de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP , mestrando do Núcleo de Psicanálise da Pós-Graduação de Psicologia Clínica da PUC-SP.
Dr. David Levy, Psicanalista, Psicólogo, especialização em Psicopatologia na Univ. René Decartes, Paris V.
26/06/97 - Debate: "Mídia e Psicanálise"
Debatedores: Dr. Nelson Coelho Jr, Doutor em Psicologia Clínica da PUC-SP, Coordenador do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da PUC-SP.
Marcelo Coelho, Ensaísta, Articulista da Folha de São Paulo
Maria Rita Kehl, Psicanalista, Ensaísta, autora de diversos livros, entre eles, A Mínima Diferença, Ed. Imago.
28/08/98 - Debate: "Psicanálise e Psicose: A Internação"
Debatedores: José Waldemar T. Turna, Psicanalista, Psicólogo do Hosp. São João de Deus, Coordenador do CEP e do CIMEP
Paulo Urbano, Psiquiatra,, Diretor Clínico do Hospital São João de Deus
Antonio Lancetti, Psiólogo, Psicanalista, Diretor da Coleção Saúde e Loucura, ed. Hucitec.
Nelson Carrozo, Psicanalista, Diretor do Instituto "A Casa"
25/09/98 - Debate: "Psicossmática no Hospital Geral"
Debatedores: Dr. Lazlo Antônio Ávila, Psicanalista, Diretor da Associação Psicanalítica de São José do Rio Preto
Dra. Themis Regina Winter, Psicanalista, psicossomatista, Coordenadora do CEP e Diretora do CIMEP.
30/10/98 - Palestra: "Toxicômanos de identidade. Mutações contemporânea da subjetividade"
Expositor: Sueli Rolnik, Psicanalista, ensaísta, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP.
Grupo de Fala da Terceira Idade
Coordenaçâo: Viviane Nunes Batista, Psicóloga. Psicanalista. Membro da rede de atendimento do CEP
Abrimos este espaço na tentativa de restituir ou instituir a fala daqueles que em geral calamos. Seja por não se inserirem mais no processo de producão, ou por sua fala que nos remete ao contato com a proximidade da morte, predomina o silenciamento de suas manifestacões.
A consequente "des-subjetivação" a qual esta realidade social expõe este setor da população, produz efeitos patologizantes e mortíferos.
Denominamos "grupo de fala", este espaço que se propõe a recuperação destas expressões, cuja tendência é permanecerem mudas.
Clique aqui
para voltar à página principal do Centro de Estudos Psicanalíticos