usabilidade
 




usabilidade > avaliação heurística

http://dms.tpi.com.br/contract/step2.html?contractId=11111113&new-submit=Continuar

Avaliação Heurística

I. Visibilidade e status do sistema

O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, através de apropriado feedback em tempo razoável.

O sistema precisa ter seus campos validados, sob pena de erro grave por parte do usuário, além de deixar o operador-usuário altamente inseguro durante a operação.

Nos casos de refresh de página por qualquer motivo, a mesma quando retornar para o usuário, deverá retornar no mesmo local onde ele estava antes do refresh.



II. Coerência entre o sistema e o mundo real

O sistema deve falar a linguagem do usuário, com palavras, frases e conceitos familiares ao mesmo, muito mais do que em termos orientados ao sistema. Siga as convenções do mundo real, fazendo com que a informação apareça de forma natural e lógica.

O sistema apresenta duas linguagens diferentes; o português e o espanhol.

O link ajuda deverá por sua vez ser substituído pela sequência de labels com links explicativos. Acrescentando nos mesmo o dicionário no caso de palavras desconhecidas ou duvidosas como por exemplo COPEL.


III. Controle e liberdade do usuário

Usuários frequentemente escolhem as funções do sistema através de erro e ele precisará de uma marca clara "saída de emergência" para deixar o sistema sem ter que passar por um longo diálogo. Suporte para "undo" e "redo".

*



IV. Consistência e padrões

Usuários não devem receber palavras diferentes, ou mesmo ações ou situações. Siga as convenções da plataforma.

*



V. Prevenção de erro

Ainda melhor do que mensagens de erro é um design cuidadoso que irá prevenir que um problema ocorra.

Na opção de formas de pagamento, o usuário deverá primeiramente selecionar a(s) forma(s) de pagamento desejada(s) e somente depois desta pré-seleção que o conteúdo deverá ser mostrado ao usuário. É adequado que o usuário não mude de página... sugestão do uso de iframe.



VI. Reconhecer mais do que relembrar

Criar objetos, ações, e opções visíveis. O usuário não deve relembrar a informação de uma parte do diálogo para a outra. Instruções para o uso do sistema devem ser visíveis ou facilmente recuperadas quando conveniente.

A imagem "+" deve ter link(do tipo "tool tip") para mais info sobre a sua função. Sem o recurso de texto não fica clara sua função.

O mesmo para as sessões do 2o.ingresso: cliente, signatário, formas de pagamento e fatura. E para a legenda: agência, permuta e desdobramento.

O link "ajuda" deverá por sua vez ser substituído pela sequência de labels com links "tool tip" explicativos. Acrescentando nos mesmos o dicionário no caso de palavras desconhecidas ou duvidosas.

Ex. link tool tip



VII. Flexibilidade e eficiência de uso

Aceleradores - - não vistos pelo usuário novato - - podem agilizar a interação do usuário avançado, uma vez que o sistema também atenda ao usuário inexperiente. Permitir que o usuário teça frequentes ações.

Este sistema não prevê o uso de nenhum acelerador, teclas de atalho ou outro recurso que ajude o usuário a tecer suas próprias ações.

Uma sugestão para aumentar a performance do usuário seria o uso de teclas de atalho para o acesso das opções de formas de pagamento.



VIII. Estética

Diálogos não devem conter informação que for irrelevante ou raramente usada. Cada unidade de informação extra em um diálogo concorre com as unidades de informação relevantes, diminuindo a sua visibilidade.

A seta que antecede o label Contratos deverá ser inutilizada.



IX. Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar, e recuperar

Mensagens de erro devem ser expressas em linguagem de texto (sem códigos), indicando precisamente o problema, e sugerindo construtivamente uma solução.

Ex. error msg



X. Ajuda e documentação

Embora seja melhor que o usuário use o sistema sem documentação, possivelmente será necessário fornecer ajuda e documentação. Cada e qualquer informação deve ser encontrada facilmente, focando-se nas tarefas do usuário, liste passos concretos a serem realizados, e não seja muito longo.

Este sistema ainda não prevê o uso de nenhuma documentação que facilite a compreenção do usuário quanto ao jargão ou mesmo quanto à função das sessões, cliente, dados do signatário, formas de pagamento.

Veja a sessão IV deste documento.



Referência - Rolf Molich and Nielsen.




[ home ]