Qigong infantil?

 

Sim, e porque não? O stress não afecta hoje só os adultos. As crianças, directa ou indirectamente (absorvendo o stress dos pais) estão hoje, mais do que nunca expostas a um ritmo de vida diário que na maior parte das vezes os pais nem se apercebem.

Os efeitos são imediatos, tiques nervosos como roer as unhas ou brincar com o cabelo. Enurese nocturna, excitação exagerada, falta de atenção e concentração, alergias sem motivos aparentes, que as consultas ao pediatra nem sempre conseguem resolver. Os infantários e as escolas básicas confrontam-se com crianças super agitadas, agressivas e turbulentas, que longe de ser uma condição "normal" infantil com que muitos pretendem justificar tais acções, apenas refletem o desajuste emocional existente já nas mais tenras idades.

 
   

Há milhares de anos, os sábios chineses não poderiam adivinhar os principais problemas que existem nas sociedades actuais, mas uma coisa eles poderiam prever, é de que tudo passaria pela falta de equilibrio emocional. Desde que a espécie humana desceu das árvore, muito pouco se evoluiu nesse sentido! Na enorme capacidade intelectual do ser humano encontramos ainda o "calcanhar de aquiles" de uma emoção desiquilibrada.

O Qigong infantil justifica-se como uma actividade complementar do desenvolvimento psicomotor da criança, porque promove o desenvolvimento da lateralidade, do equilíbrio,da coordenação, da interiorização e consciência de si, do controle respiratório e relax.

Na nossa perpectiva o Qigong infantil não pode ser o espelho de um "Qigong adulto", apenas com menos repetições na execução dos exercícios ou diminuição do tempo das sessões. No Qigong infantil deve ter-se como ponto de referência o desenvolvimento bio-psico-motor da criança, de forma a que a actividade possa contribuir para a evolução da personalidade , oferecendo as motivações favoráveis à sua maturação.

...

A minha filha Joana Flor nas fotos com 3 anos e 10 meses adora "brincar" ao Qigong!

Apresentei-lhe este exercício dando-lhe o nome de "A Estátua de Olhos e Boca Fechada que Respira Baixinho para os Pássaros não Fugirem!"

 
   

As crianças têm uma enorme vantagem em relação aos adultos; não precisam tanto de aprender a respirar! Instintivamente fazem já uma respiração abdominal profunda ( até que com os "medos", as ansiedades,e os cintos apertados para não se mostrar a "barriga" ,se "protejam" numa respiração superficial de adultos) . A prática do Qigong ajuda-as a conservar a sua respiração natural, impedindo , como disse um dia alguém, que a sociedade actual lhes "encolha" a Alma!

O Qigong para as crianças deve ser apresentado como um divertido jogo, respeitando os seus ritmos as suas motivações e as suas próprias referências.

A própria essência dos movimentos do Qigong e as descrições simbólicas que eles apresentam, contribuiem para desenvolver a criatividade da criança. Por exemplo, nomes como os de "Contemplar a lua"; "Remar no Centro do Lago"; "Empurrar Montanhas"; "O Voo do Grande Cisne Selvagem"; "Abraçar uma Árvore" , incentivam o imaginário infantil.

Os método base para o desenvolvimento do Qigong Infantil poderá ser o do Qigong Expontâneo que promove os movimentos naturais infantis ou mesmo o LuDaoYin, que usa uma fonte musical como referência.

Prof. João Carvalhas