Estudo das raias marinhas no Brasil
____________________



Existem mais de 60 espécies de raias registradas no Brasil, de diversas famílias. A grande maioria (76%) é marinha e habita águas rasas, próximas à praia, geralmente ficando parcialmente enterradas na lama ou areia.
O estudo de raias marinhas no Brasil é ainda bastante pobre, pois as pesquisas com os peixes cartilaginosos no país dão ênfase aos tubarões, sobretudo às espécies comercialmente importantes. A maior parte dos trabalhos que envolvem raias marinhas brasileiras é procedente do Sul, cujo maior núcleo de pesquisas é o Departamento de Oceanografia da Fundação Universidade do Rio Grande do Sul (FURG) e do Sudeste, onde a maioria dos trabalhos é proveniente do Departamento de Biologia Animal e Vegetal da Universidade de Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Por este motivo, ao se observar a ocorrência de raias marinhas no litoral brasileiro, podemos verificar o registro de uma maior diversidade de espécies nas áreas Sul e Sudeste. Além disso, há outros fatores que representam empecilhos para o estudo destes animais. As técnicas utilizadas na pesca atualmente, por exemplo, raramente atuam em grandes profundidades, onde seguramente habitam espécies de raias ainda não registradas no litoral brasileiro, ou mesmo espécies ainda desconhecidas.
Apenas recentemente o estudo sobre as raias marinhas brasileiras se tornou pouco mais freqüente, o que se evidencia com o aumento do número de trabalhos referentes a esses animais apresentados nos últimos congressos ictiológicos.