HTML

É a linguagem utilizada para a criação de páginas para a WWW. Não é, no entanto, uma linguagem de programação.Suas Principais características são:

 

Portabilidade

Os documentos escritos em HTML devem ter aparência semelhante nas diversas plataformas de trabalho.

 

Flexibilidade

O usuário deve ter a liberdade de "costumizar" diversos elementos do documento, como o tamanho padrão da letra, as cores, etc.

 

Tamanho Reduzido

Os documentos devem ter um tamanho reduzido, a fim de economizar tempo na transmissão através da Internet, evitando longos períodos de espera e congestionamento na rede.

Tempos no passado, a versão e o padrão do HTML era a 2.0. A versão 3.0 foi desenvolvida rapidamente, e se tornou o padrão.

A linguagem HTML é simples e pode ser aprendida sem maiores dificuldades pelo usuário leigo, não sendo necessárias, na maioria dos casos, noções anteriores de programação.

Uma das principais características do HTML é a de que se um Browser não entende um determinado Comando (TAG), este é ignorado, não causando qualquer tipo de mensagem de erro e afetando no mínimo o resto do documento.

Como exemplo, podemos citar o TAG center (entre os sinais menor que e maior que), uma extensão do HTML que Browsers mais antigos não entendam, cuja função é centralizar os elementos da página. Se usarmos center em uma página , e esta for interpretada por um Browser antigo, este não apresentará qualquer mensagem de erro, tampouco centralizará qualquer elemento, ignorando completamente o TAG.

Voltar