Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
O BABISMO
'Ali Muhammad Shirazi, também conhecido como Bab, era da cidade de Shiraz, onde sua família vivia há várias gerações. Ele nasceu em 1819 e era filho único de Muhammad Riza, que morreu quando Bab era ainda criança. A guarda de 'Ali Muhammad foi dada para seu tio que o preparou para receber os ensinamentos para assumir os negócios da família.
Cansado da atividade comercial e da loja de roupas de sua família, ele se voltou para a religião. Estudou intensamente o Islam xiíta e rapidamente tornou-se respeitável, muito embora não tivesse formação teológica. Em 1839 ou 1840, 'Ali Muhammad fechou as portas de seu comércio e a religião tornou-se prioridade em sua vida.
Sua primeira peregrinação foi às cidades santas do Iraque e a Meca e voltou a Shiraz após um ano viajando. Uma vez de volta a sua cidade natal, ele se casou e parecia tranquilo com a vida familiar. Pouco depois de seu casamento, no entanto, ele teve uma série de visões divinas e sobre elas ele disse: "Os mistérios de Sua revelação mostraram-se aos meus olhos em toda a sua glória."
Bab começou sua pregação após o encontro com uma outra conhecida figura religiosa de seu tempo, Mulá Hussein Bushru'i, um shaykhista, que tinha acabado de retornar de um retiro, onde ele buscava a orientação divina depois da morte de Kazim. Por causa as relações de Bushru'i com o movimento shaykhista, os primeiros discípulos de Bab foram ex-shaykhistas. A mensagem de Bab se espalhou por todo o ano de 1844.
A importância de Bab é que seria através dele que as pessoas teriam acesso ao Décimo Segundo Imam, ou o mahdi. O Décimo Segundo Imam desapareceu quase 1000 anos antes de 'Ali Mohammad se proclamar o Bab. Em 1843, após voltar de suas peregrinações, muitos exegetas e ulamas o examinaram, julgaram-no insano e o espancaram. Mesmo torturado, ele manteve que era a Porta e que ele introduziria uma nova era. Depois de 7 anos preso e torturado, ele foi executado em Tabriz, distante de sua cidade natal e de seus seguidores.