MECANISMO DA DIGESTÃO

Inicialmente , na boca, o alimento deve ser muito bem mastigado para facilitar a ação das secreções salivares e o posterior trabalho do nosso estômago.

Assim, cuide bem dos seus dentes e mastigue, mastigue bastante.

O alimento triturado e misturado com a saliva desce pelo esôfago e chega ao estômago, onde é misturado ao suco gástrico, cheio de enzimas, iniciando-se a digestão das proteínas.

O quimo sai do estômago, passa pelo piloro e chega ao intestino delgado, recebendo, na porção inicial deste , a ação do suco pancreático, liberado pelo pâncreas, e da bile, produzida pelo fígado, responsáveis pela digestão de carboidratos, proteínas e gorduras.

A mucosa do intestino delgado secreta enzimas para a digestão final dos carboidratos em glicose, proteínas em aminoácidos, e gorduras em ácidos graxos, que são absorvidos pelo intestino delgado juntamente com íons como Na, K, Ca, Fe, etc.

A glicose vai ser responsável pela produção e reserva de energia, através do glicogênio.

Os aminoácidos formam proteínas e são construtores, e os ácidos graxos vão formar gorduras e, no fígado, colesterol e fosfolipídeos.

O bolo alimentar segue para o intestino grosso, onde grande parte da água será absorvida e, finalmente movimentada por peristaltismo intestinal até o ânus, onde será excretada. Este processo fica mais fácil quando ingerimos muitas fibras vegetais.