ARTIGO_2
Reriton  em.:

DIAGNOSTIQUE SEUS FRACASSOS ...  [Josué 7]

 

 

 

 

 

 



 "De médico e louco todo mundo tem um pouco”.

Alguém já disse que, descobrir as causas de um fracasso é melhor do que tentar se acostumar com ele.

        Fracasso não significa adversidade, mas sim, falta de conquista.  Por isso, nós crentes precisamos descobrir as causas dos nossos fracassos e procurar resolvê-los. Pois nem todo fracasso dura para sempre, a não ser que você queira ser um derrotado.

- Albert Einstein.  Foi expulso de uma escola em Munique porque não tinha interesse em seus estudos.  Foi reprovado num vestibular para uma escola politécnica. Candidatou-se para ser assistente de monitor anos mais tarde, mas foi rejeitado. Tornou-se professor de meninos numa prisão, foi mandado embora. Porém o fracasso não conseguiu mantê-lo derrotado. Ele sempre tentou de novo, e o resultado foi que não somente se realizou como também ganhou o título mundial de um dos maiores gênios da humanidade.

- Por volta do ano de 1790 Bethoven irou seu professor de música por não saber seguir as regras da composição musical, levou a seguinte observação: "Ele nunca aprendeu nada, e o que é pior, nunca comporá nada digno de nota”.Mas o jovem bethoven não se deixou derrotar, continuou compondo... E você sabe como foi a história de Bethoven.

            O fracasso é uma escola. E nela, a verdade sempre prevalece. Algumas vezes o fracasso leva ao desespero, mas quando ele é enfrentado de forma sábia, resultados úteis sempre acontecem.

            Quero convidá-los a diagnosticar um dos muitos fracassos contados na bíblia e a partir daí ter base para diagnosticar os nossos próprios. E se possível até tentar se livrar daqueles que podem estar prestes a acontecer.

            O livro de Josué narra muitas histórias importantes para nós, pois nos dá a entender mais sobre a pessoa de Deus,  as atitudes louváveis do povo de Deus e as derrotas e fracassos de muitos ali.  No capítulo seis encontramos uma vitória fantástica. A conquista de Jericó.

            O versículo 1 nos diz que Jericó estava rigorosamente fechada por causa de Israel. Ninguém entrava nem saía. Era uma cidade fortificada e possuidora de um muro bem construído. Mas Israel derrotou Jericó e a conquistou à base de rodeá-la e gritar...

            Depois da grande conquista o povo se sentiu muito bem. E, diz a bíblia, a fama de Josué se espalhou e o Senhor era com Josué.        Assim chegamos no capítulo sete:

            Vale dizer que esta era a campanha de Israel para a conquista da terra que Deus havia dado ao seu povo, a conquista de Canaã, que levou sete anos.

            O que há de interessante nestas batalhas para a conquista de Canaã é que Israel só teve um fracasso nas batalhas e foi logo depois da grande conquista de Jericó. Logo depois daquela inesquecível conquista, quando o povo ainda estava animado... Foi a derrota de Israel em Ai.  36 homens feridos e os habitantes de Ai colocaram os guerreiros de Israel para correr... Houve muito pranto, muita tristeza entre o povo...  Por que o fracasso em Ai se Deus queria que eles vencessem?  A resposta nós encontramos lendo o texto:

            O versículo 1 já começa contando algo de triste sobre aquele povo naquela batalha: Prevaricaram nas coisas condenadas...

            E podemos encontrar neste texto, pelo menos quatro razões porque eles sofreram um fracasso.

 

I - PECADO NÃO CONFESSADO Vs. 1

             Acã pecou, mas o resultado foi coletivo. Deus olhava para o povo como um todo; como Ele olha para a igreja como um corpo e individualmente somos os membros. Mas ali estava Acã, certamente se achando inteligente porque agora ele tinha uma boa capa babilônica, muita prata e ouro. Embora  (como comentou uma irmã de nossa igreja quando falou sobre isso), ele não pudesse usar, era um segredo... O pecado da cobiça é assim mesmo.  Assim começa o descontentamento de Deus com um dos seus filhos,  quando pecamos e tratamos como se algo de normal tivesse acontecido. Realmente esse é o início do fracasso...

            Mas Israel tomou conhecimento do fato, como nada fica impune, e ficou sabendo por Deus que, as bênçãos para aquele grupo só viriam depois da santificação. Ou seja, de resolvido o problema: Vs. 13

Como está escrito: Ec. 11:9 "... sabe porém que, de todas estas coisas Deus te pedirá contas."   Gl.6:7,8  " ...de Deus não se zomba..."

O pecado é atrativo, agradável aos olhos, ao coração, infeccioso...  Notamos que há uma relação entre Gn. 3:6 e Js. 7:21:

 Gn. 3:6;  Js. 7:21

 

Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer...

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica...          

 

Sabe de uma coisa:  O pecado continua sendo assim hoje. Agradável aos olhos... Especialmente para os crentes. Mas continua também sendo sério, perigoso e a causa de constantes fracassos, derrotas e tristezas entre o povo de Deus.

            É evidente que o fracasso em Ai teve também outros sintomas. Parece mais fácil entender por que Acã estava começando a agir assim... Havia ali um povo que estava começando a se  super-estimar.  Quando foi que eles consultaram a Deus sobre o melhor tempo e qual o plano de Deus para conquistar a Ai?...  Note o versículo 2

 

II  -  NÃO ESPERARAM EM DEUS  Vs.2

             Deus poderia tê-los advertido do pecado de Acã, muito antes. Poderia ter falado sobre a santificação, sobre seu plano... Como Ele fez antes da vitória em Jericó, quando fortaleceu a Josué enviando o próprio Jesus para falar com ele...  Agora eles simplesmente estavam prontos a espiar a terra e dar continuidade aos seus planos...  A oração sincera e santa poderia ter evitado isso.

Antes de nos aventurarmos em algum de nossos planos por nossa própria conta faremos bem se esperarmos para saber o que Deus pensa, o que Deus quer.

 

III  -  AUTO-CONFIANÇA Vs. 3,4

             Partiram para suas próprias conclusões. Até o líder (Josué) estava pronto a não avaliar o que os seus liderados estavam dizendo. Ora, eles tinham acabado de ter uma grande vitória... Erram na interpretação de: Se Deus é por nós, quem será contra nós? Certamente é bom entender que Deus está do lado dos que estão certos... Da verdade... Como encontramos pessoas assim, chegam a dizer: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus... Ora, amar a Deus significa obedecê-lo também... Caso contrário, como cooperarão para o bem. É verdade que Deus usa as circunstâncias, mas muitos fracassos dos seus filhos não estavam nos seus planos, é preciso diagnosticá-los.

            Certamente os chefes de Israel pensaram assim: Vamos confiantemente e venceremos mais esta. Além disso, pensaram: Ora Jericó era grande e poderosa e lembra o que aconteceu? Ai é tão pequena, não precisa, nem irem todos, é melhor ficar e descansar basta mandar uns dois ou três mil homens...   Notaram o que aconteceu ali? Estavam certos?

            Jesus disse: “Eu sou a videira verdadeira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."   Jo. 15:5

Não existe nada tão pequeno que não precisemos de Jesus para vencer.

           A vitória que alcançamos hoje não nos garante vitórias amanhã. Precisamos da graça de Deus a cada dia.  Permanecer em Cristo significa, mais do que hora devota ou orações programadas; significa viver nEle.  Existe uma ilustração bem simples, mas que parece muito com o que eu quero dizer: Repetindo: A vitória que alcançamos hoje, não nos garante as de amanhã...

 

IV  -  DESOBEDIÊNCIA ÀS ORDENS DE DEUS Vs. 11

             Deus disse:  "Israel pecou e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam e até debaixo da sua bagagem o puseram."

Não vale a pena desobedecer a Deus. Ignorar suas ordens por causa da cobiça...

 

Conclusão:

             

            Muitas são às vezes que fazemos como Josué e o povo. Note as palavras de Josué no vs. 5 . Ele culpou a quem?    - A Deus.

Não é assim muitas vezes. Culpamos a Deus por nossos fracassos. Dizemos não entender e questionamos o por que Deus o fez.

            Um fato curioso e interessante: A segurança de todos dependia da obediência de cada um, individualmente, da dependência de cada um no Senhor.

            Muitas vezes quando chegamos a um fracasso procuramos logo enterrar, esconder... Isso não resolve, só piora. É evidente que o problema da derrota em Ai se deu pelo fato do pecado de Acã, mas podemos ver coisas que levaram aos homens de Israel chegarem a tomadas de decisões erradas como a de Acã:

 

1 - Falta da orientação divina: Sem a palavra de Deus e sem oração não dá para ser vitorioso.

 

2 - A autoconfiança é um tropeço. É fruto carnal...Começamos a acreditar que somos inteligentes para fazer o que Deus quer baseando-se apenas nas nossas emoções e não na orientação perfeita de Deus; esquecemos até mesmo de verificar se estamos certos...

 

3 - Desobediência às ordens de Deus. Quando começamos a cobiçar o que Deus condena, a aceitar o que Deus rejeita, a amar o que Deus odeia...

 

            Vale a pena a vitória. Mas ela só vem quando dentro da vontade de Deus, nos seus princípios. Como no Salmo 1:1-3. Como com Daniel, com José do Egito...

            Nossa história pode ser muito bonita ainda com o Senhor.  Vamos diagnosticar os nossos fracassos. Avaliar nossas decisões... Por à prova o nosso amor a Jesus e nas áreas que necessitamos de mudança, vamos efetuá-la.

            Existe um corinho que diz assim:

Vem com Josué lutar em Jericó, Jericó, Jericó; que as muralhas ruirão.

 

Certamente esse é o hino que preferimos cantar! Pois, é a melhor escolha que podemos fazer.

 

(Reriton Moura, baseado nos estudos de Lloyd M Perry & Charles Sell)